A força do Iape

Se tem um clube no futebol maranhense que pode dizer que tem a saúde financeira muito boa este é o Iape. O time do presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha, tem patrocínios fortes para a temporada. E depois ainda tem gente que diz que futebol é só prejuízo.

Vamos lá: governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Óticas Diniz, BMG, Opendoor, Ronierd Barros, além da Eggos Sport. O Iape é o único clube de São Luís a contar com o patrocínio da prefeitura e da Ótica Diniz. (Veja o banner com a foto do técnico Paulo Fernando Cabrera).

Somente para a Copa do Brasil, o Iape receberá a importância de R$ 100 mil do governo do Maranhão. A mesma quantia será repassada ao Sampaio. Os dois clubes ainda receberão, cada uma  cota da CBF que é de R$ 60 mil, sem falar na boa previsão de arrecadação nas partidas contra Atlético-PR e Sport-PE.

Tudo bem que o presidente do Iape é homem de influência, mas fica o exemplo a Sampaio, Moto e Maranhão. Se o Iape que é um clube novo e que quase não tem torcida consegue se viabilizar financeiramente porque as grandes marcas do nosso futebol não conseguem? Alguém sabe explicar?

Para mim, o exemplo do Iape serve para mostrar o seguinte: quando o poder público e as empresas querem, elas aparecem no futebol, mesmo em momento de crise e de total falta de credibilidade como sempre alegam. Ficou claro agora que não há nada disso. É que evidencia o modelo de gestão do Iape.

Fica o tema para reflexão de todos nós.

18 comentários para "A força do Iape"

  • Paulo

    Verbas principalmente dessas construtoras que estão deitando e rolando com a cidade e para têm que comprar alguém, fica aí uma reflexão.

  • Wal Wilson

    Zeca, isso pode ser uma lavagem de dinheiro violenta do Pereirinha, porque na verdade o dinheiro do IAPE sai é da Camara Municipal, isso é comentado nos corredores do orgão. Baner, isso é só conversa, felismente não temos Ministério Publico para investigar a fundo.

  • CESAR FMF

    ZECA:: QUERIA EU QUE O PAPÃO TIVESSE O PATROCINIOS QUE TEM O IAPE, E OLHA QUE O MOTO TEM COMO ILUSTRES,COLABORADORES, DEPUTADOS: ESTADUAL, FEDERAL, SENADOR ATÉ PRESIDENTE DE TRIBUNAL, COM AS MESMAS INFLUENCIAS QUE TEM O PEREIRINHA, AGORA O QUE MAIS ME INTRIGA É QUE QUANDO ELE FAZIA PARTE DO SAMPAIO E CONSEGUIA OS MESMOS PATROCINOS, NÃO HAVIAM COMENTÁRIOS M,ALDOSOS COMO ESTES, COM CERTEZA PAULO E WAL WILSON (SE ESTES OS NOMES VERDADEIROS MESMOS), SÃO “BOLIVIANOS” AINDA CHATEADOS COM A PERDA DE UM GRANDE COLABORADOR COMO O PEREIRINHA,. SÓ POSSO DIZER;AH SE O PAPÃO TIVESSE UM PEREIRINHA COMO PATRONO., PENA QUE ELE TAMBÉM SEJA TÃO BOLIVIANO QUANTO PAULO E WAL WILSON (SE ESTES SÃO MESMOS SEUS NOMES VERDADEIROS)

  • fernando

    Ola amigo Zeca, voce ta de parabens por essa materia, enquanto alguns torcedores como esse sr.val wilson, e alguns dirigentes de clubes de nosso estado tao preocupados em falar mau da federacao de futebol e do nosso campeonato, o IAPE ta dando um baile no que diz respeito a organizacao, em todos os sentidos, é um time que é pequeno mas que tem a organizacao de time grande. E é isso que os outros tem que fazer é atraz de patrocinio ja que a federacao nao ajuda aqui no nosso Estado tem muita empresa que pode patrocinar as equipes, mas as empresas nao vao atraz das equipes, as equipes que tem que ir atraz das mesma. e é o que o IAPE faz.
    E que sirva de exemplo a todas as outras equipes.

  • desvio de dinheiro público

    Lavagem de dinheiro na certa.

    Kd a polícia federal que não investiga o eterno presidente da camara de são luis????

    Sabem da maior?
    dizem por ai que filha da pererinha abriu uma loja no garden shopping e todas as 10 funcionárias da loja recebiam pela câmara de São Luis.

    a loja teve inaguração de cinema, contou com a participação do grupo músical conhecido nacionalmente, mas o curioso é que a loja só ficou aberta 3 dias, depois já fechou as portas.

    RESPOSTA: ACHO QUE NÃO DEVEMOS MISTURAR AS COISAS. O TEXTO QUE FIZ FOI PARA MOSTRAR QUE, MESMO COM A INFLUÊNCIA, O TRABALHO DO IAPE ESTÁ SURTINDO EFEITO. O CLUBE ESTÁ FAZENDO O QUE OUTROS QUE SÃO GRANDES MARCAS DEVERIAM FAZER. QUANTO ÀS QUESTÕES FAMILIARES ACHO QUE ESTE NÃO É O NOSSO FOCO.

  • CESAR FMF

    ZECA: QUANDO O COVARDE NÃO SE IDENTIFICAR OU QUE O NOME NÃO ESTEJA D ACORDO COMO O EMAIL, SUGIRO QUE O COMENTÁRIO NÃO SEJA PUBLICADO, ATÉ PORQUE ESSE BLOG É PARA COMENTAR ASSUNTOS DO ESPORTE, QUEM TIVER PROBLEBAS PARTICULARES COM QUEM QUER QUE SEJA, QUE ENFRENTE CARA A CARA, E NÃO SE ESCONCER PARA EM UM BLOG TÃO ACESSADO COMO ESSE VIR COM PALHAÇADA, ESTE QUE POSTOU O COMENTÁRIO 5, COM CERTEZA NEM TORCEDOR É SE FOR É UM DAQULES QUE VÃO PARA A ARQUIBANCADA QUE FICA AO LADO DAS RADIOS MIRANTE E CAPITAL E FICAM XINGANDO, DIRETORES DE CLUBES OU SEJA OS COVARDES DE SEMPRE.

    RESPOSTA: POIS É CÉSAR. INTERNET TEM DESSAS COISAS. NUNCA SEI QUEM ESTÁ FALANDO. O CARA PODE COLOCAR O NOME DE JOSÉ, POR EXEMPLO. MAS QUEM É JOSÉ? COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE ESTA PESSOA EXISTE MESMO?

  • ACR Motense

    Não estou aqui acusando ninguém de nada, mas apenas levantando algumas questões para reflexão.
    Por que será que a prefeitura de são luís só patrocina o Iape?
    Será que foi o único time que procurou o sr. João Castelo?
    E a Ronierd Barros, empresa ligada a grandes empreendimentos imobiliários de são luís? Operação urbana, aprovação de projetos, recente lei municipal que alterou o gabarito dos prédios da capital etc.
    É muito interesse em jogo.
    O que o Moto tem a oferecer a essas empresas, além da marca? Mas ninguém aqui tá ligando pra marca, essas empresas querem mesmo é se beneficiar da influencia do presidente da câmara municipal junto à prefeitura. E o sr. Prefeito quer ter ao seu lado o presidente do Legislativo.
    Uma mão lava a outra. A mim parece que é isso.

  • GIO

    ZECA SOARES: GOSTO DO SEU BLOG E O ACHO UM DOS MELHORES SOBRE O FUTEBOL, O QUE M,E TRAZ ATÉ ESSE BLOG É PARA CONCORDAR COM O CESAR, O CARA NÃO TEM MEDO DE SE IDENTICAR COMO SENDO DA FMF, FAZ SUAS CRITICAS SEM OFENDER NINGUEM SEMPRE EM DEFESA DA ENTIODADE EM QUE TRABALHA E DO SEU MOTO CLUB (SOU BOLIVIA QUERIDA), ASSIM COMO ELE ACHO INJUSTIÇA O QUE FAZEM COM PEREIRINHA, CARA COMO ELE SERGIO FROTA E AGORA O GILDO DO MOTO DEVERIAM SEREM SEMPRE ELOGIADOS, QUANDO HOUVE A SEPARAÇÃO ENTRE O SERGIO FROTA E O PEREIRINHA, QUEM PERDEU FOI O SAMPAIO PORQUE ACHO QUE SE OS DOIS ESTIVESSEM JUNTOS O SAMPAIO COM CERTEZA ESTARIA NA SERIE B, CONCORDO COM CESAR QUANDO ELE DIZ QUE PESSOAS USAM NOME DIFERENTE PARA FAZEREM CRITICAS SÃO COVARDES, NÃO TENHO NENHUMA LIGAÇÃO COM PEREIRINHA, NÃO O CONHEÇO PESSOALMENTE NEM ELE ME CONHECE, NÃO SOU FUNCIONÁRIO PUBLICO, FEDERAL, MUNICIPAL E ESTADUAL, SOU APENAS UM TORCEDOR, QUE JÁ TÁ DE SACO CHEIO DE SÓ VER CRITICA A FEDERAÇÃO, AOS CLUBES E EM GERAL AO FUTEBOL MARANHENSE, OS CARAS USAM TORPEDOS E EMAILS PARA ENVIAREM MENSAGENS AOS PROGRAMNAS SÓ PRA CRITICAREM, E PIOR QUE OS APRESENTADORES DOS PROGRAMAS LÊEM COM GRANDE SATISFAÇÃO, NÃO SEI COMO AINDA EXISTEM PATROCINADORES PARA OS PROGRAMAS ESPORTIVOS LOCAIS. FAÇO UMA PERGUNTA PRA VOCÊ! SE VOCÊ VAI A FEIRA E O VENDEDDOR DE CARNE DIZ “A CARNE JÁ TA AQUI DEZ DIAS MAIS AINDA SERVE PARA UM ASSADO” PERGUNTO VOCE COMPRA ESSA CARNE, TAMBÉM PERGUNTO, SE VOCE ESCUTA UMA RADIO O APRESENTADOR DIZ QUE O FUTEBOL MARANHENSE TÁ ACABADO, O OUTRO DIZ O FUTEBOL MARANHENSE NÃO EXISTE, COMO ENTÃO TORCEDOR COMO EU QUE TENHO 26 ANOS, PODE IR AO CA,MPO ASSITIR PORCARIA, ENTÃO PREFERIMOS MNESMO É A TV, PARA ASSISTIR COM CERTEZA JOGOS MUITOS PIORES DO QUE DO FUTEBOL MARANHENSE, TÔ DE SACO CHEIO NÃO AGUENTO MAIS, VOU DEIXAR DE SEGUIR A MANIA DO MEU PAI O SR. ZÉ BRAGA, OU SEJA ESCUTAR RADIO E LÊ JORNAIS LOCAia,NÃO AGUENTO MAIS FUI….NÃO SEI SE VOLTO.

    RESPOSTA: CONCORDO COM VOCÊ GILBERTO E TENHO CERTEZA DE QUE NENHUM DIRIGENTE VAI PENSAR DIFERENTE PORQUE ESTA OU AQUELA PESSOA FAZ CRÍTICAS. AS CRÍTICAS FAZEM PARTE, MAS ACHO QUE QUANDO O TRABALHO É FEITO CORRETAMENTE NEM É PRECISO RESPONDER.

  • Joaquim Aguiar

    TAMBEM SOU UM CRITICO DO NOSSO FUTEBOL ,DA FMF E DA MUDANÇA DO MODELO DE GESTAÕ DOS NOSSOS CLUBES . ENTRETANTO É NOTÓRIO QUE ALGUMAS COISAS NOVAS ESTÃO ACONTECENDO E NÃO PODEMOS DEICHAR DE RECONHECER O TRABALHO DO IAPE ,O MAC FEZ UM BELO TRABALHO A NIVEL DE FUTEBOL EMPRESA ,O MOTO CLUBE ESTA DESPERTANDO PARA ESTA VISÃO ,VEJO ISTO COMO SINAL DE BONS TEMPOS . SÓ FICO PREOCUPADO COMO DESPORTISTA E TORCEDOR QUE TUDO DE DIFRENTE QUE É FEITO PRINCIPALMENTE NA VISÃO FUTEBOL EMPRESA É CRITICADO ,É ALVO DE SUSPEITAS ,NUNCA SE VIU ESTA INICIATIVA ANTES ,NOSSA CULTURA É DE DIRIGENTE MANTER CLUBE . SERIA MUITO BOM SE TODOS ENCORPORACEM ESTE ESPIRITO DO FUTEBOL EMPRESA ,INCLUSIVE A FMF E A AMACLUBES QUE SÃO RESPONSAVEIS DIRETOS PELO FUTEBOL. RESPEITO A OPINIÃO DE TODOS MAIS ACHO QUE MESMO COM AS DIFICULDADES ESTAMOS COMEÇANDO A PENSAR DIFERENTE A NIVEL DE DIRIGENTES ,DE FUTEBOL EMPRESA .

  • dico

    Zeca como sempre li todos os post s, e concluí que ACR está certo,e esse César FMF deve ser um dos amigos do Pereirinha que fica na porta da repartição esperando ele chegar para “puxar o saco”

  • Alexandre Rocha

    Caro Zeca,

    Devemos ter em mente, que realmente o Vereador Pereirinha, deve usar de suas influências para conseguir patrocínios para o IAPE.
    Bem, se nada for ilegal, não podemos repreender. O que realmente ocorre é que a Prefeitura deveria partilhar o dinheiro com os times de São Luís, no caso Moto, Maranhão, Iape e Sampaio. Fica realmente estranho o fato de patrocinar somente o Iape.
    Quanto as empresas, algumas bem normal, como o BMG, que é patrocinadora do Cruzeiro, parceira do Iape.
    Devemos nós Motenses(eu) no caso, torcer para um patrono como Pereirinha apareça no Moto ou então o trabalho que está sendo feito com muita dificuldade surta efeitos.
    Sabemos que todos cobram a curto prazo, mas se tivessemos paciência, o Moto estará numa boa situação daqui a dois ou três anos. É o mínimo que se leva para organizar um Clube.
    Se pessoas como Jota, Edmar Cutrim e outros estivessem participando no dia a dia, certamente estariamos muito avançados.
    Abraços

  • fernando

    CONCORDO COM O GIO, ESSAS CARAS QUE VIVE DO NOSSO FUTEBOL E FALA MAU DELE SAO BANDO DE IDIOTAS, NAO TAO ATENTOS PRA QUE SE O FUTEBOL ACABAR ASSIM COMO ELES QUEREM ELES TAMBEM VAO FICAR DESEMPREGADOS, POR QUE NAO SABEM FAZER MAIS NADA ALEM DE FALAR MAU DOS OUTROS. ESTA SIM DE PARABENS O SR. PEREREINHA PELA INICIATIVA, E OS OUTROS CLUBES TEM É QUE COPIAR ESSE MODELO DE GESTA DO IAPE E NAO FICAREM COM DOR DE COTOVELO E FALANDO MAU DE A OU B. FAZ A O MESMO MEU AMIGO. E QUANTO A ALGUNS QUE SE DIZEM PROFISSIONAIS DA EMPRESA E FICA SO FALANDO MAU DA FEDERACAO E DO NOSSO FUTEBOL PQ NAO SE MUDA PRA OUTRO ESTADO, TEM AI UM TAL DE GIL PORTO QUE QUER COPIAR A MANEIRA DE FAZER PROGAMA ASSIM COMO FONTINELE FAZIA, MAS NAO CONSEGUE SO FALA BESTEIRA , FALA MUITO ERRADO AINDA INVENTOU UMA BOBAGEM DE TOMAR CHA, RARARARAR, ISSO SE CHAMA FALTA DE CRIATIVIDADE. O FONTINELE PASSOU 20 ANOS TOMANDO CHA E ALBERTO NUNCA CAIU PELO CONTRARIO, ESTOU É VC ZECA MANTER UM CARA DESSE FALANDO TANTA BESTEIRA NO AR VC AINDA NAO SE DEU CONTA DE QUE A AUDIENCIA NO HORARIO CAIU. GENTE VAMOS PENSAR UM POUCO MAIS ANTES DE FALAR MAU DO NOSSO FUTEBOL, E DEIXAR QUEM QUER REALMENTE TRABALHAR POR ELE VAMOS COPIAR OS BOMS EXEMPLOS
    ZECA QUERO UM COMENTARIO SEU A RESPEITO, UM GRANDE ABRACO. FERNANDO

    RESPOSTA: RESPEITO A SUA OPINIÃO, MAS NÃO SOU OBRIGADO A CONCORDAR COM ELA. NA MIRANTE CADA UM TEM LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DEVEM RESPONDER PELO QUE DIZEM.

  • JOÃO CARLOS

    PORQUER ESSE tal de cesar fmf ? FICOU REVOLTADO COM O COMENTARIO NUMERO 5 ? O CARA É CABAÇO NO BLOG E ESTA DEFENDENDO O MENTIRINHA, DEVE SER UM DOS EMPREGADINHO DELE BABÃO E PUXA SACO, BASTA SABER QUE TU É DA FEDERAÇÃO PARA SABER QUE TIPO DE GENTE ÉS TU.

  • Vicente Jr.

    O IAPE é uma lavanderia, não é um time de futebol

  • CESAR FMF

    ZECA: NÃO VOU NEM RESPONDER PORQUE MEU CARTÃO DE VISITAS SÃO VOCES DA IMPRENSA QUE MECONHECEM MUITO BEM E EU NÃOP GOSTO DE AGREDIR NINGUÉM PRINCIPALMENTE QUEM NÃO CONHEÇO, MEUS ELOGIOS É PURO SAUDOSISMO MESMO, PORQUE COMO PROFISSIONAL DO FUTEBOL QUASE SE APOSENTANDO, SÓ QUERO QUE O FUTEBOL ANTES DE SEU SAIR (FALTAM POUCO TEMPO) VOLTE A SER COMO QUANDO ENTREI ONDE TINHAM DIRIGENTES COMO OS SAUDOSOS: ALBERTO ABOUD, RAIMUNDO SILVA, ANTONIO BENTO DE CANTANHEDE FARIAS, DJALMA CAMPOS, HUMBERTO TROVÃO, DOMIGOS LEAL, BILÓ MURAD (FOI MUITO BOM CONVIVER COM ELES E TER A OPORTUNIADE DE TE-LOS COMO AMIGOS) E OS VIVOS ATÉ HOJE (GRAÇAS A DEUS) NICOLAU DUAILIB, CHAFI BRAID, ANTONIO JOSÉ DOURADO E WALTER CRUZ (VITÓRIA) MAZINHO (SÃO JOSÉ),DINO CABRAL (TUPAN), ( BONS TEMPO DÁ MUITA SAUDADE)OS ELEGIOS QUE FAÇO A PEREIRINHA, A SERGIO FROTA AO GILDO E AGORA AO ANTONIO MACEDO PRESIDENTE DO MAC, É QUE SINTO QUE A FASE DE BONS DIRIGENTES ESTÁ VOLTANDO, PORQUE DAIMPRESSÃO SE ELES ESTIVESSEM NO FUTEBOL, NA DECADA DE 90, COM CERTEZA O CASTELÃO NÃO ESTARIA FECHADO, O NHOZINHO SANTOS SERIA UMA ARENA, E NOSSOS CLUBES HOJE NÃO ESTARIAM NA 4ª DIVISÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO,.OUTRA COISA O LÍDERES DO FUTEBOL MARANHENSE ATUAL PEREIRINHA/SEGIO FROTA, COM CERTEZA VÃO SOERGUER O NOSSO FUTEBOL,

  • Francisco Augusto

    OLHA! (NA MINHA OPINIAO) ESSES DIRIGENTES DO MOTO NAO FAZEM UM TRABALHO BEM FEITO, E NEM ORGANIZADO. PO ELES TEM QUE IR ‘ATRAS’ DE PATROCINIO, ELES NAO VAO CAIR DO CEU! SO EM SAO LUIS DEVE HAVER UMAS 2 MIL GRANDES EMPRESAS. E NA MINHA OPINIAO 60% DELAS GOSTARIAM QUE ALGUEM MANIFESTASSE UM PROJETO BOM MESMO PARA ESSAS EMPRESAS, É ISSO QUE TA FALTANDO NO MOTO!

  • GENIVAL

    Zeca vc, foi muito feliz em seu comentário, o exemplo do IAPE, no plano do futebol deve ser seguido sim, e deve servir de reflexao para que continuemos a grande obra futebolística maranhense, semeada por dirigentes de saudosa memória tão bem lembrados pelo Cesár, e por outros que ainda estão entre nós, mas que infelizmente, encontram-se um pouco afastado do futebol. Digo isso porque, sou torcedor que vou aos estádios (NHOZINHO E CASTELÃO) desde a década de setenta acompanhando o meu MOTO CLUBE, e via o Nozinho Santos com grande público mesmo diante do Vitória do Mar ou do São José, eram grandes jogos e movimentava a torcida maranhense, espero que o IAPE continue a crescer dentro do nosso futebol e que sirva de inspiração para que voltemos a ter grandes jogos com bastante púbico nos nossos estádios.

  • William

    Caro amigo,

    Retifique a mensagem acima. Atlético/PR ? pelo amor de Deus, esse não existe. É o GALO FORTE VINGADOR , ATLÉTICO MINEIRO