Política Futebol Clube

A situação que o Moto atravessa merece uma reflexão profunda sobre a relação entre o futebol e a política.

Os clubes de futebol aqui sempre foram utilizados para alimentar a campanha de dirigentes.

Os políticos, de maneira inteligente usam o futebol como forma barata para aparecerem na mídia.

Mesmo que não estejam no futebol sempre procuram ou são procurados pela mídia esportiva. Um alô aqui e alí cai muito bem!

Vejamos a situação no interior do Maranhão onde vários clubes são bancados por prefeituras.

De quatro em quatro anos, próximo às eleições municipais sempre aparece um clube do interior despontando no cenário.

Anotem aí o que eu estou dizendo. No ano que vem a cobra vai fumar!

Basta lembrar do São Bento, Viana, Chapadinha e mais recentemente Bacabal, Santa Quitéria e o São José. Todos com a mesma característica.

Aqui na Capital temos hoje o Iape. Time forte, do forte presidente da Câmara, Isaías Pereirinha.

Com a influência política do dirigente, o Iape é hoje, sem dúvida, a equipe com melhor saúde financeira.

Foi assim com o Sampaio de 1997. O campeão brasileiro invicto era comandado pelo deputado Manoel Ribeiro, então presidente da Assembleia Legislativa.

No Moto, a relação é um pouco diferente. Ora os políticos fazem juras de amor, ora procuram distância como no momento atual. E nunca admitem voltar ao comando da equipe.

Pois bem, um clube com a tradição do Moto Club precisa ser todo repensado.

Viver às custas de políticos que entram e saem, dependendo da ocasião não dá mais.

Ou as juras de amor são eternas ou nada de amor de dois em dois anos.

Este é um assunto que deve sempre ser discutido por todos nós.

Já está na hora de começar a construir um novo modelo de se fazer o futebol no Maranhão.

É isso que estou propondo neste momento.

Fica aqui o espaço para você manifestar a sua opinião.

* A IMAGEM É UM RECORTE DA URNA ELETRÔNICA E SUGERE A CORREÇÃO QUANDO O ELEITOR DIGITOU UM NÚMERO ERRADO.

15 comentários para "Política Futebol Clube"

  • Jorge Henrique de Viveiros Vieira

    Ola Zeca, Bom Dia!

    Parabéns Zeca pelo seu Post. Realmente esta é a realidade não só do nosso futebol mais também de vários clubes deste imenso Brasil.

    O futebol do maranhão já não existe há muito tempo, e, de acordo com os resultados das primeiras partidas pela copa do Brasil, a situação poderá ficar ainda pior.

    Não sabemos até quando o presidente Sérgio Frota vai conseguir sustentar o Sampaio Corrêa. Já o IAPE, enquanto o seu presidente for o presidente da Câmara de Vereadores, estará salvo, depois, só Deus sabe o que poderá acontecer.

    Jorge Viveiros.

  • O Maior do Mundo

    Caro amigo Zeca Soares.
    Se os políticos continuarem a desviar dinheiro da sociedade para o futebol,sabe o que vai acontecer?
    Criançinhas irão continuar a morrer por falta de UTIS nas portas dos hospitais maranhenses,e nos braços de seus amados pais.
    Se políticos continuarem a desviar dinheiro público para o futebol,sabe o que vai acontecer?
    Nas cadeias maranhenses continuarão um amontoados de seres humanos uns sobre os outros,pois elas estão lotadas de seres humanos como se fossem animais.
    Tenho certeza que em muitos lares do nosso país,animais passam até melhor de vida que os presos maranhenses.
    E continuará as matanças,como tivemos ultimamente no Maranhão.
    Se os famigerados políticos que temos,continuarem a desviar verbas públicas para o futebol,sabe o que vai acontecer?
    As nossas crianças continuarão sem um futuro promissor,pois não temos investimentos nas nossas escolas.Nossos professores ganham misérias para lecionar e fazerem de nossos filhos alguém na vida.
    Se os condenáveis políticos continuarem a desviar verbas públicas para o futebol,sabe o que vai acontecer?
    Crianças vão continuar a morrer por falta de investimentos em saneamento básico.Elas morrerão de doenças por falta deste investimento que o nome já denucia tudo,básico.
    Agora cabe aos promotores do nosso estado a ficar atentos e se estes loucos prefeitos fizerem isto,é os nossos representantes na justiça é responsabilizar por todas estas mazelas que eles causam.
    Dinheiro da prefeitura não pode ser aplicado em time de futebol.
    Dinheiro da Câmara não pode ser investido em time de futebol.
    Dinheiro de saneamento básico não pode ser investido em time de futebol.
    Dinheiro de UTIS não pode ser investido em time de futebol.
    Dinheiro da segurança não pode ser investido em time de futebol.
    É bom os políticos criarem vergonha na cara e tratarem acoisa pública com mais respeito,dinheiro público não é para jogar pelo ralo.
    Amigo Zeca Soares,quem não tem competência não se estabeleça.

  • Jorge Linhares

    Zeca, concordo contigo. É por isso que acho graça quando vem um boliviano no blog rir da situação atual do Moto.

    Como disse ontem, se Sérgio Frota sair do sampaio, não vai deixar NADA que possa tornar o clube-auto-sustentável. Vai sempre depender que alguém ponha a mão no bolso e banque o time. Acho que a AmaClubes tinha que exercer sua força para mudar o cenário do futebol, mas pelo que foi visto ontem, onde o presidente da entidade e Pereirinha, junto da governaora, pedindo esmola somente para os 2 clubes, podemos perceber que eles ainda pensam tão somente em seus própiros “umbigos” e ão em um todo.

    Nessa mesma reunião, poderiam ter chamado os clubes com maior dificuldade, caso de Moto e bacabal, para um socorro a fim de iniciarem melhor seus preparativos para o estadual, mas não1 Pensaram só em si.

    Mas o que esperar de um futebol em que a própria entidade responsável por gerir o calendário e os clubes não corre atrás de parcerias para viabilizar sua principal compeição?! Estamos no fundo do poço, assim eu espero, pois se ainda tiver para onde cair, ai sim estaremos perdidos!

  • Gabriel Martins Santos

    Os dirigentes passam e o Moto permanece para sempre.
    Gildo pode renunciar que Rochinha assume. Não tem problema.
    Rochinha já demonstrou que é inteligente, trabalhador e competente.
    Gildo não fez um projeto para o Moto para enfrentar uma crise.
    O Moto não precisa de um presidente que espera pelo dinheiro dos conselheiros e do governo.
    O Moto tem que ter planejamento e organização, o que não existe nesta diretoria.
    Assim, é bem melhor Gildo entrega logo o cargo para Rochinha que o Moto agreadece.

  • Benedito Moraes Rego

    Jorge Viveiro.
    Rapaz tua só vive criticando as coisas e todo mundo.
    Eu somente quero te perguntar e espero que me responda o seguinte:
    O QUE TU FAZ PARA MELHORAR O FUTEBOL MARANHENSE?
    Se tiver resposta, responda.
    Se não tiver, fique calado.
    Te agradeço.

  • elio torres

    zeca o que acontece e que us dirigentes sabem perfeitamente como e o nosso futebol,minha opiniao pra mudar a cara do nosso futebol, teria que ser assim.. tudo caseiro pesarmos de uma forma jogadores locais baixo custo, porque retorno finaceiro e muito dificil entao repensarmos tudo, treinadores locais e a unica saida, nada de caminhao de jogadores de fora. treinadores empresarios que trazem jogadores de time de praia e empurra nos nossos dirigentes na cara dura, tem jogador que so joga aqui ,e ainda bota banca quando tao fora fica parado so no come e dorme, muitos vem so pra enganar.me diga qual e a motivaçao de alguem vim de fora jogar aqui. us que vem e na sua maioria bonde,outra teto salarial dentro de uma realidade, nivelamento das equipes e pronto, quantos custa trazer jogadores de fora hospedagem passagem aerea imagine isso, agora organizaçao, tabela progamada sem armaçoes respeitando horarios e datas. arbritagem com no minimo senso de responsabilidades sem apradinhamento e com imparcialidade. pronto esse e o segredo, agora o papel da imprensa e fundamental nisso sem puxasaquismo que derturpa a mente do torcedor,

  • Francisco Gaglianone

    MEU AMIGO ZECA SOARES, VOCÊ DESCOBRIU A RODA, ISSO EU JÁ VENHO DIZENDO HÁ MUITOS ANOS E SOU SEMPRE CRITICADO. ALÉM DISSO AINDA TEM OS “ABNEGADOS” QUE CERTOS SETORES DA IMPRENSA ESPORTIVA AMESTRADA FAZEM QUESTÃO DE ENALTECER, EM OUTRAS PALAVRAS, PUXAR O SACO, AS VEZES PORQUE SÃO ANUNCIANTES DOS PROGRAMAS ESPORTIVOS OUTRAS VEZES POR INTERESSES PARTICULARES…E A VIDA SEGUE.
    JÁ SEI QUE TERÁ ALGUNS IDIO…QUE IRÃO FAZER CRITICAS PEJORATIVAS E MAU EDUCADAS, MAS COMO JÁ FALEI EM COMENTÁRIO ANTERIOR, APRENDI A NÃO DISCUTIR COM IDIO…PORQUE VOU ME REBAIXAR AO NIVEL DELES E AI ELES SEMPRE GANHAM POR TER MAIS EXPERIÊNCIA.

  • Tonvá

    É REALMENTE OS POLITICOS SO LEMBRO DO FUTEBOL QUANDO VEM AS CAMPANHA DEPOIS DESAPARESEM ISSO ACONTENSE EM TODO MARANHÃO NA HORA DE VOTAR O ESPORTE É IMPORTANTE MAIS DEPOIS TUDO BALELA O ESPORTE DEVE LUTAR PARA NÃO DEPENDER MAIS DESSES POLITICOS

  • Joaquim Aguiar

    ZECA QUAL O SITE DO MOTO CLUBE ONDE POSSAMOS POSTAR NOSSAS IDEIAS ? SUGIRO QUE O RESPONSAVEL PELO SITE CRIE UMA PAGINA QUE POSSAM RECEBER SUGESTÕES CONTRIBUIÇÕES POSSITIVAS CONCRETAS QUE POSSAM REALMENTE AJUDAR .
    ZECA TODOS NOS DE UMA FORMA OU DE OUTRA TEMOS DADO VALIOSAS SUGESTÕES SOBRE O ASSUNTO A SER DEBATIDO INFELISMENTE PARACE QUE ESTAMOS FALANDO PARA NINGUEM ,NÃO SE VÊ NENHUMA MOVIMENTAÇÃO .
    TODO SISTEMA CORPORATIVISTA OU ATÉ DITATORIAL RESISTE A MUDANÇAS ,VIDE FMF .TEMOS UM PROBLEMA MUITO SERIO AQUI NO NOSSO FUTEBOL : AS PESSOAS SÃO AS MESMAS ,EXISTEM INTERDEPENDENCIAS ISTO CRIA UMA CARAPAÇA INTRANSPONIVEL.COMO ISTO É BOM PARA MUITOS NÃO QUEREM MUDAR .CLARO QUE NEM TUDO NO NOSSO FUTEBOL É RUIM TEM BONS DIRIGENTE ,PESSOAS DE OTIMA INDOLE ,MUITA VISÃO MAIS ACOMAODADOS É O CASO DO MAC ,NOS OUTROS CLUBES TAMBÉM TEM ,MAIS TAMBEM ACOMODADOS . A AMACLUBES SERIA O IDEAL PARA PROMOVER ESTAS MUDANÇAS ,NÃO FEZ .FIZERAM PAINEL ,REUNIÕES EM AMACLUBES ,ARBITRAIS NA FMF E NADA MUDOU ,SABEM PORQUE ? POR CAUSA DO SISTEMA IMPERATIVO QUE EXISTE EM NOSSO FUTEBOL ,VIROU CULTURA .
    MUDANÇAS ,SÃO TRABALHOSAS ,REQUER FORMAÇÃO DE PENSAMENTOS NOVOS ,CABEÇAS NOVAS ,CARAS NOVAS .OS CLUBES ESTÃO FORTEMENTE ATRELADAOS A FMF QUE RESITE EM NÃO MUDAR .VEJAM O QUE ACONTECEU NO EGITO O POVO CANSOU DA DITADURA E EXIGIU MUDANÇAS .FINALMENTE O DITADOR RENUNCIOU ,PELO SIM PELO NÃO AS COISAS VÃO MUDAR POR LÁ .QUANTO AO MOTO CLUBE TAMBEM É QUESTÃO DE CABEÇAS DE ATITUDES DE QUERER MUDAR O MODELO DE GESTÃO JÁ COMENTEI ISTO EM OUTROS MOMENTOS ( FUTEBOL EMPRESA) .
    IAPE TEM PATRONO MAIS TEM A FUNDAÇÃO ,TEM RAZÃO SOCIAL
    MAC TEM UMA DIRETORIA SOLIDA INDEPENTENTE E JÁ TEM UM GRANDE PROJETO.
    O SAMPAIO CORREIA DE ALGUMA FORMA MELHOROU SUA ESTRUTURA ,TA SE MANTENDO EM PÉ ,MAS NÃO PODE ESTA SOBREVIVENDO SÓ AS CUSTAS DO PRESIDENTE .
    O SÃO JOSÉ É DA PREFEITURA .
    NO MOMENTO O PROBLEMA É O MOTO CLUBE .
    A GRANDE VERDADE É QUE NÃO QUEREM MUDAR ,SOMENTE ELES PODEM MUDAR.

  • Joaquim Aaguiar

    ZECA DESCOBRI O SITE DO MOTO CLUBE http://www.motoclubsl.com.br PARA MINHA SURPRESA ORGANIZADO COM PAGINAS ,FALE COM CONSCO E TUDO ATÉ DEI UMA ACESSADA .VI UMA INFORMAÇÃO QUE ME ANIMOU, TOMARÁ QUE NÃO SEJA COISA PASSADA ,SEJA DO MOMENTO . MOTO CLUBE ESTARIA FIRMANDO PARCEIRIA COM UMA EMPRESA DE MARQUETING CHAMADA OXIGENIO A QUAL SERIA RESPONSAVEL EM DIVULGAR A IMAGEM DO CLUBE ,VI TAMBEM OUTRA COISAS .ACHO QUE AS QUESTÕES NO MOTO SERIA UM PROBLEMA DE LIDERANÇA LEVAR AS COISAS ADIANTE .SUGERI DOIS PROJETOS :
    1-SANEAR O MOTO CLUBE FAZENDO CONCORDATAS ,ACORDOS JUDICIAIS ETC.IGUALMENTE FEZ O CLUBE DO REMO .
    2- CRIAR A EMPRESA GUARDA CHUVA DESVINCULADA DO CLUBE SERIA UMA ASSOCIAÇÃO OU UM GRUPO DE APOIO COM RAZÃO SOCIAL , A QUAL ABRIGARIA OS PROJETOS E AS RECEITAS DO MOTO CLUBE .AGORA QUE JÁ SEI O SITE VOU ME APROFUNDAR NO ASSUNTO .JORGE LINHARES VALEU A SUJESTÃO ,

  • ACR Motense

    Tenho dito sempre isso aqui. O Moto não pode mais depender desses apaixonados políticos de ocasião. O presidente atual, ou qualquer outro que o substituir, tem que usar a criatividade, concretizar projetos que tornem o clube autossustentável.
    De nada adianta ficar chorando pelo dinheiro público que (quase) nunca vem.
    O Moto é eterno. Tem uma torcida apaixonada, talvez a mais vibrante do Estado (quem vai ao estádio sabe o que estou falando), e por isso tem tudo para superar essa fase.
    Mas não tenho falado isso somente aqui. Na comunidade oficial do Moto no Orkut sou um dos maiores críticos da diretoria atual.
    Sds rubro-negras!
    MOTO MINHA VIDA, MOTO MEU AMOR!

  • Wal Wilson

    Taalvez por isso que o futebol no nosso estado está esculhambado dessa maneira, porque misturaram politica com o futebol, de um certo tempo para cá é só politica.
    Zeca, tu achas que Helena Leite quer fazer graça para alguem. Ela quer é ser veraadora. Esse Gildo Moraes ele quer é ser vereador. Sérgio Frota vai ser candidato e vai medir força com Pereirinha, pode esperar. Já ouvir isso de pessoas ligada a ele e se continuar do jeito que está, vai ser o vereador mais votado do São Luis a torcida gosta muito dele.

  • LUCAS MORENO

    SR. MAIOR DO MUNDO, SERA QUE O FUTEBOL É O CULPADO COM AS DELEGACIAS SUPERLOTADA, CRIANÇA SEM EDUCAÇÃO, A POPULAÇÃO SEM SAÚDE, TRABALHO ETC.OU OS RESPONSAVEL POR TODU,ISSO NÃO SOMOS NÓS O RESPONSAVEIS POR COLOCAR PESSOAS CORRUPTAS QUE SO PENSÃO NELES, NA CAMARA DE VEREADORES, SENADOS, CAMARA FEDERAL ,ASSEMBLEIAS, PREFEITURAS, E GOVERNOS..

  • Joaquim Aguiar

    ZECA NÃO ESTOU VOLTANDO ATRAS NO MEU POSICIONAMENTO A RESPEITO DO MOTO CLUBE ,CONTINUO ACHANDO QUE PRECISA SE MUDAR O MODELO DE GASTÃO ,FAZER O FUTEBOL EMPRESA ,VIABILIZAR RECEITAS ETC. ENTRETANTO MESMO AINDA SENDO UM TRABALHO EMBRIONARIO TIVE A SATISFAÇÃO DE ENTRAR NO SITE DO MOTO E VER ALGUMA COISA , TEM ESTATUTO ,ELENCO ,COMISSÃO TECNICA ETC.TÁ ATUALIZADO . O QUE VI DE MAIS IMPORTANTE FOI A PARCEIRIA COM A EMPRESA DE MARQUETING . ESTENDI O CANTADO AO CNSELHO CONSULTIVO ,NÃO SABIA QUE O MOTO CLUBE TINHA ESTE CONSELHO ESTA ACESSORIA . OS MENINOS TEM VONTADE PENSAM BEM .ACHO QUE AGORA SERIA O MOMENTO DE REOGANIZAREM O CONSELHO DIRETOR COM UM PRESIDENTE ATIVO ,COM MENTE ABERTA PARA O FUTEBOL EMPRESA E DAR APOIO A ESTES JOVENS ACESSORES DO CONSELHO CONSULTIVO PODEREM COLOCAR SUAS IDEIAS EM PRATICA .OU SEJA O MOTO CLUBE AINDA TEM UMA MARCA FORTE , TEM O CONSELHO CONSULTIVO COM BOAS IDEIAS ,ESTARIA FALTANDO O COMANDANTE ,O LIDER E A GRANA PARA ACELERAR OS TRABALHOS .GRANA ESTA QUE TERIA QUE SER VIABILIZADA URGENTEMENTE COM O ESFORÇO DA DIRETORIA QUE SOMADA A POSSIVEIS AJUDAS DE CONSELHIROS E FUTURAMENTE O VIVA NOTA PODERÃO VIABILIZAR O CLUBE .SUGIRO QUE ESTAS AJUDAS DE CONSELHEIROS SEJAM FEITAS PELO ESTATUDO NO CARATER SOCIO DESCARECTERIZANDO AQUELE ASPECTO DE METER A MÃO NO BOLSO.

  • Joaquim Aguiar

    EM COMPLEMENTO AO COMENTARIO ANTERIOR TOMEI CIENCIA QUE A EMPRESA GUARDA CHUVA QUE SUGERI ,A RAZÃO SOCIAL PARA ABRIGAR OS PROJETOS E AS CONTAS DO MOTO CLUBE JÁ EXISTE .COMO PODEMOS VER O EMBRIÃO JÁ EXISTE ,FALTA O COMANDO ,A DINAMICA ADMINISTRATIVA .OU SEJA TEM A RAZÃO SOCIAL ,VAI TER O PROJETO DE MARQUETING ,TEM O CONSELHO CONSULTIVO ,TEM A BASE .PRECISAM É SER MAIS DINAMICOS COLOCAR AS IDEIAS NA PRATICA . SE ALCAMAREM A SITUAÇÃO DO CONSELHO DIRETOR PRECISAM FAZER UMA PLANO DE AÇAO ,UM CHOQUE ADMINISTRATIVO QUE POSSA DÁ SUSTENTAÇÃO AO CLUBE ATÉ AS DEMAIS AÇOES SEREM VIABILIZADAS .PARA ISTO TEM QUE TER UM GRANDE COMANDANTE.