‘Amigos de Pereirinha’ prometem aprontar

Na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, às 21h50m (horário de Brasília), o Atlético-MG vai enfrentar os amigos de Pereirinha. ‘Amigos de Pereirinha’? Sim, poderia soar como uma brincadeira, mas não é. O famoso Galo mineiro, campeão brasileiro em 1971, estreia na Copa do Brasil contra o Iape – Instituto de Administração de Projetos Educacionais -, clube com apenas quatro anos de vida, do Maranhão. O Canário da Ilha, como é carinhosamente chamado, surgiu não apenas da iniciativa de um amante do esporte, mas também como uma resposta a quem duvidou de sua capacidade administrativa. Teve de mudar de nome para vingar. Mas manteve a sigla.

– Esperamos ser uma zebra. É um time modesto, mas temos um trabalho muito organizado e planejado, Trouxemos dois jogadores de fora, o Roni, atacante, que veio do XV de Piracicaba, e o Bruno Paiva, meia-esquerda, do Inter de Limeira. Temos um plantel com 32 atletas. A gente sabe que o Galo é um time fortíssimo, temos consciência, mas não estamos entrando de brincadeira, não. Como a Copa do Brasil sempre reserva surpresa, quem sabe não sejamos esta a surpresa – afirmou Isaías Pereirinha, o bem-humorado patrono do Iape, por telefone.

Antes de se tornar vereador e presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Pereirinha era secretário de Esportes da capital maranhense. Além de manter um projeto social com 25 escolinhas de futebol, criou um time amador chamado ‘Amigos de Pereirinha’, pelo qual disputava pelejas locais com seus colegas. Em 2005, passou a unir o útil ao agradável.

– Quando ganhou a eleição, o time passou a se tornar Instituto e fomos buscar convênios junto às empresas aqui no Maranhão. No entanto, como tinha o nome de Pereirinha, e por ser político, não conseguimos apoio no primeiro momento. Em 2008, para conseguir recursos necessários, tivemos que mudar a razão social do clube, mantendo a mesma sigla, que hoje significa “Instituto de Administração de Projetos Educacionais”. E passou a ser clube de futebol, filiado à Federação Maranhense – explica o presidente e braço direito do presidente de Honra, Victor Negreiros.

Briga política é o pontapé para transformar sonho em realidade

O ‘Instituto Amigos de Pereirinha’ atendia cerca de 1.500 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade. Paralelamente, em 2007, a convite do falecido Mauro Bezerra, presidente do Sampaio Correia, maior clube da região, Isaías assumiu também a vice-presidência. Mas desavenças políticas colocaram Pereirinha e Sérgio Frota, mandatário do Sampaio Correia na época, em rota de colisão.

– Eu me aborreci. Houve uma dissidência e criei, dentro do instituto, um clube de futebol em 2008. Nesse mesmo ano, profissionalizei a equipe e fui disputar a Segunda Divisão maranhense. Formei o time mesclando jogadores oriundos das minhas escolinhas com atletas preteridos por Moto Clube, Sampaio Correia e Maranhão. Fomos campeões da Segunda Divisão, com todos os atletas maranhenses, provando que santo de casa também faz milagre – contou Pereirinha.

Foi a partir do dia 7 de setembro de 2008 que oficialmente nasceu o Iape, já com o nome de “Instituto de Administração de Projetos Educacionais”, para não caracterizar problemas com o antigo nome: Instituto Amigos de Pereirinha.

Campeão da Segunda Divisão maranhense no mesmo ano, o Iape garantiu a inédita participação na Copa do Brasil ao derrotar o JV Lideral na decisão da Copa União, em 2010, sob o comando do gaúcho radicado no Maranhão, Paulo Cabrera, que assumiu em 2009, quando o clube subiu para a Primeira Divisão local.

Tragédia marca o Canário da Ilha

Por ter no amarelo sua cor predominante e ser da capital São Luís, que assim como Florianópolis, em Santa Catarina, é uma ilha, ganhou a alcunha de Canário da Ilha. Em 2010, uma tragédia abalou o clube. Aconteceu justamente com a maior revelação do time, o atacante Cleiton Reinaldo Alves Costa.

Acompanhado por um amigo, o jogador dirigia uma motocicleta quando ambos foram atingidos por um automóvel. Em decorrência do acidente, o garoto de 19 anos sofreu um duro golpe: teve a perna direita amputada. O caminho do jovem atleta no futebol profissional chegou ao fim.

– Estamos dando toda assistência a ele. Tiramos do hospital público, colocamos no particular. Recebe salário, estamos providenciando a aposentadoria dele. Inclusive, daqui a três meses, vai receber a prótese – esclareceu Pereirinha.

Parceria com o Cruzeiro

Além de enfrentar o Atlético-MG, o Iape mantém uma parceria com o Cruzeiro, arquirrival do Galo, desde a última temporada. Alguns jogadores já estão sendo observados pelo clube mineiro, inclusive sendo emprestados a equipes menores de Minas Gerais para ganharem experiência.

– Ao ganharmos a Copa União, tivemos dois jogadores revelados aqui e um canal com o diretor das categorias de base do Cruzeiro, o Dimas Fonseca, foi aberto através de Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da CBF, e meu amigo particular. Levei o Jonathas, atacante, e Joubert, meia, que foram para o Cruzeiro, e o time os emprestou para o Guarani de Divinópolis, para pegar cancha. Foram campeões da Segunda Divisão mineira em 2010, e o Jonathas fez 13 gols. Depois foram emprestados para o Nacional de Nova Serrana, que é uma espécie de Cruzeiro B, e subiram o time para a Segunda Divisão de Minas. Nesse período, também emprestei o ala Pedro Júnior. Em 2011, os três estão no Nacional de Nova Serrana.

Como o estádio Ananias Silva, o Fecurão, só tem capacidade para 3.000 torcedores –  fora do mínimo permitido pela CBF no regulamento da Copa do Brasil -, o Iape receberá o Atlético-MG no Nhozinho Santos, na partida que é considerada a maior da curta história da agremiação maranhense.

Leia a reportagem completa no Globoesporte.com.

9 comentários para "‘Amigos de Pereirinha’ prometem aprontar"

  • Jorge Gobel

    Zeca, Pereirinha foi mais um que saiu do futsal para o nosso futebol. O esporte danado esse futsal maranhense, além de mandar bons atletas para o futebol, faz até dirigente.Boa sorte ao IAPE na Copa do Brasil.

  • Paulo Bolivão

    É Zeca Soares porém nós torcedores do Sampaio temos que se vingar contra se Pereirinha, o dinheiro gasto com esse timinho aí deveria ser colocado em favor do Sampaio, clube do coração dele, foi pura vaidade e falta de respeito como o nosso futebol.

  • Marcos

    EU APOSTO COM QUEM QUISER SE ESTE TIME DO PEREIRINHA NÃO LEVAR MENOS DE 3 TEMOS QUE SER REALISTAS.

  • ROMUALDO COSTA DOS SANTOS

    Eu so queria que o Pereirinha explicasse como ele faz o milagre das multiplicação do seu salario para custear as despezas de sua familia e desse timinho que funciona para a lavagem de dinheiro e voce, seu Zeca acoberta. Voce é tao bandido quanto o Pereirinha.
    Quero ver quando ele nao tiver cargo de parlamentar. Timinho que tem os dias contados.

    RESPOSTA: ROMUALDO DEVERIA TRATAR VOCÊ DA MESMA FORMA QUE SE REFERE A MIM. MAS HÁ UMA VERDADE QUE GOSTO SEMPRE DE DIZER: NÃO DEVEMOS RESPONDER AOS IGNORANTES. VC ATIRA PARA TUDO QUANTO É LADO, SEM QUALQUER JUSTIFICATIVA. LAMENTO MUITO, MAS EM RESPEITO AOS OUTROS NÃO VOU DIZER O QUE PENSO A SEU RESPEITO.

  • Wal Wilson

    ATIRAR COM PÓLVORA ALHEIA É MUITO FÁCIL…

  • Bolivia Querida

    Jorge Gobel do comentário 01, você é um míope e mais um puxa saco do Pereirinha, você não viu o que ele fez de mal para o nosso futebol, esse dinheiro gasto com esse timinho dele deveria ser utilizado no Sampaio, time eterno do Estado, talvez nós estaríamos próximos da elite do nosso futebol, vivemos em um Estado onde as pessoas são muito vaiodosas, aliás a cidade de São Luís está cheia dse buracos e esgotos, porque que seu Pereirinha não cobra as ações do Prefeito João Castelo?

  • JOÃO CARLOS

    O mentirinha deveria aproveitar e dizer de onde vem o dinheiro para pagar á folha de funcionarios do iape ?
    ministerio publico e policia federal investiguem á camara de vereador de são luis e para onde vai os nossos imposto, para saude e educação com certeza não vai.

  • gobel

    Esse cometarista da bolivia querida é tão mediocre que não se identifica. Sei que o Sampaio Correa é muito maior que qualquer dirigente. ,Seja quem for. Agora você dizer que sou puxa saco do Pereirinha é a mais pura idiotice do mundo. Não sou funcionário público nem estadual e nem municipal. Não tenho contato com seu Pereirinha ha muito tempo. Se ele prefiriu ir para o IAPE ou qualquer outra agremiação isso é problema dele. Agora meu caro se ele gasta o dinheiro dele com A ou com B isso é problema dele. O meu comentário como sempre escrevo no meu Blog é que o futsal etá sempre revelando alguem para o futebol. A sua ignorância fez com que você não percebesse isso. Paciencia. Inteligência é privilégio para poucos.

  • JOÃO CARLOS

    QUE SER PEDANTE ESSE TAL DE jorge gobel SE ACHA Á PRORPIA INTELIGÊNCIA SUPREMA, UM SER SUPERIOR, ISSO É TIPICO DOS FRUSTRADOS.

    RESPOSTA: A DISCUSSÃO É IMPORTANTE, MAS DEVEMOS SEMPRE MANTER O BOM NÍVEL.