Viva Nota sem o Castelão?

Tomei conhecimento hoje que os clubes teriam solicitado junto ao governo do Estado a antecipação na aquisição de ingressos do Viva Nota.

O pedido teria sido feito na reunião de terça-feira, da qual participaram a AMA Clubes, Federação Maranhense de Futebol, governo do Estado através dos secretários de Fazenda e Esporte e Lazer e ainda a Afama, uma vez que o Viva Nota também valerá para o esporte amador.

O governo não disse nem sim, nem não aos clubes.

Fico me perguntando como isto seria possível. Ao pedir a antecipação na aquisição de ingressos, os clubes, na verdade estão pedindo a antecipação de recursos para colocar o time em campo.

Ao tomar conhecimento dessa informação passei a imaginar o quanto seria importante a inversão do calendário logo agora. E vou tentar explicar porque defendo esta hipótese que para muitos pode parecer uma maluquice.

A nossa principal praça esportiva para a prática do futebol que é o Castelão está fechada. Pois bem, se o Campeonato Maranhense passasse para o 2º semestre quem sabe não poderíamos ter inclusive o Estádio Castelão.

Somente no Castelão poderíamos ter grandes públicos e grandes públicos neste casos será sinônimo de grande sucesso do Viva Nota.

O governo do Estado poderia priorizar a iluminação, vestiários e cadeiras e imediatamente liberaria o Castelão. Não dá para o futebol ficar esperando até 8 de setembro de 2012, quando a governadora Roseana Sarney já afirmou que pretende comemorar os 400 anos de São Luís com a realização de um amistoso entre as seleções do Brasil e França.

Sem o Castelão, o Viva Nota para o futebol será bastante prejudicado. Os clubes só poderão contar com o Nhozinho Santos (em São Luís) e o Frei Epifânio (em Imperatriz) os dois tem capacidade de público que não chega a 40 mil torcedores. Capacidade esta que seria, com o Castelão algançada em uma simples partida. O que vocês acham disso?

Para o futebol seria uma boa o governo começar a arrumar o Castelão aos poucos já que não é possível fazer tudo de uma vez só. Não sei se estão pensando nisto. Se estão, pelo menos ninguém no governo até agora falou sobre isto.

9 comentários para "Viva Nota sem o Castelão?"

  • fernando

    Bem, inverter o significa prejudicar o representante do maranhão no brasileiro… então não acho boa ideia não…

    • Zeca Soares

      Resposta: Mas com o Viva Nota o Sampaio teria condição de fazer um time mais forte

  • raimundo

    na minha opinião se estivesse aberto o castelão seria uma boa mas se nos estamos sofrendo pra colocar 3 mil torcedores não seria uma boa ideia inaugura o castelão meia boca .vamos prieiro lota o nosso nhozinho santos não vamos querer da um salto de uma so vez não é de uma hora pra outra que voce consegue colocar 50 mil torcedores ,vamos subir degrau a degrau

  • jp neto

    O Castelão não fica pronto esse ano, logo a idéia é até boa, mas não me parece viável.

  • RENATO SATURFINO

    CARO ZECA, EM RELAÇAO AO ESPORTE OS REPRESENTANTE COLOCAM ARTICIOS E BARREIRAS.
    PESSOAL, PERAIIIIII…………. VAMOS COLOCAR OS PINGOS NOS “ÍS”.
    PARA O MARANÃO VEM BILHOES E BILHOES, SERÁ QUE NINGUEM PODE RESOLVER ESSE PEQUENO
    PROBLEMA, NA VERDADE É PEQUENO. É UM ABSURDO.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    CARO ZECA É REVOLTANTE.
    MEU “DEUS” O QUE É ISSO.
    NÓS ESTAMOS FALANDO EM ESPORTE EM GERAL, É SÓ AQUI QUE É ISSO. VAMOS ANALIZAR OS
    OUTROS ESTADOS, “CARAMBA”.
    DESCULPA ZECA, MAIS EU FICO TRISTE E REVOLTADO COM TUDO ISSO.
    O NOSSO FUTEBOL NÃO EXISTE, NÃO EXISTE MESMO.!!!!!!!!
    AS PRAÇAS ESPORTIVAS NÃO TEM, INCENTIVO PARA OS ESPORTES TAMBÊM NÃO. NA VERDADE NÃO TEM
    É NADA PRA O ESPORTE NO MARANHÃO.
    PESSOAL VAMOS ACORDAR E FAZER ALGO PELO NOSSO ESTADO E O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    PORQUE NÃO DAR UMA ALAVANCADA NESSE ESTADO QUE TANTO PRECISA? E URGENTE, PRINCIPALMENTE O
    ESPORTE EM TODO, PRINCIPALMENTE O FUTEBOL, QUE A MUITO TEMPO MORREU.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    TEMOS O CASTELÃO, PRA NADA, POR TANTO TEMPO PARADO E NINGUEM FAZ NADA, É O MESMO LERO_LERO.
    O NHOZINHO SANTOS QUE TAMBEM PRECISA DE REFORMAS URGENTES. SE TEM JOGO NO NHOZINHO E NÃO TEM NO CASTELÃO,
    PARECE PIADA, MAIS É PURA VERDADE, COMO PODE ISSO.!!!!!!!!!!!!
    CARO ZECA EU NÃO SEI O QUE VAI SER DE NÓS DAQUI PRA DIANTE, POIS PARECE QUE QUEM É PRA RESOLVER ALGO NÃO PODE OU
    PORQUE NÃO SABE OU NÃO ESTÁ NEM AI MESMO, E COM TUDO ISSO, QUEM SOFRE SOMOS NÓS. VALEU ZECA.

  • Paulo Dasmaceno SJ Ribmar

    Zeca Soares, você comentou que com a Nota na Mão o Sampaio faria um time mais forte. a questão é esta, com esse Presidente que acha que jogadores tipo, Robinho, Bruno Limão, Daniel Menezes é craque, nunca soube fazer time forte e espeitar as tradições boliviana, duvido muito formar time forte.
    PS: esse ano pelo andar da carruagem, o Remo está formando time forte com treinador que nem em sonho essa Diretoia boliviana coçaria o bolso para contratá-lo, Paulo Comeli e o Santa Cruz que está bombando no campeonato pernanbucano, são fortissimo candidato para as vagas do Nordeste na série C. O Sampaio, time de jogadores de 1 real não ganha do Guarany de Sobral. é mole!!.

  • Joaquim Aguiar

    CARO ZECA SE FORMOS LISTAR AS ENUMERAS BOAS SUGESTÕES QUE VC E NOS PARTICIPANTES POSTAMOS NO BLOG ,SE ALGUM DIRIGENTE DE CLUBE E DA FMF AS APROVEITACEM PODERIA SAIR ALGUMA COISA .OCORRE QUE NEM OS DIRIGENTES DE CLUBES , MUITO MENOS A FMF VALORIZAM AS SUGESTÕES .FIZERAM PAINEL ,REUNIÃO DE AMA ,VARIOS ARBITRAIS E NADA MUDOU .OS CLUBES COBRAM MUITO E NÃO FAZEM QUASE NADA ,NÃO TEM UM PROJETO PROPRIO ( RESALVA AO MAC QUE LANÇOU UM PROJETO ) .REALMENTE SERIA MUITO BOM O PROJETO COM O CASTELÃO ,SERIA O IDEAL ,ENTRETANTO DÁ PARA COMEÇAR COM O NHOZINHO SANTOS INFELISMENTE É O QUE TEMOS. APARTIR DAI BUSCAREM MELHORES SOLUÇÕES .NÃO TENHO CERTEZA MAS PARECE-ME QUE O MANGUEIRÃO ESTÁ ´PASSANDO POR MELHORIAS ENQUANTO ISTO O CAMPEONATO PARAENSE ESTÁ SEGUINDO NO BAENÃO ,CURUZO ,FRANCISCO VASQUES E OS ESTADIOS DOS INTERIORES .TEM UMA DIFERENÇA LÁ OS CLUBES TEM PATROCINIOS PROPRIOS E O PROGRAMA DO GOVERNO SÃO QUOTAS DE DIREITOS TELEVISIVOS OU SEJA COM ESTADIO GRANDE OU PEQUENO A GRANA ESTA GARANTIDA .SÃO ESTAS COISAS QUE DEVEM SER PENSADAS E PRATICADS EM NOSSO FUTEBOL. OS CLUBES NÃO DEVEM FICAR DEPENDENTE SOMENTE DO VIVA A NOTA , SE TIVESEM PATROCINIOS PROPRIOS O VIVA A NOTA SERIA UM COMPLEMENTO E A SITUAÇÃO DOS CLUBES ESTARIA BEM MELHOR. ACHO QUE NO NORDESTE É ASSIM ,PROGRAMAS DO GOVERNO E PATROCINIOS PROPRIOS .

  • Joaquim Aguiar

    UM GRANDE EXEMPLO DE SOBREVIVENCIA COM PATROCINIOS PROPRIOS SÃO OS PROGRAMAS ESPORTIVOS DAS EMISSORAS AM QUE INDEPENDENTEMENTE DE PORTE E DE AUDIENCIA ESTÃO DIARIAMENTE NO AR , E OLHA QUE DESDE DEZEMBRO ESTAMOS SEM FUTEBOL ,SABEM PORQUE? SEUS DIRETORES COMERCIAIS CORREM ATRÁS .CLARO QUE COM A BOLA ROLANDO , OS ESTADIOS CHEIOS O PRODUTO FUTEBOL FICA VALORIZADO E A AUDIENCIA AUMENTA CONSEQUENTEMENTE MAIS PATROCINADORES .É POR AI ,O RADIO AM É UM GRANDE EXEMPLODE SOBREVIVENCIA CORREM ATRÁS ,BUSCAM SOBREVIVENCIA NÃO ESPERAM PROGRAMAS DO GOVERNO ,SE APARECEREM SERÁ LUICRO.

  • Joaquim Aguiar

    AQUI VAI MAIS UMA SUGESTÃO AOS CLUBES E A FMF . FAÇAM PARCEIRIAS COM AS UNIVERSIDADES ENCOMENDEM TRABALHOS SOBRE GESTÃO DE NEGOCIOS E MARQUETING ,CRIEM POSTOS DE ESTAGIOS NOS CLUBES E FMF .ESTE TRABALHO PODERIA SER EXTENDIDO NOS CLUBES INCLUINDO AS ATIVIDADES DE MEDICINA ,EDUCAÇÃO FISICA , FISIOTERAPIA,NUTRIÇÃO ,PSICOLOGIA E OUTRAS ÁREAS AFIM .COM CERTEZA IRIAM TER UM BOM GANHO ESTA TURMA TÁ AFIM DE GANHAR EXPERIENCIA DE MOSTRAR SERVIÇO DE GANHAR OPORTUNIDADES .OS DIRIGENTES NEM SEMPRE TEM ESTAS FORMAÇÕES ESPECIFICAS SE TEM ,TEM SUAS EMPRESAS OUTRAS OCUPAÇÕES . ESTA IDEIA CABERIA PRINCIPALMENTE NA FMF NO ASPECTO ADMINISTRATIVO E DE MARQUETING.PARA CONSEGUIREM ISTO FAÇAM UM PROJETO E LEVEM AS UNIVERSIDADES TEMOS AI A “UFMA” E “UEMA” QUE SÃO DOS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL RESPECTIVAMENTE ,SEM CONTAR COM AS PARTICULARES .ACHO QUE SERIA BASTANTE INTERESANTE ,BASTANTE INOVADOR . TEM TAMBÉM AS FUNDAÇÕES DE PÓS CHEIA DE ALUNOS EM FASE DE MONOGRAFIA QUE TAMBÉM PODERIAM AJUDAR .TUDO É UMA QUESTÃO DE SE QUERER FAZER DE INOVAR ,VEJAM O IAPE ,TROXE UM FISIOLOGISTA .
    QUASE TODAS AS EMPRESAS PRINCIPALMENTE AS MAIORES TEM PROGRAMAS DE ESTAGIOS COM GRANDES RESULTADOS . O MELHOR É QUE ESTES TRABALHOS FEITOS A NIVEL DE CONVENIOS TEM O MONITIRAMENTO DOS MESTRES ESPECIALISTAS NAS RESPECTIVAS ÁREAS .
    TRABALHEI EM UMA GRANDE EMPRESA NACIONAL QUE TINHA UM PROGRAMA CHAMADO EMPRESA ESCOLA TANTO PARA NIVEL MEDIO COMO SUPERIOR ONDE OS ESTAGIÁRIOS PERCORRIAM AS ÁREAS ,NO FINAL ESCOLHIAM UMA E FAZIAM A MONOGRAFIA ,DEFENDIAM UMA TESE .TUDO MONITORADO PELA EMPRESA ,PELA ESCOLA NIVEL MEDIO E PELA UNIVERSIDADE .DESTE PROGRAMA SAIRAM GRANDES PROFISSIONAIS ,MUITOS FORAM ADMITIDOS NA EMPRESA .