A hora é essa!!!

Agora que já conhecemos quem é o novo secretário de Estado de Esporte é hora de começar discutir algumas ideias e lançar algumas sugestões que temos recebido. Joaquim Haickel tem destacado que pretende levar o lazer aos quatro cantos deste imenso Maranhão.

A partir de São Luís, por exemplo, a Lagoa da Jansen e a Avenida Litorânea deveriam ser tomadas por atividades esportivas gratuitas. A secretaria de Esportes deve fazer parcerias com as Federações amadoras e estimular a prática do esporte em todo o Estado. O governo deve dotar os locais de segurança necessária para que a população tenha mais um motivo para se sentir bem.

Ginásios, quadras, campos de futebol nos bairros, também devem ser recuperados e entregues à população como outro mecanismo capaz de multiplicar a formação de atletas.

Outra área que precisa de uma atenção especial é o Aterro do Bacanga e o Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz. Estas duas também deverão pazer parte dessa grande cruzada pelo lazer.

Através da secretaria de Esportes, o governo do Maranhão deve buscar as parceria com a prefeitura de São Luís. Quem não gostaria de ter, por exemplo o Parque do Bom Menino completamente recuperado e pronto para o lazer do povo maranhense. E ampliaria isto, também, às praças e áreas públicas nos bairros.

De São Luís, seguiria o exemplo para as grandes, médias e pequenas cidades do Maranhão, mas todas incluídas nesse grande projeto de fazer do Maranhão o Estado do Lazer.

Não poderia deixar de falar da importância dos Jogos Escolares Maranhenses. É preciso recuperar o ‘glamour’ dos JEMs. Não diria que a competição morreu. Não é isso, mas ela já perdeu o charme a bastante tempo. Isto também terá que ser visto como uma prioridade pelo novo secretário.

É preciso lembrar a importância do Bolsa Atleta que foi extinto em governo anteriores. É necessário fomentar a capacitação e treinamento de técnicos com a vinda de profissionais de renome no cenário nacional.

Tudo isto são oportunidades reais e que o novo secretário terá que levar em consideração se realmente quiser tratar o esporte com a devida importância que ele tem.

Nós estaremos aqui sempre atentos para cobrar, dar sugestões e também a nossa contribuição para que o esporte no Maranhão possa, de fato ser reconhecido por todos e não apenas por aqueles que o praticam.

Estamos prontos e esperamos contar com as sugestões que o internauta, por ventura queria apresentar. Poderia ter destacado outras sugestões, mas vou deixar com vocês que também amam o esporte. A hora é essa!

3 comentários para "A hora é essa!!!"

  • jose carlos silva

    Zeca,

    Vamos esperar o Secretário assumir, analisar a Pasta, ver o material que tem para trabalhar, e assim , poder priorizar projetos, pois o homem não é mágico, competente ele é, agora , realizar milagre, é outra coisa.

  • Joaquim Aguiar

    EXISTE UM PROJETO FEDERAL APROVADO SE NÃO ME FALHA A MEMORIA VOLTADO PARA A JUVENTUDE O QUAL OFERECERÁ QUADRAS POLI-ESPORTIVAS ,CAMPO DE FUTEBOL E OUTRAS INSTALAÇÕES . SE NÃO ME ENGANO JÁ EXITE ATÉ CIDADES DO INTERIOR CONTEMPLADAS PARA RECEBEREM ESTES BENEFICIOS E OFERECEREM AOS SEUS JOVENS .NÃO LEMBRO O NOME DO PROJETO. A SECRETARIA DE ESPORTES E LAZER JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DA JUVENTUDE PODERIAM APROVEITAR ESTE GANCHO E TENTAREM VIABILIZAR JUNTO AO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL UMA RAMIFICAÇÃO DESTE PROJETO EM PARCEIRIA COM OS CLUBES DE FUTEBOL PROFISSIONAL E AS LIGAS AMADORAS .A IDEIA NO CASO DOS CLUBES PROFISSIONAIS SERIA APROVEITAR AS ESTRUTURAS JÁ EXISTENTES ( CAMPOS ,ACADEMIAS ,PISSINAS ETC.) AMPLIANDO-AS E ADEQUANDO-AS AO PROJETO COM ISTO OS CLUBES RECEBERIAM REPASSES DOS GOVERNOS ESTADUAIS E FEDERAL . A CONTRA PARTIDA SERIA OS CLUBES ESTAREM LEGALIZADOS . UMA SAIDA SERIA FAZER ATRAVÉS DA “AMA ” DANDO UM PRAZO PARA OS CLUBES SE LEGALIZAREM . O PROJETO SOCIAL A EXEMPLO DO PROJETO FEDERAL VIZARIA ATENDER OS JOVENS DAS COMUNIDADES ONDE ESTÃO AS SEDES DOS CLUBES E CIRCUNVIZINHANÇAS.
    NESTA OPORTUNIDADE , LEMBRO ¹ OS CLUBES FIZERAM UM GRANDE BARULHO AMEÇARAM PEITAR A FMF NO FIM SAIO MAIS UM “ACORDÃO” .PERGUNDO ? ATÉ O MOMENTO O QUE OS CLUBES E A “AMA ” FIZERAM DE CONCRETO PARA VIABILIZAR ECONOMICAMENTE O CAMPEONATO ? A HORA DE APRESENTAR PROJETOS ,IDEIAS É ESTA ¹

  • Sérgio Macedo de Abreu

    Caro Zeca,

    Parabéns pelas sugestões apresentadas. Gostaria somente de enfatizar a recuperação das principais praças esportivas do nosso Estado como o Castelão, Castelinho, Ginásio Costa Rodrigues para possibilitar que o Maranhão possa entrar na rota dos grande eventos nacionais envolvendo o Handball, Voleyball, Futsal, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Natação e muitos outros eventos. Reafirmo que isso somente será possível se tivermos as nossas praças esportivas recuperadas e me condições de uso.
    Em tempo: não podemos esquecer que neste primeiro momento a Futebol Profissional precisará muito da ajuda e do empenho do nosso Secretário Joaquim visando a sua viabilidade, o que para isso todos nós devemos nos unir com sugestões criativas. O futebol profissional precisa de idéias criativas ,ajuda dos canais de televisão e de parcerias estado empresas privadas como acontecem em vários Estados do Nordeste.

    Atenciosamente,

    Sérgio Macedo de Abreu