Joaquim garante força-tarefa pela Copa

O caderno de encargos encaminhado pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil já está todo preenchido e pronto para ser devolvido à entidade pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esportes.

Este será o primeiro ato do novo secretário de Esporte, Joaquim Haickel (foto: Agência Assembleia), que assume o cargo no dia 3 de janeiro, após retornar de uma viagem de férias com a família à Patagônia. O secretário disse que está tentando antecipar a sua viagem de volta ao Brasil para participar da cerimônia de posse da governadora Roseana Sarney, no dia 1º de janeiro, às 0h30, no plenário da Assembleia Legislativa, mas vem encontrando dificuldade para conseguir vaga no avião.

Ele adiantou que pretende criar uma força-tarefa para providenciar toda a documentação necessária para que São Luís possa a vir a ser escolhida definitivamente como um dos Centros de Treinamento de Seleções. São Luís não poderá sediar jogos da Copa do Mundo. Por total desinteresse do governo Jackson, a capital maranhense sequer tentou se credenciar para ser uma das sedes do maior evento esportivo do planeta. Por isso, São Luís, no máximo, será um Centro de Treinamento de Seleções na fase de preparação para a Copa.

O documento que será devolvido à Fifa garante a reserva de dois hotéis que serão utilizados pela seleção que, por ventura vier a escolher a capital maranhense como seu Centro de Treinamento para a Copa do Mundo. Os hotéis indicados são Luzeiros e Rio Poty que ficarão reservados, desde agora para julho de 2014, no período em que a competição ocorrer no Brasil

O caderno indica o Estádio Castelão como local de treinamento e amistosos. Até 2014, o governo do Maranhão dará todas as garantias ao Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil que o estádio estará completamente pronto. E tudo isso somente será possível porque o Maranhão preencheu todos os requisitos e cumpriu todas as etapas anteriores no processo de escolha da Fifa desde que a governadora Roseana Sarney assumiu o cargo.

Descaso com o Ginásio Costa Rodrigues e o Estádio Castelão

Joaquim Haickel disse, ainda, que, no primeiro dia frente à secretaria de Esportes, visitará os dois principais símbolos do esporte no Maranhão: o Castelão e o Costa Rodrigues.

O Castelão foi fechado no governo de José Reinaldo Tavares. No governo Jackson, o estádio começou a ser reformado. O governo pagou R$ 45 milhões à construtora Petra, mas a obra não chegou a ser concluída. Toda a parte de infraestrutura foi feita e o gramado finalizado. No entanto, falta a iluminação, placar eletrônico, vestiário, cadeiras, bares, cabines de rádio e televisão, recuperação dos acessos e estacionamento.

No Costa Rodrigues, a situação é ainda mais grave. Palco de grandes eventos esportivos e shows musicais, o ginásio foi colocado à baixo sem nenhuma explicação no governo Jackson. A obra está parada. Faltam recursos para a reconstrução do maior monumento do esporte amador no Maranhão.

Joaquim Haickel adiantou que não medirá esforços no sentido de buscar recursos junto ao governo federal, bem como tentará sensibilizar a governadora Roseana Sarney para que coloque o Castelão e o Costa Rodrigues dentro das suas prioridades neste início do novo governo.

Pelo que pude perceber na conversa com Joaquim Haickel, ele procurará adotar critérios técnicos em todas as ações na secretaria, exatamente dentro da linha de trabalho anunciada pela governadora Roseana Sarney logo após ser reeleita para comandar o Estado. Na ocasião, ela prometeu realizar o melhor governo da sua vida.

Nas entrelinhas, Joaquim Haickel deixou escapar que a Secretaria de Esportes não será utilizada como cabide de empregos, muito menos com fins eleitorais. Até porque, o deputado disse que não pretende mais concorrer a nennhum cargo político. Disse, ainda, que pretende trabalhar em total parceria com as federações amadoras e profissionais no sentido de fortalecer a prática esportiva no Maranhão.

Fotos: Biné Morais e Paulo Soares/ O Estado

12 comentários para "Joaquim garante força-tarefa pela Copa"

  • Gojoba

    COMENTÁRIO MODERADO

    RESPOSTA: OS SEUS COMENTÁRIOS FORAM MODERADOS PORQUE VOCÊ FALA UM MONTE DE ABSURDOS. COISAS QUE NÃO FAZEM NENHUM SENTIDO. FALA MAL DAS PESSOAS COMO SE TIVESSE FALANDO DE VOCÊ MESMO.

  • Zeca Maranhao

    Ainda tem gente que defende Jackson Lago, esse homem foi o pior governador que o MA já teve, se tivesse continuado no poder íamos ficar subordinados a outros estados pois ele estava dando tudo o que temos de valor ao Piauí. Deu o aeroporto interncaional de Barreirinhas, deu o portal de entrada dos Lençóis Maranhenses, consolidou o Delta das Américas como deles, nao permitiu que Sao Luis pelo menos se candidatasse a uma das sedes da Copa de 2014, expulsou grandes empresas como a Siderúrgica Baoestil que foi pra o Espírito Santo, mandou a Suzano e a refinaria ir procurar outro lugar para instalar, alegando que o MA nao tinha água pra tal investimentos, um verdadeiro inimigo do Maranhao. Era tanta notícia ruim na época do governo Jackson Lago que estávamos vendo a hora ele mandar aterrar o porto do Itaquí. Nao podemos esquecer que no governo dele perdemos todos os voos internacionais, o aeroporto quase perde o status de inteernacional e o nosso Cnetro Histórico quase perde o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. Nenhuma das 160 escolas fantasmas foi construída, nenhum hospital, nada. Sao Luís ficou jogada às traças e ele se apoderando das obras do PAC Rio Anil que é do Governo Federal.

  • giscard nunes

    Acho que os leitores do teu blog deveriam ver o que realmente foi escrito.

    RESPOSTA: NÃO PUBLICO DENÚNCIAS SEM COMPROVAÇÃO E MUITO MENOS COISAS QUE MANCHAM A HONRA DAS PESSOAS. ESTE NÃO É O OBJETIVO DO BLOG. ESTE RAPAZ QUE ESCREVEU SEMPRE PROCURA FALAR DAS PESSOAS COM A INTENÇÃO PURA DE ATINGÍ-LAS. NADA QUE SE APROVEITE.

  • modesto pires

    PARABENS A GOVERNADORA POR ESCOLHER O SECRETARIO QUE RALMENTE MANJA DO RISCADO , O POVO DO MARANHAO AGORA VAI TER UMA PÇA DE ESPORTE E O POVO DE TABOCAS PARABENIZA MAIS UMA VEZ A GOVERNADORA ROSEANA SARNEY PELA ESCOLHA DELE VALEUUUUUU .
    MODESTO PIRES /TABOCAS BARREIRINHAS MA

  • araujo

    todas as vezes que eu vou ao centro de são luís e passo perto de onde ficava o ginásio costa rodrigues, e vejo, com muita tristeza, o resultado de uma admnistração catastrófica. lugar onde por muitas vezes disputei jogos escolares e assisti muitos espetáculos esportivos. Espero, sinceramente, que o novo secretério de esportes faça por merecer a confiança da governadora, que eu ajudei eleger, faça um trabalho digno que o desporto maranhense merece e coloque de pé este que não é apenas um ginásio mas um monumento para prática esportiva do nosso povo. Espero ainda participar de eventos esportivos e levar meus filhos para também participarem, porque este ginásio é do povo maranhense, sr. joaquim haickel tenha uma boa sorte e que Deus o ilumine.

  • Tímon.

    Certo. Porém preocupo-me com muitas outras coisas além do Castelão e Costa Rodrigues. Sinceramente, já disse aqui e reitero mais uma vez que envergonho-me das cercarias do estádio – encravado onde bem sabemos. Ó Senhor Deus será que eles atentarão para o Barreto e a falta de infra-estrutura da Av. dos Franceses, aliás, da cidade como um todo para 2014!!! Boa sorte Joaquim, aliás – Bom trabalho, muito trabalho.

  • mauricio maranhão

    Olá Zeca, quanta besteira falou ess tal de Zeca Maranhão que espero que não seja você essa pessoa deve ser o próprio Sarney falando, tenho pena de pessoas com esse nível de conhecimento, quanto a você e todos os outros leitores equilibrados desejo um prÓspero 2011.

    RESPOSTA: MAURÍCIO, ATÉ PODEMOS NÃO CONCORDAR COM AS IDEIAS DO SARNEY, MAS NÃO COSTUMO OUVÍ-LO FALAR BESTEIRAS. NO MAIS, FELIZ ANO NOVO. SAÚDE E PAZ A TODOS NÓS.

  • Aldean

    Zeca não estou aqui para defender ou acusar governo nenhum, mas parece que as materias que vocês fazem, os comentários, sempre colocam os governos da familia sarney como sendo os melhores do Maranhão. Que esses governos sempre fizeram o melhor para o esporte maranhense, e que os outros não fizeram nada. Na realidade pouco se fez por todos os governos que se passaram em prol do nosso esporte, e, principalmente para o mais popular, o futebol. Fato esse, que deixamos de ter em nosso Estado uma praça de esporte à altura dos grandes centros. O que se percebe é que vocês só apontam os erros dos governos oposicionistas e não olham para os erros dos governos situacional. Acho que em vez de se procurar culpados, tem que se mostrar soluçoes e tirar o nosso esporte da lama. Não basta dizer que a secretaria de esportes está em boas mãos e não dar condições para o secretário. Não acredito que Sao Luis será uma subsede para a copa de 2014, pois não depende apenas do Estádio Castelão ofereceras condições exigidas pela FIFA, tem uma serie de outro fatores negativos que iram atrapalhar, hospedagem, transito, segurança, etc…

    Feliz Ano Novo pra você e que Deus ilumine o nosso esporte e que tenhamos grandes conquistas.

    Um abraço
    Aldean

    RESPOSTA: VAMOS ACREDITAR SIM. SÃO LUÍS PODE SER SIM O CENTRO DE TREINAMENTO DE SELEÇÕES NA COPA. ISTO É POSSÍVEL, BASTA QUE ALGUMA SELEÇÃO QUEIRA TREINAR AQUI. HOSPEDAGEM E LOCAL DE TREINAMENTO NÓS TEMOS. ATÉ 2014 TUDO FICARÁ PRONTO.

    turkish music

  • mauricio maranhão

    Zeca acho que tão preparando o terreno para o famoso desvio de verba, pois tenho certeza que o governo vai liberar dinheiro pra fazer outro castelão, esse papo é só armação de novo, abre o olho povo.

    RESPOSTA: ENTÃO VOCÊ ACHA QUE O GOVERNO JACKSON NÃO FEZ A EFORMA CONCRETA DO ESTÁDIO CASTELÃO PORQUE HOUVE DESVIO DE RECURSOS? É ISSO MESMO QUE EU ENTENDI?

  • Zeca Maranhao

    Maurício Maranhão

    Eu acho que tu só lê doutor Peta no Jornal Pinóquio pois tudo o que escrevi que Jackson fez contra SL e contra o MA foi amplamente noticiado pela imprensa . Tu ou tua família deve ter perdido a boquinha na quadrilha do doutor Jackson Navalha. O excelente governo de Roseana está tirando o sono de vcs, o maranhense reconheceu e deu a ela votaçao esmagadora. Obrigado minha Sao Luís. Eu só desejo a todos vcs balaios muita saúde para assistir de pé o melhor governo já visto no MA e como se governa um estado.

  • Jô São Luís

    Gozado falarem de governos anteriores que não queriam isso ou aquilo? Mas o secretário lá na Patagônia e o tal caderno já está aquí? Ainda nem sentou na cadeira??? Estranho demais para quem acompanha o esporte e sabe da tremenda exigência que vem passando alguns estados sedes com relação a este caderno de encargos e o efetivo cronograma. São Luís, é caos no trânsito, saúde e infra estrutura amigos, A pergunta é: o que mudou de Zés, Jackes e Roses da vida até hoje no esporte???? O esporte está à mingua, no chão como contribuição de todos eses citados, se não houve interesse de Jackes e Zés, de Rose ainda menos, porque passou toda a sua gestão sem sequer uma resposta com relação aos nossos principais equipamentos esportivos. Literalmente no chão. Não acredito em nehum destes governantes, me desculpem, mas está as claras os escalabros casos de desvios de verbas que vem ocorrendo nas cidades sedes com relação à Copa. Me compre um bode se aí não tem dedo do Fernando Sarney, vice da CBF. O Maranhão será sede, sem dúvida, mas por indicação politica e não deixará legado, como é o foco de cada evento deste porte, ao povo. Seremos de qualquer forma, até tapando fissuras no estádio com cola (maquiando), mas seremos, quanto a nossa infra estrutura, transporte, saúde e o prórpio esporte que a essa altura deveria estar sorrindo com a construção de mais uma praça esportiva para aliviar o gargalo, terá de se contentar, sei lá quantos anos depois de estar no chão, com o soerguimento do VELHO CASTELÃO e COSTA, com outros nomes como é de praxe destes "gestores" que passaram por nosso estado durante os últimos 12 anos. Essa é uma das realidades mascaradas, ou maquiadas do nosso esporte….Resta-nos rezar e rir, parece piada que São Luís será sub-sede de última hora, mas trata-se de politica e não de piada..,Sorte ao "novo" secretário de esportes…Feliz 2011 a vc Zeca.

  • Saulo José

    Espero mesmo que seja mesmo feito a parceria com federações e ligas amadoras e profissionais, que haja uma politica tecnica a sim, iremos ter chaces de fomentar a pratica esportiva em nosso estado.Pode se dar como exemplo o apoio dado a Liga de Taekwondo do estado que fez um belissimo trabalho de formação de atletas atingindo 1200 praticantes em 6 municipios do estado, levando uma atividade bem estruturada, pesso que o novo secretario tome conhecimento desse trabalho serio e que sirva de modelo para varios outros.