Unidos pelo esporte

Catorze dos dezesseis presidentes de federações filiadas à Associação das Federações Desportivas Amadoras – Afama assinaram manifesto em apoio à candidatura única do presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico.

A eleição será realizada no dia 23 de novembro. Neste novo momento, a Afama terá 16 federações filiadas, mas esse número será ampliado a partir do próximo ano.

Atualmente, as federações filadas são de: atletismo, basquete, beach soccer, ciclismo, capoeira, natação, ginástica, handebol, jogo de damas, judô, musculação, tiro esportivo, voleibol, karatê, karatê interestilo e karatê shokotan.

Segundo Eurico Pacífico, a principal proposta é de união das federações para que elas possam ser melhor respeitadas pelos governos Federal, Estadual, Municipal e também pela iniciativa privada.

– É um novo desafio para mim. Eu acredito que posso dar uma contribuição a mais ao esporte maranhense, além do beach soccer. Eu não tenho a menor dúvida que, com o apoio e a participação de todos os presidentes vamos escrever uma nova página na história do esporte amador no Maranhão – disse entusiamado Eurico Pacífico.

Pacífico lembrou aos presidentes de federações que em 2011 o governo do Estado lançará o programa “Nota Premiada” que, além do futebol profissional vai contemplar o esporte como um todo.

Repercussão

O presidente da Federação Maranhense de Basquete, Manoel Cid destacou que a união das federações em torno de um projeto único será muito importante para o crescimento do esporte no Maranhão.

– A reunião foi maravilhosa. Eu acho que a gente precisa muito dessa organização para puder chegar a algum lugar. Eu acho que cada um tem que fazer a sua parte no esporte, mas uma vez que você se une consegue reivindicar coisas melhores para o esporte junto aos governos e também iniciativa privada – destacou.

O presidente da Federação Maranhense de Voleibol, Edivaldo Pereira – o Biguá lembrou que o momento é bastante oportuno e que a união das federações é a única saída para que o esporte no Maranhão possa trilhar por novos caminhos.

– O momento é extremamente oportuno. Entendo que, ou se une agora ou o esporte vai entrar num grande buraco. O que nós precisamos é de organização. Individualmente a coisa hoje funciona a trancos e barrancos, mas nós não temos a noção da nossa força. Nós das Federações juntos temos mais poder do que muitas prefeituras, no entanto nós somos vistos comos ‘pidões’. Quando chegamos em órgãos públicos tem gente que se esconde. Nós que trabalhamos com esporte precisamos nos unir. Essa é a nossa única saída, não existe outra coisa a fazer – disse.

O presidente da Federação de Natação, Márcio Jupira disse que os presidentes de federações firmaram o compromisso de elaborar um documento que será entregue à governadora Roseana Sarney.

– Foi importante ver a vontade de todos os presidentes das federações para levar à frente o projeto adiante. Vamos fazer um documento e procurar sensibilizar a governadora. Vamos levar até ela os nossos objetivos, mas eu acredito que só vai melhor se todos os presidentes tiverem os mesmos propósitos. Não podemos deixar que um projeto como esse fique parado. Acho que nós vamos viver um novo momento agora – acredita.

Uma resposta para "Unidos pelo esporte"

  • Mayron Frederico

    Parabéns Presidente, que Deus o abençoe em mais essa jornada!