Verdades e mentiras….

Continuo sem entender porque os clubes que disputaram e que ainda disputam o Campeonato Brasileiro Série D reclamam de uma “possível” mudança no regulamento da competição, especialmente nos critérios para definição das equipes classificadas à 4ª fase.

É o caso do Sampaio que anda com muito blá, blá, blá e promete até acionar o seu “departamento jurídico”. Faço esta explicação aqui a pedidos de vários torcedores do Sampaio que me telefonaram e mandaram e-mails.

Não tenho nenhuma procuração para defender a CBF, mas pelo que li, ainda em 2009 quando da participação do Moto Club e agora em 2010 com o Sampaio, os critérios foram absolutamente iguais.

A única coisa que a CBF fez foi dizer que os clubes que disputariam a repescagem deveriam chegar até a 3ª fase e isso parece óbvio. Como um clube eliminado na 1ª fase poderia pular para a 4ª fase?

Vejamos o exemplo do Mixto-MT. Este ano, o time matogrossense terminou a 2ª fase com 19 pontos. Com esta pontuação, o Mixto, ainda que eliminado pelo América-AM (na 2ª fase) tem a segunda maior pontuação na competição devido à campanha extraordinária na 1ª fase, embora tenha jogado menos do que sete das oito equipes que disputarão a 4ª fase.

Os regulamentos, portanto são iguais. Não há o que reclamar. Se tivessem que dizer alguma coisa que o fizesse antes da bola rolar, agora é tarde de mais. Qualquer coisa agora é querer brincar com o torcedor.

Resumo do Regulamento de 2009

 Resumo do Regulamento de 2010

Campanha nas três primeiras fases em 2009

Campanha também nas três primeiras fases em 2010

Assunto encerrado….

Regulamento Série D 2009

Regulamento Série D 2010

3 comentários para "Verdades e mentiras…."

  • ANDRÉ RIBEIRO

    É ZECA,

    TU TENS RAZÃO. NA VERDADE HOUVE ALTERAÇÃO NO REGULAMENTO DA SÉRIE D 2009 DURANTE A COMPETIÇÃO, MAS NO COMEÇO DO CAMPEIONATO VALIA SÓ PRA 3ª FASE, ATÉ PORQUE O GRUPO 1 SÓ TINHA TRÊS EQUIPES E AÍ SAIRIAM PREJUDICADOS NA SOMA GERAL POIS TERIAM UM JOGO A MENOS EM RELAÇÃO AOS DEMAIS.
    MAIS UMA VEZ O SAMPAIO TEVE TODAS AS OPORTUNIDADES DE SE CLASSIFICAR. ANO PASSADO COM O PAYSANDU, EM CODÓ-MA, SÓ PRECISAVA DE UM GOLZINHO… PASSOU JOGO TODO PRESSIONANDO E NADA… JOGOU BOLA NA TRAVE COM UMA CABEÇADA DO ZAGUEIRO TRICOLOR DENTRO DA PEQUENA ÁREA DO PAYSANDU QUE EXPLODIU NO TRAVESSÃO… E ALI COM 1 X 0, REBAIXARIA O PAYSANDO E MANTERIA O TRICOLOR NA TERCEIRA. AGORA MAIS UMA VEZ, SÓ FALTOU UM GOLZINHO, O SEGUNDO TEMPO TODO COM UM JOGADOR A MAIS. FALTOU GARRA, POIS NAQUELES 2X0 CONTRA O CSA NO 1º TEMPO EM MACEIÓ E DEPOIS DEIXAR EMPATAR.
    É FOGO.
    AGORA É CONSEGUIR A CLASSIFICAÇÃO NOVAMENTE PRA SÉRIE D.
    UMA PERGUNTA: É O CAMPEÃO MARANHENSE DE 2010 OU O DE 2011 QUE SE CLASSIFICA PRA SÉRIE D DO ANO QUE VEM?

  • motense

    Zeca, apenas um detalhe no ano passado houve uma confusão maior, pois teve um grupo que na primeira fase só tinha 3 times, se eu não me engano, foi o grupo do Nacional-AM. No começo da competição eles divulgaram que o critério de classificação da 3ª para quarte fase seria os pontos da terceira fase e não do total, em virtude da menor quantidade de jogos do grupo 1. Na terceira fase, após a eliminação do Nacional para o Cristal e do Genus para o São Raimundo, foi que seu Virgilio Elisio confirmou que o critério seria a pontuação Geral e não na terceira fase. Com relação a competição deste ano, não resta dúvida o regulamento, conforme vc mostrou está claro, e o que vale é a pontuação geral.
    Zeca, outra coisa, vc tem alguma informação do novo time do MOTO?. A diretoria tá fazendo tanto segredo, que eu estou até desconfiado desta tal parceria. Será que o nosso sofrimento irá continuar.
    Tomara que os “ILUSTRES MOTENSES”, que se elegeram procurem ajudar o clube que eles dizem que tanto amam!

  • Celso Azevedo

    Zeca Soares, concordo em parte com seu comentario, pois no campo juridico o Portugues altera a interpretação, a CBF vem sempre fazendo conchavo para prejudicar os clubes do Maranhão, o arbitro que veio apitar Sampaio X Guarani, deixou muito a desejar pois o penalti em Robinho foi legitimo e ele não marcou, a torcida teve um bom comportamento, ser insultado no estadio isso é normal ou que le procure uma outra profissão….E o presidente da Federação Cearense no campo, nos somos é besta demais pois perdemos fora de campo sem força politica apesar de …..