Baratão do futebol

Não consigo entender porque os jogadores maranhenses servem para os clubes de fora e não para as equipes daqui. Será que os empresários do futebol enxergam mais do que os nossos dirigentes e por isso chegam e levam os nossos talentos?

Vou começar pelo Misael que foi dado pelo Moto ao Ceará e hoje está bastante valorizado. Mas ele não foi o primeiro e nem será o último a sair de graça.

O empresário César Sampaio esteve por aqui no mês passado e levou o Egdar do MAC de graça. Deixou a promessa que se o jogador for vendido, o MAC colocará a mão na grana. O torcedor do MAC pode começar a rezar para o negócio dar certo logo.

Depois foi a vez do Sampaio que liberou de graça para o Vila Nova-GO, o zagueiro Mimica e o atacante Tiago Miracema. O Sampaio não recebeu um tostãozinho pelo empréstimo dos dois. Agora, estamos acompanhando o namoro do Vitória-BA e até do Cruzeiro (time B) com o atacante Célio Codó. Tem ainda uma proposta de transferência para o futebol da Coreia.

Enquanto os times de fora querem levar o que há de melhor no Sampaio, os dirigentes tricolores procuram um homem que saiba fazer gol. Pergunto: este jogador não seria o Célio Codó? Porque pensar em buscar lá fora o que temos aqui? Vale à pena liberar um jogador de graça sob a promessa de venda no futuro? E pensando nesse futuro, o Sampaio já colocou a mão em Júnior Chicão, ex-Bacabal.

Seria esta a única preocupação dos dirigentes de clubes por aqui? Vão continuar esperando que este ou aquele jogador venha a ser negociado a “preço de banana” para que possam recuperar aquilo que estão tirando do bolso e colocando nos clubes? Até quando o futebol por aqui vai continuar sendo feito assim?

É essa a realidade no futebol maranhense. Acho que o assunto merece uma profunda reflexão. E você o que acha? Deixe a sua opinião aqui.

9 comentários para "Baratão do futebol"

  • jurandir junior

    Zeca vc estava no jogo de sábado? Vc olhou o lateral direito do Ribamar ele não é só lat. direito como lat. esquerdo novo e esta sem clube porquer os diretores de clube não prestam mais atenção a estes jogadores, pois ele e de base do Paulista de Jundiaí, porque o Sampaio não olha um jovem talento em vez de contratar furural, um abraço de um torcedor boliviano que estava no treino.

  • Mario Hélio Brito

    Meu amigo , é preocupante sim , sou um torcedor que vou ao estádio e pago ingresso . Valorizo na medida do possível o futebol do maranhão , porém , a sensação que tenho é que nada vai mudar . O IAPE também está negociando alguns jogadores , ouvi falar que com o próprio Cruzeiro de MG ( se não me engano 2 jogadores ) e você nunca fica sabendo o valor das transações . Desde a obscura venda de Cléber Pereira para o Atlético do PR que isso acontece , inclua aí Arlindo Maracanã , Mizael , Mimica , Thiago Miracema , Abuda , Palito , Ralf , Célio Codó , etc…
    O Sérgio Frota pelo menos reestruturou o CT do Sampaio ( vide site do clube ) , e deu um ar mais profissional na gestão administrativa , em contrapartida não ganha NADA . Vem uns times do interior do Pará e do Ceará e tomam a nossa classificação numa paupérrima série D .
    Uma folha de 160 mil é suficiente para se montar um bom time , competitivo inclusive para série B . Vamos ver como o Sampaio e JV Lideral vão se sair na competição.
    Abraço.

  • Henrique Júnior

    Prezado Zeca,
    Parabens pela matéria. É justamente o ponto a ser discutido para desenvolvimento do nosso futebol. Os times gastam absurdos com jogadores dispensados de outros clubes. Clubes este de baixo nivel, pois não tem vindo para nosso Estado jogadores provinientes de grandes Clubes. Quando um ou outro tem passagem por equipes respeitadas o fez ainda no inicio da carreira e fora dispensado pelo baixo nivel técnico.
    Há de se dizer que a maioria dos atletas que por aqui passam fazem parte de “panelinha” de tecnicos que vivem vida de cigano pela Quarta Divisão do futebol brasileiro.
    Esse debate precisa tomar proproções maiores e ocupar mais os meios de comunicaçao do Estado.
    Ao inves de IAPE ceder ou vender jogadores, nesse momento, para times de outros Estados, deveria cedê-los a JV Lideral e Sampaio, sfazendo duas seleções do nosso futebol. Ai observamos o resultado na Séie D. Constamos os eros e, juntos, o Clubes devem corrigir para o representante da Série D 1011 tenha condições de fazer uma campanha ainda maior.
    Não interessa o Clube que vai representar. É o futebol maranhense que está em campo. Todo e qualquer resultado é atribuido a todos os maranhenses.

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    ZECA, É FATO QUE O FUTEBOL MARANHENSE CHEGOU LITERALMENTE AO FUNDO DO POÇO EM TODOS OS ASPECTOS. ESTAMOS NA SÉRIE D PORQUE NÃO TEM MAIS NENHUMA OUTRA DEPOIS DESSA. OS CLUBES NÃO EXISTEM, COM EXCEÇÃO DO MAC QUE AINDA TEM UMA INCIPIENTE ATIVIDADE SOCIAL. O SAMPAIO É UM TIME DE FUTEBOL, COM UMA SEDE SEM QUALQUER ATIVIDADE SOCIAL. O MOTO, INFELIZMENTE, HOJE NINGUÉM MAIS SABE O QUE É, POIS SAIU DAS PÁGINAS ESPORTIVAS PARA SE TORNAR MANCHETE POLICIAL. NA REGIÃO TOCANTINA O IMPERATRIZ HOJE É UM TIME AMANHÃ PODE NÃO SER MAIS E O J V LIDERAL É UM CLUBE/EMPRESA QUE QUANDO COMEÇAR A DAR PREJUÍZO, COM CERTEZA ENCERRA SUAS ATIVIDADES, OS DEMAIS QUE DISPUTARAM A COPA UNIÃO SÃO TIMES COM PRAZO DE VALIDADE, OU SEJA, MANTIDOS POR POLITICOS QUE A QUALQUER MOMENTO PODE ENCERRAR ATIVIDADES, BASTA SEUS “PRESIDENTES DE HONRA” NÃO SEREM REELEITOS.
    PORQUE ESTOU DIZENDO ISSO!!! PORQUE ACREDITO QUE O FUTEBOL MARANHENSE DEPENDE DE VÁRIOS FATORES PARA SAIR DESSA SITUAÇÃO E UM DESSES FATORES É CONSEGUIR SUBIR PARA A SÉRIE C, E PARA ISSO O SAMPAIO PRECISA DE EQUIPE FORTE E NESSE SENTIDO NÃO ESTOU ENTENDENDO A POLÍTICA ADOTADA PELA DIREÇÃO DO SAMPAIO. ESTÁ SE DESFAZENDO DOS SEUS MELHORES VALORES, MIMICA, TIAGO MIRACENA E POR ULTIMO PARECE QUE ESTÁ SAINDO CÉLIO CODÓ, QUE A CADA DIA VAI PARA UM CLUBE DIFERENTE. MIMICA E TIAGO MIRACENA FORAM PARA O VILA NOVA-GO, TIME QUE DISPUTA A SÉRIE B, E LÁ SÃO TITULARES E CÉLIO CODÓ, SONDADO PELO VITÓRIA-BA E CRUZEIRO-MG, E AGORA PELO FUTEBOL COREANO.
    NÃO ESTOU ENTENDENDO ESSA POLÍTICA, SE ALGUÉM PUDER EXPLICAR …POR FAVOR!!!
    TALVEZ EU NÃO ESTEJA SENDO SUFICIENTEMENTE INTELIGENTE PARA ASSIMILAR A ESTRATÉGIA DE TÃO BRILHANTES DIRIGENTES.

  • Neraldo Batista

    Zeca o grande problema é que os nossos dirigentes são todos Masoquistas!!!!!

  • Paulo da Cohama

    O IAPE não ganhou tudo e todos, por quê esse time não poderia ser a base do Sampaio, com valores totalmente da casa ?

  • Ze Carlos

    Esse Paulo da Cohama parece que nasceu ontem, rapaz, gostaria de vê um time genuinamente maranhenses disputando uma serie D a A e Copa do Brasil.

    Rapaz!! e seu Zeca teimoso, Anos e anos que já está provado comprovado cHororô e tudo mais, quando chega na competição NACIONALLLLLLLLL, aí a imprensa, seu ZECA, seu SICRANO seu FULANO, a frase é a mesma:

    _RELAMENTE O NIVEL DO FUUTEBOL MARANHENSES NÃO SERVE DE PARÂMETRO – É MUITO BAIXO!!!!!!!

    Rapaz!! Esse Seu IAPE, com Curuca e CIA, na hora que disputar uma Copa do Brasil, Serie D, C…. é um chororô danado. esses filme é antigo. a frase é a mesma, tem que contratar.

    Colocar um bando de jogadores semi-profissional pra vestir a camisa do SAMPAIO é muita falta de conhecimento no futebol.

    Seu Paulo da COHAMA, os jogadores melhorzinho, ele é logo negociado, vai embora, se manda, some, não vê o seu IAPE, quer por quer colocar jogadores no Cruzeiro, Flamengo…. só fica aqui os amadores. e ruimssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss, os perna-de-paus, esses vão resolver o problema do SAMPAIO, dá licença seu ZECÃO e SEU PAULO da COHAMA.

    RESPOSTA: EU NÃO SOU TEIMOSO NÃO ZÉ CARLOS, NEM DEFENDO UM TIME SÓ DE MARANHENSES, DEFENDO UM TIME DE BONS JOGADORES E ISTO O SAMPAIO NÃO CONSEGUIU FAZER ATÉ AGORA. E ENQUANTO O ATLETA DAQUI NÃO TEM VALOR, OS EMPRESÁRIOS CHEGAM E LEVAM OS JOGADORES DAQUI E LÁ FORAM ELES FAZEM SUCESSO. APENAS ISTO.

  • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Esee é um assunto que me irrita bastante. O amigo Zé Carlos está mais ou menos correto, o que falta para o jogador maranhense é uma boa base em todos os sentidos, BONS TREINADORES(ATÉ MESMO PARA O SUB 18), psicologos, nutriocinistas, um bom preparador fisico, enfim, ter boas condições. Até me lembrei de um comentário do Fontenelle) “As divisões de base do MARANHÃO não é tão boa como pensam, surgi um jogador ou outro exporadicamente, quando treinam jogam a bola pra cima e saiam correndo atrás dela”
    O MAC se ilude que tem uma boa divisão de basee, a filosofias adotada pelos ATLETICANOS é a mesma de 20 atrás, não se modernizaram, a desculpa é que deu certo no tri campeonato, mas as coisas mudam e os caras tem que ser flexiveis para mudanças.
    Jogador maranhensee tem sim e muittss mas mal preparados e mal aproveitados e quando surgi é mal negociado.
    E o pessoal daqui não sabe caçar jogador pelos bairros, conheço um rapaz da Raposa que tão querendo levá-lo para Grécia, aliás não é só ele, tem um amigo dele também. O empresário foi à Raposa e procurou por uma pessoa envolvida com o esporte e essaa pessoa indicou uns 5 jogadores, daí fizeram teste com os meninos(média de 16 anos) e selecionaram 2. Eu acredito que seja o Raimundinho Lopes que esteja querendo levar os garotos para a Grécia. Inclusive um dos meninos é da base do Sampaio. Pois é, o empresário foi atrás, e os dirigentes não fazem isso.
    Zeca, ano que vem O MAC deveria parar por 6 meses , contratar um bom técnico de fora, fazer peneiras pelos bairros, selecionar 22 garotoss para o sub 15 e 22 garotos para o sub 18, tem que sair pelos bairros, pois em todo canto tem times de empresários, muitos deles são ex jogadores como Valbér, como Robson (que era um zagueiro do moto).. O adolescente não quer mais saber de procurar o MAC, O MOTO E O SAMPAIO. Os dirigentes tem que entender isso e ir atrás deles.

  • José Linhares Jr.

    Sou um leitor assíduo do seu blog e queria lhe parabenizar pelo novo layout. Muito bom mesmo.

    Abraços

    RESPOSTA: OBRIGADO JOSÉ LINHARES JR. ESPERO CONTINUAR SER MERECEDOR DA SUA CONFIANÇA.