Campeonato Maranhense 2010

Estive analisando a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense apresentada ontem à noite aos clubes, durante reunião do conselho arbitral. Clubes e Federação já decidiram e o Campeonato Maranhense terá mesmo 12 equipes.  Vários aspectos chamam a minha atenção, mas o principal deles é o fato de um clube “quase morto” na 1ª fase cair num tal “Torneio da Morte” e ainda ter chance de chegar à final dos turnos e poder ser campeão. Isto é estranho demais e não será bem assimilado por parte do torcedor.

Fiz as contas e vejam que engraçado. Uma equipe que terminar a 1ª fase na 1ª colocação do seu grupo e passar pelo mata-mata irá fazer, por exemplo no 1º turno, exatos 13 partidas. No entanto, uma equipe que terminar entre a 4ª e 6ª colocações e se salvar no “Torneio da Morte” chegando ao quadrangular final terá feito 16 partidas.

Hoje, os clubes deverão analisar melhor a proposta apresentada e espero que consigam começar a enxergar essas falhas.

Espero que clubes e Federação pensem um pouco mais antes de bater o martelo. Porque não fazer um sistema mais simples e de fácil compreensão para o torcedor? Porque complicar tanto?

15 comentários para "Campeonato Maranhense 2010"

  • ze carlos

    Zeca, como teu blog é o portal de comentários no futebol genuinamente maranhense, la vai menha opinião:

    Como se diz no meio juridico esse campeonato esta EIVADO irregularidade.

    vou só citar a primeira segundo a LEI como o Maranhão não existe LEI, um regulamento deve valer por dois anos. O do maranhão só vale 1 ano, começando pelos números de clubes e o a quantidade de rebaixados.

    Não vou citar mais 300 irregularidades porque não tem espaço, mais se o STJD e o TJD, existir JURISTA DE MORAL esse campeonato do seu GEOGRAFIA não vai valer.

    Nas entrevistas, o seu GEOGRAFIA ainda diz que é pra moralizar o campeonato, me diga Zecão, pode!!!!!!

    RESPOSTA: NÃO PODE NÃO ZÉ CARLOS.

  • Pela Moralidade

    Definitivamente se o TJD aceitar milhões de irregularidade, realmente esses Advogados que compõe esse TRIBUNAL, jamais quero te um dia precisar de seus serviços naminha VIDA, porque realmente, eles não são digno de respeito e moral na sociedade.

    om certeza no STJD não passa.

    O correto, seria, anular a 2ª divisão realizar outra este ano, com disse o ZECA SOARES, Moto, Chapadinha, Viana, Santa Quitéria e ainda, o Sabiá de Caxias, Marilia, Porto Franco e outros, ninguém ficaria sem futebol durante o restante do ano.

    Ainda, atropelaram o regulamento do ano passado que tinha que vigorá até 2011, realmente só tem MACULADO entre esse dirigentes do futebol do Maranhão.

    A revolta é tão grande que eu assiduo frequentador do Nhozinho santos, acho que vou deixar de frentar essa Po***a de futebol esse e mais uns cinco que me aconpanha.

    Eu primo pela moralidade não são esses BOCA-ABERTA de dirigentes.

  • carlos moreira

    Zeca gostaria de lhe informar que a sua informação não está correta, na reunião de ontem na FMF não se decidiu fazer o campeonato com 12 clubes, pois quem vai dicidir é a Justiça Desportiva, confira novamente com a sua fonte de informação.

    RESPOSTA: DE FATO A QUESTÃO TERÁ QUE SER DECIDIDA PELA JUSTIÇA DESPORTIVA. NÃO ESTA DE ONTEM, MAS A ANTERIOR. MAS A INFORMAÇÃO QUE TODA IMPRENSA DIVULGA HOJE É A MESMA QUE PUBLIQUEI. SE FOR A JUSTIÇA DESPORTIVA MESMO ERA MELHOR ESPERAR O JULGAMENTO QUE NUNCA FOI CONCLUÍDO. VÃO ESPERAR AGORA POR OUTRA DECISÃO?

  • Alexandre

    Caro Zeca,

    O Problema do nosso Estado é a falta de humildade de muitas pessoas. Quem não entende de futebol, mais quizer contribuir que vá ao estádio torcer, como eu.
    Agora, por ue a Federação não chamou pessoas como você e outros da imprensa para discutir assuntos afetos a todos.
    O que será feito para ajudar os times?
    A Federação não busca apoio de ninguém, por que será?
    Independente de time a torçer, o nosso Futebol está se acabando.
    Por favor, faça alguma campanha, reúna a imprensa livre e independente. Salvem o futebol!
    Sou Motense apaixonado, e fico cada vez mais triste.
    Abraços e conto com você.

  • WAGNER SILVA

    Caro zeca,

    Quero saber sinceramente até quando vocês da chamada “IMPRENSA ESPORTIVA” do maranhão vão ficar acobertando esse bando de canalha que fazem esse futebol falido de nosso estado. Estou cansado de ouvir tanto você como os outros reponderem comentário dizendo que são contra e ficarem de bico fechadinho.
    Não seu Zeca, não é só repondendo comentário e dando sua apinião de que é contra que resolverá alguma coisa, tem é que ecrever no seu blog (diga-se de passagen o mais lido do imirante), contar toda a palhaçada, levar ao conhecimento da imprensa nacional e internacional.
    Agora não venha me dizer que você já escreveu algo desse tipo. Essa imprensa maranhense é igualzinho a seu Alberto Ferreira e demais diretores de clube que comulgam com uma canalhice dessa.

    RESPOSTA: EU NÃO O CONHEÇO, PORTANTO NÃO VOU COMPARÁ-LO A NINGUÉM, MUITO MENOS AO ALBERTO FERREIRA. JÁ ESCREVI MILHARES DE TEXTOS AQUI E MANIFESTEI A MINHA OPINIÃO. O ÚLTIMO QUE ESCREVI FOI (É AGORA OU NUNCA): VOCÊ NÃO DEVE TER LIDO: http://colunas.imirante.com/zecasoares/2010/06/01/agora-ou-nunca

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    É TRISTE ASSISTIR A TODO ESSE ESPETÁCULO DE ABSURDOS!!! SERÁ QUE ESSA TURMA DA FEDERAÇÃO…DOS CLUBES E ALGUNS SETORES DA IMPRENSA ESPORTIVA AMESTRADA PENSAM QUE O TORCEDOR É TOLO??? SERÁ QUE ELES PENSAM SABER TUDO??? JOGARAM A ULTIMA PÁ DE CAL QUE FALTAVA PARA SEPULTAR O FUTEBOL MARANHENSE!!! O FUTEBOL MARANHENSE É UM CORPO INSEPULTO E PUTREFATO!!!
    EU ME ADMIRO EMPRESÁRIOS BEM SUCEDIDOS NOS SEUS NEGÓCIOS PARTICULARES QUE BEM OU MAL TEM UM NOME A ZELAR, QUANDO SE TRANVESTEM DE PRESIDENTE OU DIRETOR DIZEM UMA COISA DE MANHÃ…OUTRA A TARDE E OUTRA A NOITE, SÃO INCAPAZES DE ASSUMIREM AS DECLARAÇÕES QUE DÃO…QUAL A CREDIBILIDADE E A SERIEDADE QUE A IMENSA TORCIDA MARANHENSE PODE ESPERAR QUE ESSES SENHORES OFEREÇAM AO FÁLIDO FUTEBOL MARANHENSE???

  • JOAQUIM CARVALHO

    FUTEBOL MARANHENSE, FUI….

  • CARLOS

    É ZECA DE FRENTE COM MAIS UM ESCÂNDALO NO NOSSO FUTEBOL, VC VEM FALAR EM FORMULA DE DISPUTA VC DEVE ESTÁ BRINCANDO, CADÊ SUA INDIGNAÇÃO , DEPOIS VEM RESPONSABILIZAR A FMF PELA MAZELA Q É NOSSO FUTEBOL,COM ESSA SUA ATITUDE SÓ MOSTRA O QUANTO ESSA IMPRENSA TENDENCIOSA Q VC FAZ PARTE TEM TANTA RESPONSABILIDADE PELO FUTEBOL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO E PODE ACREDITAR ZECA VC É TÃO RESPONSÁVEL QUANTO ALBERTO FERREIRA, COM SEU SILÊNCIO VC É NO MINIMO CÚMPLICE DE MAIS ESSE ABSURDO NO NOSSO FUTEBOL, TUDO PARA SALVAR SEU MOTO DO CORAÇÃO, MAS ACREDITO Q EXISTEM PESSOAS SERIAS NO NOSSO FUTEBOL Q VÃO LUTA PARA Q MAIS ESSA AFRONTA A LEGALIDADE NÃO SE CONCRETIZE.

    RESPOSTA: EU ACHO QUE VOU PARAR DE ESCREVER E DEIXAR NO BLOG APENAS A MINHA OPINIÃO SOBRE TUDO ESTE ESCÂNDALO. VEJA O LINK: http://colunas.imirante.com/zecasoares/2010/06/01/agora-ou-nunca/

    E POR FAVOR, ME POUPE DESSAS COMPARAÇÕES. VOU ACREDITAR QUE VOCÊ ESTÁ APENAS QUERENDO TIRAR ONDA COMIGO. É DEMAIS ASSIM.

  • José Carlos Pereira Martins

    ONDE ESTÁ A MORALIZAÇÃO?

    É como diz Borys Casoy,… …isso é uma vergonha! A imporensa comungar com os erros continuados da Federação Maranhense de Futebol? Os dirigentes assinarem acordo colocando equipes que só envergonharam o futebol maranhense perante o Mundo, com aquele escandaloso episódio da Segunda Divisão? Onde está a Justiça Esportiva de nosso estado? Onde andam aqueles que falam em moralização do futebol maranhense? Triste futebol…. ….. o que vão falar os críticos esportivos do Brasil e do Mundo? Comungo, isto sim, com o posicionamento do advogado do Sampaio Correa, Dr. Viveiros Vieira, pois isto não pode ficar a bel prazer de seu Geografia e comandita. O futebol do Maranhão tem que ser moralizado e esse assunto deve ser levado até a última estância nos meios jurídicos. Temos que passar o nosso futebol a limpo e não desmoralizarmos como estão fazendo alguns dirigentes. Ainda falam num Torneio da Morte para classificar clubes. Eles têm razão! O Campeonato Maranhense de 2010 é um verdadeiro aborto, com a participação de Moto e Chapadinha que foram rebaixados na vergonhosa segundona de 2009. Será que a torcida vai prestigiar? Tenha santa paciência, Sr. José Alberto de Morais Rego! Plagiando Silvan Alves: José Alberto procura um cofo, lava teu pé e te deita; Carlos Alberto, Ferreira deita no caixão e deixa o enterro seguir que o corpo já está fedendo. Está última faz parte do meu repertório, Ok!

  • Fred_Boliviano

    E o pior de tudo isso é que tem cronista esportiva de rádio defendo essa falta de respeito!!! Depois ainda querem falar mal do presidente da Federação. (são piores do que torcedores alienados!!!!)

    RESPOSTA: FRED NÃO VOU JULGAR NINGUÉM. CADA UM TEM A SUA OPINIÃO. QUE FAÇAM A AUTOCRÍTICA SOBRE O ASSUNTO.

  • Anderson

    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
    SE O CAMPEONATO DA 2 DIVISÃO DE 2009 FOR ANULADO, SERÁ QUE FMF VAI TER DINHEIRO PARA INDENIZAR (POR DANOS MORAIS E MATERIAIS) TODOS OS TORCEDORES QUE PAGARAM SEUS INGRESSOS E FORAM AOS JOGOS PRESTIGIAR SEUS TIMES, NA EXPECTATIVA DO ACESSO?

    RESPOSTA: NÃO SEI NÃO. A SENSAÇÃO QUE TENHO É QUE TUDO ISTO É UMA GRANDE PIZZA.

  • Junior tubarão

    ONDE VAI PARAR A MORALIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL MARANHENSE??? ENGRAÇADO QUE ESSE GEOGRAFIA e ALBERTO FERREIRA, ASSIM QUE SAIU O ESCANDALO DA SEGUNDONA, ELE FOI JUSTAMENTE NA MIRANTE, E VCS DEVEM ETR AÍ AS GRAVAÇÕES DA MATÉRIA, E DISSE; Coloca aí o link dessa matéria de novo Zeca? vc não está com medo deles não né??

    “ENTREVISTA DELE LOGO APÓS O VEXAME NA SEGUNDONA: criticou os dirigentes dos clubes envolvidos no resultado suspeito. – É uma vergonha para o futebol o que os dirigentes dos clubes fizeram. Eu não tenho culpa de existirem dirigentes deste naipe. Então não é preciso ir a campo. Pergunta quantos gols precisam e pronto. Bota logo no placar – disse ao “imirante.com”

    e agora é um dos primeiros a vir BATER O MARTELO junto com ALBERTO FERREIRA, deixando os clubes envolvidos ainda participarem da 1ª DIVISÃO DO MARANHENSE 2010. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    outra matéria, com a palavra do Sr Alberto Ferreira:

    Presidente da Federação: Caso “desmoraliza o futebol maranhense”

    O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Alberto Ferreira, afirmou que o caso “desmoraliza” o futebol local e determinou a abertura de sindicância para investigar o caso.

    – Eu acho que foi um escândalo. É uma coisa que vem desmoralizar o futebol maranhense. Todos nós sabemos que, em situação normal, o Chapadinha não perderia assim. Eu já estou redigindo uma portaria, pedindo uma sindicância para apurar o que aconteceu em Viana. Logo depois de apurar o que houve, vamos mandar para a Justiça Desportiva – afirmou ao site ‘imirante.com’.

    O diretor-técnico da entidade, José Alberto de Morais Rêgo, criticou os dirigentes dos clubes envolvidos no resultado suspeito.

    – É uma vergonha para o futebol o que os dirigentes dos clubes fizeram. Eu não tenho culpa de existirem dirigentes deste naipe. Então não é preciso ir a campo. Pergunta quantos gols precisam e pronto. Bota logo no placar – disse ao “imirante.com”.

  • Eudes

    Pensei que o Chapadinha tinha sido suspenso pelo TJD. Foi ou não foi caro Zeca?

    RESPOSTA: FOI ISSO MESMO. O CHAPADINHA FOI SUSPENSO.

  • elio torres

    olha eu sou favor dos 12 clubes da volta do moto.e da cidade de chapadinha que a exemplo de imperatriz adora futebol. o que us dirigentes de clubes tem que ser mais e unidos em busca de um proposito que e fortalecer o nosso futebol nao se faz futebol com retaliacao e sim com uniao covenhamos o moto ja pagou seus pecados ja foi humiilhado em todo us sentidos nao e correto ele voltar claro que nao; mais e justo pelo o que ele reprezenta pro nosso futebol primcipalmente da capital embora isso deixa livre um caminho pra umasegunda divisao aberta pra todos o que nao seria o caso se o moto tivesse disputandooooo . esse e meu ponto de vistaaaaaaaaaa;;;;;;;;;;;;

  • moacir patricio

    SR ALBERTO FERREIRA,USE E ABUSE(CONTINUE ABUSANDO)A FEDERAÇÃO É SUA, FAÇA DELA O QUE QUISER,O FUTEBOL DO MARANHÃO SÓ SERÁ LIVRE DESSA ROUBALHEIRA QUANDO DEUS LHE CHAMA.QUE OS ANJOS DIGAM AMÉM….