Ainda a Copa Nordeste

O debate é uma das mais importantes manifestações da democracia.
Muitos que lêem essas linhas foram criados sem fronteiras no campo da expressão.
Seguindo princípios falamos e pensamos o que quisermos.

Há dois dias, a volta da Copa Nordeste era cobrada com veemência por todos.
Não li, ouvi um comentário que fosse contrário à sua volta. Isso há dois dias.
Eis que o Nordestão é oficialmente “ressuscitado” e eis que as criticas por seu retorno ganharam vida.

Criticar é válido num mundo democrático, principalmente quando é feito de forma embasada, com argumentos.
O cerne das criticas em relação ao Nordestão está no calendário da competição.
Não aceitam o período de realização, que vai entrar pela Copa do Mundo e Campeonato Brasileiro, mas pergunto, se assim não for, como será?

Exterminem as ideias do fim dos Estaduais – isso é um devaneio.
Os campeonatos locais existirão até quando nossa bandeira deixar de ser verde e amarela.
Não sou fã dos Estaduais, os vejo cada ano mais enfraquecidos, chatos, mas existem “forças” maiores que os sustentam. Creiam!

Seja quando e como for (até mesmo com jogos aos domingos depois do Fantástico), temos de celebrar a volta do Nordestão, o “sinal 1” que nosso futebol pode sair da “UTI”.
Com a competição consolidada, investimentos aportarão por aqui, ela se tornará cada vez mais forte e inerente ao crescimento da Copa Nordeste virá a qualificação, o engrandecimento dos clubes. Isso é pontual!

Que coloquem times mistos, que a deixem em segundo, terceiro plano, mas não desdenhem de uma competição que pode trazer milhões de reais de lucro ao seu campeão.

Lamento não podermos bater no peito o fato de termos uma competição realmente nordestina, plural. Não engulo (nem com farinha) as ausências do Maranhão e Piauí, estados de futebol forte, torcidas apaixonadas, que precisam ainda mais que os demais da Copa para se soerguerem.

Que no ano que vem se reveja esse contexto, que se estabeleça um sistema de classificação por ranking, que pode vir a ser pelos famigerados estaduais, mas que tenhamos uma genuína Copa do Nordeste.

Façamos o esforço e apoiemos o Nordestão. Tanto torcemos por sua volta, não vamos agora “queimar” o seu filme.

Blog Futebol Nordestino

2 comentários para "Ainda a Copa Nordeste"

  • LUCAS

    ZECA ACHO QUE OS TIMES DO NOSSO ESTADOS NÃO TEM NENHUMA RAZÃO DE RECLAMAR PORQUE ESTÃO FORA DA COPA DO NORDESTE, POIS SE NA SERIE D FORAM MAIOR FRACASSO, NÃO GANHARAM NEM DOS TIMES INFERIORES DO INTERIOR DO PARA,VOCE VIU COMO O SAMPAIO SE CLASSIFICOU NA MARRA CONTRA O SÃO DOMINGOS UM TIME SEM TRADIÇÃO, ACHO QUE DEVERIAM PREPARAR UNS TIMES FORTE E FAZEREM UMA BOA CAMPANHA NESTE ANO E PASSANDO PARA A SERIE C E DEPOIS, REENVINDICAREM AS VAGAS, POIS PUBLICO TEMOS, ATE QUANDO VAMOS OUVIR O TIME DO SAMPAIO CHORANDO QUE ESTAR JOGANDO DESFALCADOS DE VARIOS JOGADORES QUEM ESTÃO CONTUNDIDO OU SUSPENSO, QUANDO COMEÇOU A COPA UNIÃO O SAMPAIO VINHA JOGANDO COMPLETO ATE A PARTIDA ANTES DO MAC, GANHOU E EMPATOU ALGUMAS PARTIDA NA MARRA TANTO QUE O TREINADOR FOI TROCADO, O TIME ERA ROD. RAMOS, DAILSON OU FERNADINHO, MIMICA, MAURO, JOILDO, ELOI,EDINHO,ANDRE RAMOS,CLEO,CASTOR, SELMIR, GABRIEL OU TIAGO MIRACEMA,E DEPOIS ÉQUE SAIRAM ALGUNS CONTUDIDO E FORAM CONTRATADOS OUTRO E O TIME COMEÇOU A REAGIR TANTO QUE ESTAR NA FINAL DO PRIMEIRO TURNO, EM ME EXPLIQUE QUAL DOS TIMES É OMELHOR O QUE COMPLETO ESTAVA JOGANDO MAU OU OS DESFALCADOS QUE LEVARAM O TIME DA FINAL, OUTRA COISA CANSEI DSE OUVIR O LIGERINHO E FONTINELE RECLANDO DE CELIO CODO , TIAGO E GABRIEL QUE ELES ERAM PIOR QUE O ANTIGO ZÉ ROBERTO AGORA ELES SÃO INDISPENSAVEL.
    OBS. O VICE PRESIDENTE DA CBF NO NORDESTE NÃO PODE CONSEGUIR AS VAGAS.

  • ACR Motense

    Esses mesmos nordestinos que se dizem vítimas de preconceito do pessoal do sul-sudeste são os primeiros a discriminar os seus conterrâneos. Argumentam que MA e PI disputavam a Copa Norte. Ora, alguém da CBF, que não foi às aulas de Geografia, acha que esses estados ficam na região Norte do país, fazer o quê? Esse Nordestão poderia ser a salvação do Moto Club, que está sem patrocínio, sem diretoria, sem time, sem técnico, sem tudo…