Jogada de “mestre”

Os clubes e a Federação Maranhense de Futebol decidiram modificar o calendário do futebol maranhense para a temporada 2010 durante a reunião do Conselho Arbitral realizada hoje a noite. Bom para Moto, Viana e Santa Quitéria.

A temporada 2010 começará com a Copa União e não mais o Campeonato Maranhense que ficou para o segundo semestre. A nova competição denominada de Copa União terá 11 equipes: Sampaio, Maranhão, Iape, JV Lideral, Imperatriz, São José, Nacional, Bacabal, Moto Club, Santa Quitéria e Viana. Sobrou apenas o Chapadinha dos clubes que disputaram a segunda divisão.

A Copa União começará no dia 17 de janeiro. A competição será disputada em dois turnos. No primeiro, as equipes jogam entre si no sistema de ida. Os quatro primeiros colocados estarão garantidos na semifinal e os vencedores farão a grande final. O sistema de disputa será o mesmo no segundo turno. A decisão do título e de uma vaga na Copa do Brasil em 2011 terá os dois campeões dos turnos que jogarão em sistema de ida e volta.

Com a criação da Copa União a Federação acabou a Taça Cidade de São Luís vencida este ano pelo Sampaio.

A decisão de agora à noite esfria a confusão criada após o escândalo da armação de resultados que ganhou repercussão mundial. Dessa forma, a Justiça Desportiva ganha tempo para decidir o que  fazer.

Primeira rodada – 17 de janeiro
Sampaio x Imperatriz
Bacabal x Maranhão
JV Lideral x São José
Nacional x Iape
Santa Quitéria x Moto

Segunda rodada – 21 de janeiro
Maranhão x São José
Viana x JV Lideral
Imperatriz x Santa Quitéria
Nacional x Sampaio
Bacabal x Iape

12 comentários para "Jogada de “mestre”"

  • Francisco Gaglianone

    MEU CARO AMIGO ZECA SOARES É PRECISO RECONHECER E TIRAR O CHAPÉU PARA ESSA TURMA. EM TERMOS DE “TRAQUINAGEM” ELES SE SUPERAM A CADA DIA, QUANDO EU PENSO QUE JÁ VI TUDO QUE NÃO PRESTA NO FUTEBOL MARANHENSE OS “MENINOS” APRONTAM MAIS UMA. AGORA É UMA TAL DE COPA UNIÃO!!! UNIÃO DE QUE??? SÓ SE FOR A UNIÃO DE TUDO QUE NÃO PRESTA NUMA COMPETIÇÃO SÓ!!!
    COM CERTEZA ESSA COPA UNIÃO JÁ NASCEU COMO UM GRANDE SUCESSO DE PUBLICO, COM CERTEZA OS EMPRESÁRIOS JÁ COMPARAM TODAS AS COTAS DE PATRONICIO…AFINAL NIGUEM VAI QUERER FICAR DE FORA DESTA, QUE COM TODA CERTEZA, UMA DAS MAIS ESPETACULARES COMPETIÇÕES DO BRASIL.
    POBRE FUTEBOL MARANHENSE….QUE DESCANSE EM PAZ!!!!

  • Paulo

    Se essa ação for para ajudar os clubes do Estado é válida. Nós precisamos se arrumar dentro de casa e logo em seguida fazer bonito nas competições da CBF, agora os dirigentes têm que fortalecer as suas equipes . O nosso futebol é pobre para alguns juristas ficarem querendo aparecer.

  • ANDERSON

    GAGLIANONE EU ACHO QUE É UMA SOLUÇÃO, VEJA BEM PORQUE ENTÃO VC NÃO APRESENTA UMA SUGESTÃO, QUANDO VC TEVE NO M.A.C SÓ DESCEU A LADEIRA, TUDO BEM ELES COMETERAM ERROS E COMETEM, ATÉ IMPERDOAVEIS, ENTRETANTO NOSSO FUTEBOL TEM QUE EXISTIR DE UM JEITO OU DE OUTRO, OBSERVE O CAMPEONATO BRASILEIRO, SERÁ QUE TÁ CERTO!!!

  • Adielson Botelho

    Caro Zeca, mais uma vez vejo com muita tristeza essa notícia, quando imagino que as coisas podem dá certo, lá vem um bade de água fria. Não preciso ser gêneo para saber que isso é mais um dos tantos erros que acontecem ano após ano, parece que na cabeça dessas pessoas só há vento. Fica em evidência aquele provérbio popular “errar é humano, insistir no erro é burrice”.

  • genilson

    Zeca, foi com tristeza que li essa notícia no seu blog. Ao longo do tempo esse foi o grande câncer do nosso futebol. Afinal, dar “jeitinho” nas coisas erradas só demonstra que o público não interessa a eles.
    Foi perdida uma grande chance de moralizar nosso futebol, punir quem errou e resgatar a confiança do torcedor.
    Do jeito que foram realizadas as coisas, descemos mais um degrau rumo ao inevitável fracasso.
    Entendo que o futebol maranhense é carente de clubes grandes, fortes dentro e fora de campo, mas passar a mão no que ocorreu é, no mínimo, brincar com o torcedor, é “dar murro em ponta de faca”.
    Mais uma vez fica a frustração de ver a incapacidade de nossos dirigentes. Eles são ridículos…

  • Sérgio Abreu

    Caro Zeca,

    Mais uma vez o futebol maranhense ratifica a sua incapacidade de se reinventar. Não dá mais ficarmos nessa mesmice, com arranjos para favorece um ou outro time de futebol. Estamos indo mais uma vez de enoctro a tudo que se busca hoje no fubebol brasileiro, profissionalismo, unificação dos calendários, viabilização finanaceira dos times de futebol. O futebol maranhense precisa se reinventar, mas infelizmente com essas cabeças pensantes e com atitudes como essa só posso reafimrar “É LAMENTÁVEL”. Fica difícil você motivar o torcedor a voltar para os estádios de futebol.

    Um grande abraço.

  • JOAQUIM CARVALHO

    MAIS UMA PIADA…INFELIZMENTE O JA POBRE FUTEBOL MARANHENSE QUE JA ESTA DEZ ANOS ATRAS DO ULTIMO ,VEM COM
    MAIS UMA QUE SO OS ARTISTAS DO NOSSO FUTEBOL CONSEGUEM. ENQUANTO A GENTE VER OS OUTROS CAMINHANDO
    P/ FRENTE OS DAQUI CAMINHAM P/ TRAS , DEPOIS RECLAMAM QUE NINGUEM VAI AOS ESTADIOS. MORALIZAÇÃO NÃO É
    INVENÇÃO…ENGANAÇÃO…COPA UNIÃO(piada, tudo desunido). CADÉ A TRANSPARENCIA? A IMPRENSA PRECISA FAZER O SEU
    PAPEL E BATER DE FRENTE COM MAIS ESSA ARRUMAÇÃO. POIS ISSO TODOS SABEM QUE É SÓ PARA EMPURRAR COM A
    BARRIGA ESSE PROBLEMA QUE TA AÍ, E NO FINAL DAS CONTAS NINGUEM CAI E TUDO RESOLVIDO. ESSE FILME JA VIMOS.
    HOJE ESTAMOS NA QUARTA DIVISÃO, MAIS SO PORQUE AINDA NÃO A QUINTA. ESTADIOS VAZIOS SE PREPAREM MAIS UMA
    TEMPORADA.

  • José de Oliveira Ramos

    O que foi que eu disse?

    Grande José Raimundo Soares. Esse poderia ser um título de filme de ficção, mas não é. É apenas alguma coisa tentando significar o que fora previsto há alguns dias. Eu falei, em texto assinado no jornal, em blogs – inclusive neste – que eles iriam empurrar a solução do problema da Segunda Divisão – onde pessoas de bom nível cultural querem porque querem eximir o Moto de culpa, mesmo ele estando necessitando de quatro gols e mesmo tendo sido marcadas quatro penalidades que ninguém está afirmando que não aconteceram, mas que são motivos de suspeição – com a barriga até esgotar o tempo máximo e, no que você está chamando de “Jogada de Mestre”, empurrar os quatro pela janela. De quebra, “resolveram” também o problema do TJD que vai julgar algo que não terá mais graça nenhuma e qualquer punição será intempestiva e desnecessária e talvez até sem o efeito moral necessário.
    Mas essa é realmente a atitude de quem acha que está ajudando o futebol. É atitude de quem entende que, agindo assim, está “salvando” o futebol quando, na realidade deveria se envergonhar desses atos.
    Ora, uma competição que é a mesma coisa, apenas mudando de nome e de tempo, vai mudar o quê?. Era no segundo semestre e agora troca de nome e acontece no primeiro semestre. Qual é a mudança disso e qual é a “jogada de mestre”?
    Será que todos não lucrariam mais se fosse tudo feito de forma correta? A credibilidade continua maculada, pois não é a simples troca de nome que vai recuperá-la. Pelo contrário. É preciso que entendamos que o entendimento do nosso torcedor, hoje, é outro. E não se recupera nada continuando a fazer essas bobagens. É uma pena que pessoas de nível de escolaridade melhor tenham uma visão e um entendimento deturpados. Infelizmente, como diria João Saldanha, vida que segue.

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    CARO ANDERSON ESSE ESPAÇO NÃO É PARA BATER BOCA, PELO CONTRÁRIO, AQUI A PESSOA EXPÕE SEU PONTO DE VISTA E DEVE SER RESPEITADA POR ISSO. VOCÊ DIZER QUE O MAC NA EPOCA EM QUE EU FUI DIRETOR DESCEU A LADEIRA É UMA OPINIÃO SUA E QUE EU RESPEITO, É A SUA AVALIAÇÃO.
    NO ENTANTO VOCÊ SE EQUIVOCA COMPLETAMENTE AO DIZER QUE O FUTEBOL MARANHENSE TEM QUE EXISTIR DE QUALQUER JEITO, ISSO É GRANDE ERRO DE AVALIAÇÃO.
    EXATAMENTE POR ISSO ANDERSON, POR IDÉIAS IGUAL A SUA, QUE EU DISCORDO MAIS RESPEITO, O NOSSO FUTEBOL CHEGOU ONDE CHEGOU, OU MELHOR, PASSOU DO FUNDO DO POÇO, É UM FUTEBOL POBRE SOBRE TODOS OS ASPECTOS!!! OU VOCÊ NÃO ACHA???
    OS DOIS CLUBES COM AS MAIORES TORCIDAS NESSE ESTADO, UM ESTÁ NA SÉRIE D (SAMPAIO CORREA) E O OUTRO MOTO CLUBE (FORA DE SÉRIE), PORTANTO MEU CARO TODAS AS TRAPALHADAS E ARMAÇÕES QUE A FEDERAÇÃO FEZ ATÉ HOJE COM A CONIVÊNCIA DOS CLUBES E DE PARTE DA IMPRENSA ESPORTIVA, LEVOU O NOSSO FUTEBOL A UM DESCRÉDITO COMPLETO, TOTAL E ABSOLUTO INCLUSIVE A NIVEL NACIONAL, VIROU MOTIVO DE PIADA.
    TAMBÉM NÃO ENTENDI O QUE VC QUIS DIZER A RESPEITO DO CAMPEONATO BRASILEIRO. SERÁ QUE VC QUIS DIZER QUE É UM FRACASSO??? NÃO ACREDITO QUE VC PENSE ASSIM, POIS OS ESTÁDIOS DE NORTE A SUL DESSE PAIS RECEBEM MILHARES DE PESSOAS A CADA JOGO BATENDO SEGUIDOS RECORDES DE PUBLICO. É UM DOS CAMPEONATOS DE MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO DOS ULTIMOS ANOS. SABE POR QUE ANDERSON??? PORQUE QUEM CAIR…CAI MESMO!!! CLUBES DE GRANDE DE EXPRESSÃO MUITO…MAIS MUITO MAIOR QUE O MOTO CAIRAM, PORQUE O MOTO NÃO PODE???
    SE SAMPAIO, MOTO E MAC NÃO PODEM CAIR, QUE BOTEM ENTÃO NO REGULAMENTO, É SÓ OS CLUBES SE REUNIREM!!! NO FUTEBOL MARANHENSE MEU CARO AMIGO…VALE TUDO!!!!

  • FRANCISCO GAGLIANONE

    CARO ZECA …CHAMAR ISSO DE JOGADA DE MESTRE É FAZER APOLOGIA AO CRIME!!!

    GRANDE ABRAÇO

  • ANDERSON

    NÃO PODEMOS EM MOMENTO ALGUM COMPARAR FUTEBOL DO SUL COM O NORDESTE, ESPECIFICAMENTE O MARANHÃO, NÃO EXISTE UNIÃO, UM QUERENDO MASSACRAR O OUTRO, ASSIM FICA DIFICIL.. um abraço Zeca e bom fds

  • Washington

    Novamente colocaram o campeonato para o 2º semestre. Nossos dirigentes gostam de sofrer.
    Já fizeram a tabela do campeonato de acordo com o calendário da CBF?
    E o calendário da Comenbol, FIFA. Tem que lembrar eles para não marcar jogo para junho por causa da Copa do Mundo…
    E as chuvas do segundo semestre também esteve em pauta?
    E os clubes, será que já fizeram seus planejamentos…
    Há já sei tudo foi organizado para dá “tempo” para “limpar” a lambança que fizeram, entendo…