Passando a limpo – Sandow Feques

O BLOG inicia a partir de hoje, uma série de entrevistas com técnicos, dirigentes, jornalistas e torcedores para discutir um pouco mais sobre o momento atual do futebol no Maranhão. A série será publicada no caderno de esportes E+, do jornal O Estado do Maranhão, a partir desta quinta-feira.

Nesta primeira entrevista, o técnico Sandow Feques, campeão maranhense pelo JV Lideral diz que já previa a situação por total falta de organização da Federação e pela forma imediatista como os clubes são administrados. Ele também culpa a imprensa e diz que não sabe como será o futuro.

Entrevista com Sandow Feques
Técnico do JV Lideral

 
BLOG – Em algum momento da sua carreira, você chegou a imaginar que chegaríamos a essa situação atual do futebol no Maranhão?

SANDOW – Sim. A total falta de organização da mentora do nosso futebol e a maneira imediatista de direção dos clubes.

BLOG – Existe um culpado pela situação ou são vários?

SANDOW – Não podemos culpar somente a Federação, os dirigentes, imprensa tem grande parcela de culpa, a verdade foi que houve uma acomodação. Os dirigentes não querendo se indispor com os gestores da Federação, a imprensa não querendo mostrar sua cara, foram poucos que tiveram a coragem de falar muitas verdades.

BLOG – Muito se fala da culpa da imprensa? Nós temos culpa nisso realmente? Onde é que nós estamos errando?

SANDOW – A Imprensa nesse país tem um papel importante em todos os segmentos e no esporte de maneira geral deixa muito a desejar. Cada emissora de rádio, televisão, jornal trabalha o futebol de acordo com seus interesses, muitos dos jornalistas se prestam a receber uma “ajuda” para falar bem de alguns e se esquecem de colocar o futebol em primeiro lugar.

BLOG – Bem e você diria o que sobre o papel da Federação?

SANDOW – A Federação não se modernizou em todos os aspectos inerentes ao bom desenvolvimento do futebol, não buscou pessoas qualificadas para os lugares essencias, como por exemplo a direção técnica, arbitragem, direção financeira, etc. 

BLOG – E os clubes porque não reagem?

SANDOW – Os dirigentes são conviventes. Eles reclamam só nos momentos de desespero como agora. Não estão administrando de forma séria e por isso aceitam os erros da Federação.

BLOG – Porque o torcedor se mantém passivo a tudo isso?

SANDOW – Os torcedores são passivos porque a imprensa é passiva nos seus comentários. A imprensa induz o torcedor a aceitar o errado. Um exemplo maior desse fato é dizer que os treinadores maranhenses não são bons, são poucos de vocês que apóiam os treinadores maranhenses. Ainda bem que tanto Moto como Sampaio caíram com técnicos vindos de fora.

BLOG – Muito se fala que o Maranhão é um celeiro de “craques”. Você acha que o profissional maranhense é valorizado como deveria?

SANDOW – Não. Culpa dos dirigentes, jornalista, torcedores que não oferece aos daqui a mesma condição dada aos que vem de fora. Eu conheço muito bem esse tratamento.

BLOG – Ouço muita reclamação sobre falta de planejamento nos clubes. O que você pensa sobre este assunto?

SANDOW – Muitos falam de planejamento mais não sabem o que é planejamento, como querem planejar sem antes saber o que pretendem?

BLOG – Porque as nossas equipes não conseguem bons patrocínios?

SANDOW – Credibilidade. Você como bom empresário daria uma ajuda para quem está hoje a frente do Moto, Sampaio, Maranhão, Imperatriz, Bacabal, JV, etc?

BLOG – Qual é a saída agora que o nosso futebol está na 4ª divisão?

SANDOW – Primeiro, ter a consciência da situação e mudar todos os segmentos do futebol. Dar oportunidade a pessoas novas, com visão no futebol e acreditar no potencial do talento maranhense em todos os sentidos.
  
BLOG – O que podemos esperar no futuro?

SANDOW – Não sei meu amigo. Será que teremos coragem de tomar as medidas necessárias?

12 comentários para "Passando a limpo – Sandow Feques"

  • TORCEDOR

    É REALMENTE A IMPRENSA TEM SUA PARCELA DE CULPA TAMBEM
    LEMBRA DO TEMPO EM QUE ALBERTO FERREIRA E GEOGRAFIA ARMARAM
    PRA CIMA DO IMPERATRIZ, QUERENDO DAR A VAGA DA COPA DO BRASIL
    A QUALQUER CUSTO PARA O BACABAL, POIS É, AÍ EM SÃO LUIS NÃO TEVE
    UM FILHO DE DEUS PRA VER QUE AQUILO ESTAVA ERRADA E FALAR ALGUMA
    COISA, AGORA COMEÇOU A PEGAR PROS TIMES DE SÃO LUIS NÉ, ENTÃO NEGUINHO
    COMEÇOU A ABRIR O BOCÃO

  • deniz futebol

    faço da minha palavras a do sandow
    sobre esse tratamentos de atletas da casa e de fora!,e que precisar ter gente nova na area do futebol e valorizar a prata da casa
    valorizar nao é pegar o jogador e colocar ele pra jogar um jogo e ele nao render , ai diz logo que nao serve, e tem mais quando um jogador de fora perde gol que nem seu jack jones perde é por que ele ta fora de forma, mais quendo é um jogador da terra que perde um gol é ruim nao sabe jogar

  • josevan

    CONCORDO COM AS RESPOSTA DO SANDOW, PRINCIPALMENTE, QUANDO VC. PERGUNTA A ELE. (EXISTE UM CULPADO PELA SITUAÇÃO OU SAO VARIOS). A RESPOSTA DO SANDOW FOI CORRETA, E AINDA DIGO MAIS, SITO O DIREGENTE DO SAMPAIO, FROTA QUE ATÉ HJ A IMPRENSA ESPORTIVA ESTÁ BATENDO PALMAS PRA ELE, NAO FEZ UMA CRITICA E PELO MENOS FALARAM A QUANTIDADE DE JOGADORES QUE O SAMPAIO CONTRATOU SE FOSSE NA GESTÕES PASSADA COM CERTEZA A IMPRENSA CAIA MANTANDO, PRINCIPALMENTE O FONTINELLE ESSE NUNCA FEZ UMA CRITICA AO FROTA(SERÁ PORQUÊ).
    ESSE ATUAL PRESIDENTE DO SAMPAIO, DESDE QUANDO ASSUMIU O SAMPAIO VEM FAZENDO BESTEIRA NO QUE DIZ RESPEITO AO DEPARTAMENTO DE FUTEBOL.

    E NINGUEM CRITICA. E COM ESSE PRESIDENTE DA FORMA QUE ELE ADMINISTRA O FUTEBOL, O SAMPAIO NAO VAI GANHAR NADA.

    PARABENS SANDOW PELA SUA CORAGEM, PORQUE MUITOS NAO TEM CORAGEM OU COMPARTILHAM COM ESSA SITUAÇÃO.

  • JOAO CESAR ARAUJO

    PARABENS SANDOW,
    VC CONSEGUIU APONTAR COM EXATIDÃO NOSSAS MALEZAS, LOUVE-SE ENTRE OS JORNALISTAS A POSIÇÃO DE FONTENELI QUE SEMPRE FOI UMA VOZ GRITANDO CONTRA A FMF, A IMPRENSA PODERIA AJUDAR AGORA TOMANDO UMA POSIÇAO RADICAL, A DE NAO TRANSMITIR NAIS A TAÇA CIDADE, QUE NAO SERVE PARA ABSOLUTAMENTE NADA. E OS ATUAIS DIRIGENTES DEIXAREM OS CLUBES, VAMOS PRO ANIL, O NOSSO FUTEBOL É AMADOR.

  • Jeorge

    Só não concordo com ele e com ninguem quando colocam em algum ponto que a culpa é do torcedor,nós torcedores não temos culpa em nada, da atual situação do nosso futebol, não podemos ser culpados pela falta de profissionalismo,pela falta de organização,pela falta de capacidade administrativa,pela omissão e muitos outros fatores que influenciaram e influenciam para a decadência de nosso futebol,muito pelo contrário,se fossem levadas em conta muitas das opiniões de torcedores tenho certeza que o nosso futebol não estaria aonde está e tem mais,quem mais sofre com esta situação é o torcedor,pois tem dirigente abandona tudo e as vezes até cria outro time.o tecnico vai para outro clube, o jornalista continua fazendo seu trabalho,mais os torcedores tem o futebol como amor,como paixão,e podem até não ir ao estádio,mais com certeza não deixa de torcer e de acompanhar seu clube mesmo a distância.

  • Luciano Reis

    Caro Zeca Soares e amigos,

    A imprensa esportiva local é tão viciada quanto a FMF e os dirigentes clubísticos. Faço parte de um grupo de estudos sobre futebol no curso de Comunicação da UFMA. Somos estudiosos do assunto e por não aceitarmos as práticas desta imprensa (em sua maioria) não conseguimos espaço por aqui. Temos artigos publicados no Trivela, no Olheiros.net e até contribuímos com a Placar. Quase todos já disistimos de sermos profissionais a nível local, pois quando aparecemos, nos boicotam. Há recebimento de dinheiro por setorista e muitas outras coisa. Mas o principal é o despreparo. Os caras (a maioria) não estudam futebol, o tratam como senso comum. Basta ouvir os programas de rádio.

    Por favor, leiam o comentário do meu blog na página do Imparcial.on line e façam comentários. Um abraço, Luciano Reis

  • Frederick Brandão

    Todo mundo tá batendo palmas pro Sandown, Mas quando ele largar tudo pra voltar a dar aulas, quero ver essa saraivada de palmas. Muito bonito o Sandown ficar dizendo que quem desclassificou o Sampaio fora técnicos de fora, mas quem fez a merda foi seu Vinicius Saldanha e seu Arlindo Azevedo. Acho que para um tecnico de meia-temporada, que não sabe se vai dar aulinhas ou se é tecnico mesmo, deveria pesar melhor as palavras. Aqui no Maranhão o povo se ilude á toa. Não pode ver uma ventania que sai apavorado fechando as janelas pensando que é furacão. Os jornalistas vivem clamando pelo jogadores maranhenses, que são promessas e poderiam ajudar os clubes, ao invés dos jogadores de fora. Mas não vejo apoio algum aos clubes amadores e aos campeonatos de bairro que é onde essa moçada é revelada. Todo mundo quer falar é do beachsoccer, que é moda. Mas o futebol amador que se acabe. Ninguem fala das competiçoes sub-20, sub-16, mas todo mundo quer que os times maranhenses sigam bem na taça cidade de futebol juniores. Ou seja, são cegos que tentam guiar cegos. A imprensa não se posiciona, nem apoia nem critica devidamente.; estado é omisso, promete e não cumpre, estamos sem estádio na cidade; as torcidas são psicoticas, fazem o time perder dinheiro ao invés de apoiá-los. A administração de todas as equipes anda zoneada, exceto a do JVL, porque é o dono quem gere, e ainda assim, foi a ingerencia do dono que levou o clube a perder o primeiro turno para o Sampaio (visivelmente os jogadores do JV entraram abalados pra decidir como São José, por conta da estória de liminares, etc etc.) Logo, se desde a gestão do esporte no maranhão, a presença de um vice na cbf (maranhense), passando pela FMF, e chegando às presidencias dos clubes, em todos os setores, o maranhão está desorganizado. O clamor e a cobrança por melhoria tem que vir da sociedade, e da imprensa, no sentido de uma reforma geral. Como o secretário de esportes do estado pode se safar incolume por esse tsunami desorganizacional! Quem cobra quem? Aí aparece na foto o ministro de esportes do governo lula tentando abraçar o ronaldo na comemoração do paulista, rs, quer dizer, nessa hora todo munodo é papagaio de pirata, mas para fazer algo pelo esporte maranhense, não se vê viva alma dessas autoridades. E temos que engolir o SandoW, o maior enrrolão dos técnicos maranhenses, maior exemplo, e prova viva, que um técnico maranhense não vai pra lugar nenhum, porque não sabe se é técnico ou se é professor. Defendo minha tese, que infelizmente Frota demorou foi a contratar um profissional de verdade para o Sampaio. Seu erro foi em insistir em contar com SandoW, Vinicius Saldanha, e Arlindo Azevedo. Se contassemos com Porto desde o inicio da temporada as coisas poderiam ter um final melhor (não me iludo muito não). Mas foi Porto, o cara de fora, quem botou pra jogar um time só de maranhenses, que deu conta do recado e quase salvaram o Sampaio do rebaixamento. Mas pra quem tinha apenas o maranhense pra jogar esse ano, fica fácil cantar vitoria por aí, enquanto Frota tinha que organizar equpe pra jogar Maranhense e Serie C, sem apoio, nem patrocinio, e com a FmF marcando partidas de qualquer forma, e se recusando a trocar horários de jogos a pedido das equipes (devido a concorrencia com campeonato carioca e brasileirão). É fácil para o seu João Vicente administrar o JV, disputando o Maranhense apenas, mas para a Taça cidade ele anda cheio de migué. Quero ver ano que vem, com Copa do Brasil e série D. Da mesma forma que o Moto vai indo de mal a pior, ganhando de times reservas, e iludindo o público. Na minha opinião, o parametro do futebol local ainda é a Bolívia, e daí podemos tirar o quanto estamos mal das pernas. O melhor dirigente é o frota, e daí podemos ver como estamos mal de dirigentes. E se o melhor técnico é SandoW, (porque é o tecnico campeão) PQP* a coisa ficou feia, porque ninguém sabe taté quando ele vai segurar essa peteca, ou se vai começar a fazer como no São José, que começou bem demais, e depois começou a despencar, porque o seu técnico não conseguia conciliar trabalho e trabalho. O blog devia ter perguntado se ele conseguiu ou não a licença dele?

    RESPOSTA: A INTENÇÃO DA SÉRIE NÃO É ESTA. ESTAMOS TENTANDO APRESENTAR SOLUÇÕES E SAÍDAS. SOMOS TODOS CULPADOS E TEMOS QUE ENCONTRAR UMA MANEIRA DE PASSAR A ACERTAR.

  • tonny jatobá

    sou reporter e narrador da rádio sucesso am 710, aqui do Rio de Janeiro e lamento a situação do meu estado.
    Más como estamo falando em futebol é lastimavel que futebil maranhense contrate jogadores com qualidades duvidosa no eixo Rio-São Paulo e deixe nossos meninos sem espaços, pagar altos salários como o BEC pagava ao Sergio Manoel é um absurdo, nos proximos anos ou até em alguns surgirá no senário nacional um jogador maranhense nascido em Barreirinhas chamado Geovane, ele na segunda divisão carioca no artsul e já negociado com o INTER DE PORTO ALEGRE.

  • José Carlos Pereira Martins

    ONDE ESTÁ O P´ROFISSIONALISMO?

    Concordo com os comentários do professor Sandow Feques, porém, ele se esqueceu de falar que os profissionais maranhenses (Técnicos) também tem sua parcela de culpa por não se valorizarem. São dispensados dos clubes sem, ao menos, tomarem conhecimento e, só sabem através da imprensa; no outro dia são chamados de volta e aceitam.

  • José Carlos Pereira Martins

    ESSE É MAIS UM QUE NÃO PASSOU PELOS NOSSOS CLUBES!

    Caro companheiro Tony Jatobá desejo toda a sorte do mundo em sua profissão de repórter. Também sou comunicador social, mas não desempenho atividade jornalistica nos meios de comunicação esportiva de meu estado. Por ironia do destino sou fusncionário público estadual. Concordo com as tuas idéias quanto ao aproveitamento de nossos atletas, pratas da casa, que não são valorizados por dirigentes e imprensa local. São atletas, que lapidados a médio e longo prazo, darão bons frutos não só ao futebol maranhense como ao futebol brasileiro. Nunca havia escutado ou lido alguma coisa sobre esse jogador Geovane, da cidade de Barreinhas-MA já negociado com o Internacioal de Porto Aalegre. Desejo a ele tudo de bom e que mostre ao sul do país que o Maranhão é um grande celeiro de craques. Jatobá, qual a posição que joga o Geovane?

  • Francisco Carvalho(Imperatriz Ma-)

    Frederick Brandão, vc falou demais e quem fala demais dá bom dia a jumento, é o seu caso, vc não falou nada que se aproveitasse como se você estivesse acima de tudo e de todos, dá um tempo cabeção. nós estamos procurando é soluções para o problema e não sair atirando pra todo lado.não sou defensor de sandow feques mais ele é um grande proficional, prova disso é que ele conseguiu levar um clube do interior à conquista de um título inédito, e vc sabe que não é facíl ganhar com esse bando de picaretas que tem dentro da federação.

  • Henrique Junior

    Engraçado como falar do futebol maranhense provaca algumas pessoas. Querem justificar umas coisas aqui outras ali. Ai vem um cara já criticando um time que nasceu otem. Jaá dizendo que só é time no campeonato maranhense. Espera o time dusputar, depois faz teu comentário. é por essas e outras que a imprensa maranhense quema a lingua.