CBF quer adequar calendário ao futebol europeu

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentará em 30 dias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta para adequar o calendário do futebol do País ao europeu. Em encontro no Centro Cultural Banco do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, avaliaram que, diante da resistência das emissoras de TV, será preciso definir a mudança, que passará ainda por um tempo de transição, por conta dos contratos para transmissão dos jogos.

A mudança, na avaliação do cartola reduzirá as transferências de jogadores durante os campeonatos. O ministro do Esporte, Orlando Silva, que participou do encontro, disse que os detalhes da mudança serão discutidos a partir de agora. Com essa alteração, os clubes brasileiros entrariam em recesso no meio do ano, entre junho e agosto. Atualmente, o recesso ocorre no começo de dezembro e início de janeiro.

“Há argumentos favoráveis e contra a mudança no calendário. O fato é que algo deve ser feito”, disse o ministro. “O presidente Lula pediu uma série de propostas para fortalecer os clubes e manter por mais tempo no Brasil os atletas.”

A mudança no calendário é criticada especialmente pelas emissoras de televisão. Orlando Silva disse que é preciso um “pacto” envolvendo clubes, emissoras e governo.

“Todos têm de sentar à mesa”, disse o ministro. Ele defendeu uma “Lei de Responsabilidade Fiscal dos Clubes”, com medidas para impedir a má utilização dos recursos financeiros.

No encontro, Lula pediu a Ricardo Teixeira para ceder ao Chile o direito de realizar a Copa América de 2015. O Brasil, que tem o direito de organizar o torneio, seria o anfitrião da Copa América de 2019. O ministro Orlando Silva disse que a proposta foi feita pela presidente do Chile, Michelle Bachelet.

Agência Estado

2 comentários para "CBF quer adequar calendário ao futebol europeu"

  • HAILTON CRUZ SA

    FALA AI ZECA SOARES AGORA TU ESTÁ FELIZ NE? PQ O MOTO CLUB ESTÁ JUNTO NO MESMO BARCO QUE O SAMPAIO CORREA NE? SECOU TANTO QUE DEU NISSO!

    RESPOSTA: NÃO ESTOU FELIZ NÃO HAILTON. ALERTEI TANTO AQUI, MAS INFELIZMENTE NÃO ADIANTOU. GOSTARIA DE DIZER A VOCÊ QUE NÃO SEQUEI NEM MOTO, MUITO MENOS O SAMPAIO, TRABALHO COM O FUTEBOL E TAMBÉM DEPENDO DELE. LAMENTO MUITO QUE FRACASSAMOS TODOS JUNTOS.

  • EUDO BARBOSA FERNANDES

    ENTENDO QUE TEM DE HAVER UMA MUDANÇA IMEDIATA, PORÉM ACHO QUE O NOSSO CALENDÁRIO INICIANDO E TERMINANDO NO MESMO ANO É BEM MELHOR QUE O EUROPEU. PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA QUE AFLINGE A TANTO TEMPO NOSSO FUTEBOL, SUGIRO QUE HAJA MUNDANÇA NA LEGISLAÇÃO. COMO EXEMPLO: O JOGADOR SÓ PODERÁ ASSINAR CONTRATO COM UM CLUBE BRASILEIRO POR UM PERÍODO MÍNIMO DE 01 (UM) ANO, OU SEJA, UMA TEMPORADA, COM OPÇÃO DE RENOVAÇÃO. ASSIM O JOGADOR QUE ASSINAR CONTRATO COM UM CLUBE EM DEZEMBRO/JANEIRO, SÓ PODERÁ SE DESVINCULAR DESSE CLUBE EM DEZEMBRO, AO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO. DESSA FORMA FICARIA ESTABELECIDO COMO PERÍODO DE TRANSFERÊNCIA DE JOGADORES (JANELA) APENAS OS MESES DE DEZEMBRO AO TÉRMINO DO CAMPEONATO BRASILEIRO E INÍCIO DE JANEIRO, ANTES DO INÍCIO DA PRÉ-TEMPORADA BRASILEIRA. CASO OS CLUBES ESTRANGEIROS DE UMA FORMA GERAL NÃO CONCORDEM COM ESSA MUDANÇA, ELES QUE ADEQUEM OS SEUS CALENDÁRIOS AO NOSSO. PORTANTO, NÃO HAVERIA PREJUÍZO PARA AMBAS AS PARTES, POIS OS CLUBES EUROPEUS PODERIAM TRANQUILAMENTE CONTRATAR NOSSOS JOGADORES NESSE PERÍODO E UTILIZÁ-LOS AO FINAL DA TEMPORADA ATUAL E INÍCIO DA TEMPORADA SEGUINTE, A QUAL TEM INÍCIO NO MÊS DE AGOSTO, QUANDO ESSES JOGADORES JÁ ESTARIAM TOTALMENTE ADAPTADOS AO FUTEBOL DELES.