Sampaio precisa vencer o Paysandu por dois gols de diferença para não depender de Rio Branco e Águia

O empate do Sampaio neste sábado com o Águia de Marabá por 1 a 1 e a vitória do Luverdense por 2 a 0, hoje, contra o Rio Branco-AC deixaram o Grupo A, do Campeonato Brasileiro Série C ainda mais equilibrado. O Luverdense não tem mais chance de classificação, mas também já se livrou definitivamente do rebaixamento. Confira a classificação.

Dependendo da combinação de resultados, uma das vagas poderá ser decidida entre Sampaio e Águia, no 5º critério de desempate que é o menor número de cartões vermelhos recebidos. Leia o que diz o regulamento.

Faltando apenas uma rodada veja o que cada clube precisa fazer para se classificar ou fugir do rebaixamento:

Sampaio Depende só se si. Tem que vencer o Paysandu por dois gols de diferença e torcer por uma vitória do Rio Branco contra o Águia por 1 a 0. Ou vencer o Paysandu por uma diferença de um gol e torcer para o Rio Branco bater o Águia por dois ou mais gols. Se vencer o Paysandu por 1 a 0 e o Águia perder para o Rio Branco pelo mesmo placar. Sampaio e Águia ficarão empatados em número de pontos, número de vitórias e número de gols pró. O desempate não se aplicaria neste caso porque estariam empatadas quatro equipes e o regulamento diz que somente valerá o confronto direto quando o empate for entre duas equipes. O classificado seria então a equipe entre Sampaio e Águia que tiver recebido menor número de cartões vermelho. Se perder para o Águia neste 5º critério de desempate, mesmo assim a vitória por 1 a 0 serviria para manter o time maranhense na Série C e rebaixar o Paysandu que ficaria com saldo negativo de dois gols. Se empatar com o Paysandu será rebaixado, mesmo que o Rio Branco perca para o Águia. O Rio Branco tem três vitórias contra duas do Sampaio.

Paysandu Se vencer ou empatar estará garantido na próxima fase. Pode ser o 1º colocado caso vença o Sampaio e o Águia não ganhe do Rio Branco. Mas também será rebaixado se perder por um gol de diferença para o Sampaio e o Rio Branco vencer o Águia, também por um gol de diferença. Se perder para o Sampaio por um gol de diferença e o Rio Branco golear o Águia, dependendo da diferença de gols poderá se livrar do rebaixamento.

Rio Branco Será o primeiro colocado se vencer o Águia. Se perder para o Águia e o Sampaio vencer ao Paysandu o time acreano será rebaixado. Se empatar ou perder se livrará do rebaixamento caso o Sampaio empate ou perca para o Paysandu. Neste caso, o Rio Branco teria os mesmos 9 pontos do Sampaio, mas ganharia no número de vitórias.

Águia Se vencer ou empatar com o Rio Branco fora de casa se classifica. Só será rebaixado se o Paysandu perder para o Sampaio por um gol de diferença e o Águia vier a ser goleado por 3 gols pelo Rio Branco, mas isso se a derrota do Paysandu para o Sampaio for por 1 a 0. Se for por 2 x 1 ou 3 x 2, o Águia é quem será rebaixado.

Luverdense Com 11 pontos não se classifica, mas se livrou do rebaixamento. Como? Se o Rio Branco não vencer o Águia ou o Sampaio não vencer o Paysandu, nenhum dos dois chegará aos 11 pontos já conquistados pelo time de Mato Grosso. Se o Sampaio e o Rio Branco vencerem por um gol de diferença. A briga será entre o Luverdense e os dois paraenses. Neste caso, o saldo do Paysandu (-2), o Luverdense (-1) e o Águia (0). O rebaixado seria o Paysandu.

Classificação Grupo A:

1  Águia-PA              11 7 3 2 2 11 10   1  52,4

2  Paysandu-PA       11 7 3 2 2 11 12  -1  52,4

3  Luverdense-MT 11 8 3 2 3  8    9   -1  45,8

4  Rio Branco-AC      9 7 3 0 4 13 11   2  42,9

5  Sampaio -MA        8 7 2 2 3 10 11 – 1  38,1  

(Pontos ganhos, jogos, vitória, empate, derrota, gols pró, gols contra, saldo de gols, aproveitamento)

Critérios de desempate no regulamento

Art. 16 – Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, o desempate será efetuado observando-se os critérios abaixo, aplicados a fase:

1º) maior número de vitórias;

2º) maior saldo de gols;

3º) maior número de gols pró;

4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);

 5°) menor número de cartões vermelhos recebidos;

6°) menor número de cartões amarelos recebidos;

7º) sorteio.

13 comentários para "Sampaio precisa vencer o Paysandu por dois gols de diferença para não depender de Rio Branco e Águia"

  • Luciano

    Ja faz muito tempo que camisa não vence jogo !! É bom para time como o Paysandu aprender .. o Luverdense e o Sampaio que até a última rodada eram tidos como favoritos ao rebaixamento, agora escapam e tem chance de classificação no caso do Sampaio.
    O Luverdense e o Sampaio arrancaram tarde para a Classificação, se tivessem acordado uma rodada antes haviam classificados os dois, estou apostando as fichas que vai cair Paysandu ou Rio Branco. Abraço

  • Bolivia querida

    Zeca, o jogo de sampaio e águia foi de 2×2,

  • PAULO CÉSAR VIEIRA DE OLIVEIRA

    Zeca foi 2 a 2

  • ZE CARLOS

    LÁ VEM ESSA FLAMIGERADA TCSL, COLOCAR O JOGO DO SAMPAIO QUINTA-FEIRA, PARA TIRAR O FOCO DO JOGO MAIS IMPORTANTE DO ANO DO SAMPAIO LÁ EM CODÓ. PRESIDENTE FROTA, ENTRA COM UMA LIMINAR PARA ADIAR ESSE FLAMIGERADO JOGO.

    O PAYSANDU, VAI ESTAR EM CODÓ DESDE A QUINTA-FEIRA TREINANDO NO RENÊ BAYMA. E O SAMPAIO ESTÁ SE MATANDO CONTRA UM SÃO JOSÉ QUE NÃO TEM NADA A PERDER.

  • PAULO CÉSAR VIEIRA DE OLIVEIRA

    Zé Carlos você está certíssimo.

  • Marcos André Soares

    Ei Zeca, tu tens certeza que o critério confronto direto não se aplica? Creio eu que não se aplica quando existam mais de 2 times empatados em todos os critérios, o q nao será o caso…

    RESPOSTA: MAS TRÊS EQUIPES JÁ ESTÃO EMPATADAS: LUVERDENSE, PAYSANDU E ÁGUIA COM 11 PONTOS. SE O SAMPAIO VENCER, TAMBÉM CHEGA À MESMA PONTUAÇÃO.

  • elio torres

    olha zeca nao tou aqui pra secar mais se nao se cuidarem teremos 3 maranhenses na serie d do ano que vem,,,,,,,,,,,,,,,

  • ze carlos

    Companheiro Eleio torres, não adianta secar, o Bolivão não perde esse jogo para o Paysandu.

    Companheiro pra te interar mmais sobre a série D, no ano que vem não teremos três na serie D, pois caso o moto não se classificar para a serie C, esse estará em nenhuma serie em 2010, pois a vaga do Maranhão em 2010 é do JV. Maranhão terá 2 times na serie D em 2010 se o Sampaio levar azar e cair agora em 2009.

  • José Carlos Pereira Martons

    ACORDA ALBERTO FERREIRA!

    Se os dirigentes do futebol do Maranhão tivessem bom senso, digo Federação Maranhense de Futebol, não haveria o jogo na quinta-feira entre Sampaio Correa x São José, pois, a partida contra o Payssadu é de suma importância para a arrancada do futebol Timbira. O Sampaio vencendo o jogo estaremos classificados e, quem ganha é a entidade máxima, torcedor maranhense, a crônica
    maranhense, os dirigentes de clubes que ficarão em alta no cenário nacional.

  • ALEXANDER

    CODÓ NOS ESPERA TORCIDA TRICOLOR…EU, ESTAREI LÁ APOIANDO O TRICOLOR DE AÇO RUMO A CLASSIFICAÇÃO.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • THIAGO

    VAI LEVAR PEINHA O SAMPAIO. AHAHAHAKKK. LANTERNA. AKAKAKAKA. FURIA DO MEARIM.”A MAIOR DO MARA”.

  • José Carlos Pereira Martins

    Cabra de peia, esse Thiago Furioso: Será que não se manca com o que já foi dito sobre ele. Só escreves asneiras, analfabeto, Procura somar para o futebol do Maranhão.

  • THIAGO

    ZEZINHO, O SAMPAINHO Q DEVERIA SOMAR, ELE PERDE DIRETO, POR ISSO VAI CAIR. O TIMECO Q DEVERIA SOMAR PONTOS. VC CONCORDA. FURIA DO MEARIM.”A MAIOR DO MARA”.