Reconhecimento

show_image1.jpgO governador em exercício, João Alberto de Souza (PMDB), parabenizou ontem, os desportistas de Imperatriz pela conquista do Campeonato Maranhense de Futebol pelo JV Lideral. O clube conquistou o título máximo da elite estadual no primeiro ano em que disputou a divisão de elite do Campeonato Maranhense. Venceu com um time composto por jovens atletas, todos formados pelo clube. A equipe foi montada e dirigida pelo empresário Valter Lira.

João Alberto recebeu das mãos do secretário de Estado de Comunicação, Sérgio Macêdo, uma camisa do JV Lideral autografada pelos jogadores Romarinho, Valdanes e Tonhinho, artilheiros da competição, e pelo treinador Sandow Feques. Macedo, que é de Imperatriz, esteve naquela cidade e viu de perto a decisão do Estadual, entre o JV Lideral e Sampaio Corrêa.

O governador enviou cumprimentos ao povo de Imperatriz, aos atletas do JV Lideral e aos dirigentes do clube. João Alberto disse que o time, conhecido como Trator do Camaçari, “interpreta com perfeição o espírito do imperatrizense: um povo competente e arrojado”, declarou ele, lembrando que “o time é fruto de um projeto de um empresário que soube planejar um grande resultado”.

“Os imperatrizenses, que amam o futebol, já foram campeões com o Imperatriz, o nosso Cavalo de Aço, e agora chegam de novo ao topo da competição através da melhor novidade que já surgiu no futebol maranhense. Eu fico feliz e quero me colocar como um dos torcedores do JV Lideral na Copa do Brasil do ano que vem”, disse o governador em exercício.

Site do Governo do Maranhão / Foto: Geraldo Furtado

18 comentários para "Reconhecimento"

  • REBAIXADO DO SÉCULO XXI

    METADE DA TAÇA

    Tudo bem, o JV foi o melhor time do campeonato em pontos corridos, mais como o campeonato não é ponto corrido, o que vale são os dois jogos finais. QUANTAS E QUANTAS VEZES O BOLIVÃO FEZ MELHOR CAMPANHA.

    Nesse ponto, o JV vê tem que dividir a TAÇA no meio, com o gatuno Marcelo Filho, que por dois anos consecutivos, meteu a mão na Bolívia Querida, ano passado fez vista grossa, quando o jogador do Rebaixado do Século XXI, empurrou o Tica com bola e tudo para o gol, este ano só ele não viu o Penalti no Cleber Oliveira. ÊITA! arbitrinho bolso cheio$$$$$$$$. Esse caro do JV é cheio da grana$$$$$$!!!!!

    Também, a diretoria do Bolivão é burra em aceitar um arbitro sexagenário apitando jogo profissional.

    ÁGUA NO CHOPP

    Mesmo o Bolivão prejudicado com as contusões, o time B do Sampaio por pouco muito pouco mesmo, não joga água no CHOPP do JV.

  • REBAIXADO DO SÉCULO XXI

    TUDO BEM BOLIVIANOS O QUE IMPORTA AGORA É A SERIE C. DEIXEM OS “BICHIM” FAZEREM A FESTA DO INTERIOR, AFINAL DE CONTAS ESSES TIPO DE TÍTULO É UM NA VIDA E OUTRO NA MORTE.

    VALE LEMBRAR, QUE O JOGO DE SÁBADO CONTRA O LUVERDENSE E DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A BOLÍVIA, POIS ELE PELO ANDAR DA CARRUAGEM E CONCORRENTE DIRETO TANTO PARA A CLASSIFICAÇÃO COMO TAMBÉM PARA O REBAIXAMENTO.

    POIS O LUVERDENSE ASSIM COMO O SAMPAIO JÁ PERDEU DUAS UMA FORA E OUTRA DENTRO DE CASA.

    ENTÃO BOLIVIANOS, O BOLIVÃO NÃO PÁRA, VAMOS VOLTAR NOSSAS ATENÇÕES PARA O JOGO DE SÁBADO ÀS 17 HORAS NO NHOZINHO SANTOS.

  • REBAIXADO DO SÉCULO XXI

    PERGUNTAR NÃO OFENDE, QUANTO MESMO CORREU DE GRANA$$$$$ PARA VIRAREM A MESA PARA O REBAIXADO DO SÉCULO XXI DISPUTAR A SEGUNDONA AINDA ESSE ANO.
    TÔ SABENDO QUE CORREU MUITA GRANA PARA APROVAR POR UNANIMIDADE.

    SÓ LEMBRANDO QUEM SE SENTIR PREJUDICADO PODE RECORRER NA JUSTIÇA COMUM, STJD, PRINCIPALMENTE OS TIMES QUE ESSE ANO VÃO DISPUTAR A 2ª DIVISÃO, POIS COM CERTE O REBAIXADO DO SÉCULO XXI AJA GARANTIU UMA DAS VAGA.

    SÓ LEMBRANDO, O REGULAMENTO FOI MODIFICADO DEPOIS DO FOTO SER CONSUMADO.

    RESPOSTA: VOCÊ ESTÁ DE BRINCADEIRA. GRANA?

  • REBAIXADO DO SÉCULO XXI

    ZECA SORAES, SEI QUE VOCÊ COMO BOM REABAIXADO DO SÉCULO XXI, VIBROU COMO NUNCA COM O TIME DO JV, ACHO QUE VOCÊ FOI UM QUE JOGOU UMA PRAGA DEPOIS DO REBAIXAMENTO, MAIS CORRIGE ALGUMAS PALAVRA, POR EX. ONDE SE LÊ “FOTO” O CORRETO E “FATO”.

    ZECA, SEI QUE VOCÊ NÃO SE AFINA COM O PRESIDENTE SERGIO FROTA, NEM VOCÊ E O SEU COLEGA GERALDO CASTRO, HAJA VISTA, SER O NOSSO PRESIDENTE, AUTENTICO E DECIDIDO, MAIS ESSA SEMANA POSTA UNS COMENTÁRIOS SOBRE O JOGÃO DE SÁBADO CONTRA O LUVERDENSE.

    ESSE JOGO É QUE PODE ALAVANCAR O FUTEBOL DO MARANHÃO E COM ISSO ZECÃO, GANHA NÓS TORCEODRES, VOCÊ DA IMPRENSA, O MARANHÃO O BRASIL E O MUNDO.

    ZECÃO, DESFAZ ESSES “SERVIÇO” QUE VOCÊ E OS TORCEDORES DO REBAIXADO DO SÉCULO XXI FIZERAM, SENÃO TEREMOS QUE CONTRA-ATACAR CONVOCANDO O BITA DO BARÃO!!!! SARAVÁ, HUUUUU, SARAVÁ, SAI PRA LÁ MAL OLHADO!!!!!!

    RESPOSTA: ACHO QUE VOCÊ ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO. NÃO TENHO QUALQUER PROBLEMA COM O SÉRGIO FROTA, GERALDO CASTRO E SE VOCÊ QUER SABER COM O PRÓPRIO CLEBER VERDE. FAÇO CRÍTICAS APENAS AO QUE CONSIDERO ERRADO NO FUTEBOL E NÃO ÀS PESSOAS, INDEPENDENTEMENTE DE QUAL SEJA O CLUBE.

    FUI!!!

  • JV LIDERAL

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bando de despeitados…olhem para nossa campanha…49 pontos…hahahahahahaha, priemira vez na elite do futebol e ja levamos a taça….haahaahahahahaha JV!!!!!!!!!!JV!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Arley

    PONDO OS PINGOS NOS ÍS NA CABEÇA DE NÓS MARANHENSES, ou quem sabe sul maranhenses.

    PRIMEIRO: JÁ PREVIA QUE O JV LIDERAL SERIA CAMPEÃO E MERECIDAMENTE EM FUNÇÃO DA DESORGANIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL. SEGUNDO: DAÍ A FAZEREM TAL AGAZARRA POR UM TÍTULO DE UM ESTADO QUE É CONSIDERADO UM DOS QUE POSSUEM PIOR INDICADOR SÓCIO-ECONÔMICO DO PAÍS, AÍ JÁ É DEMAIS!!! E AINDA VEM O SENHOR JOÃO ALBERTO SURGIR COMO FÊNIX NESTA MATÉRIA? LEMBRO-ME DESTE SENHOR QUANDO AINDA TINHA MEUS DEZ ANOS DE IDADE E SUA SOBERBA, NA CASA DE SUA IRMÃ, BEM PRÓXIMO A IGEJA DE SÃO PANTALEÃO. E MEU PAI A DIZER-LHE: AGORA DEPUTADO É LÁ NO CONGRESSO NACIONAL!!! E DEPOIS DISSO??????? JOÃO ALBERTO SÓ MOSTRA AS CARAS ASSIM – BACABAL QUE O DIGA, E OLHA QUE VAI AGORA GARIMPAR VOTOS JUNTO AOS ILUDIDOS IMPERATRIZENSES EMBRIAGADOS PELA PRETENSA “VITÓRIA”. MEU PARENTE ESSE TROÇO NÃO É. VOLTANDO AO FUTEBOL, GRANDE MARANHÃO? DÁ LICENSA SENHORES!!! O SAMPAIO SUCUMBE, O MOTO TAMBÉM É A VITÓRIA É DE QUEM, DE UMA CIDADE QUE NUTRE EM SEUS DELÍRIOS A EMANCIPAÇÃO CARREGANDO CONSIGO MAIS FRUSTAÇÃO DO QE UMA RETÓRICA POLÍTICA FUNDAMENTADA? IMPERATRIZ? CIDADE CAPITAL? ONDE FICA FEIRA DE SANTANA, MOSSORÓ, CAMPINA GRANDE, CARUARÚ OU, AINDA, PARNAÍBA? APROVEITAM-SE ALGUNS PARA ALARDIAR, INTEMPESTIVAMENTE, BRAVURA PELO DESCAS0 DA “ILHA”. E QUEM É A ILHA? POR VENTURA É ELA MAIOR QUE NATAL, JOÃO PESSOA OU ARACAJU? DELÍRIOS MARANHESES, PICUÍNHAS DA MISÉRIA, CULTURA LOCAL. ENQUANTO ISSO, EIS QUE SURGEM OS CONHECIDOS MAIORES ARRAIÁS DO MUNDO (CARUARÚ, MOSSORÓ E CAMPINA GRANDE? ) E ATÉ BOI QUEM APARECE É CAPRICHOSO E GARANTIDO DE PARINTIN$$$$$. COM DOIS, OU SEJA 2 (AMAZONAS) x 300 (MARANHÃO), MATEMÁTICA AO INVERSO. VEMO-NOS DERROTADOS. PERDEMOS PARA ELES COM UNS TREZENTOS GRUPOS DE BUMBA-MEU-BOI, UNS CEM DE CACURIÁ, MAIS DANÇA PORTUGUESA, TAMBOR DE CRIOLA, ETC. PORTANTO, QUEM VENCEU, E QUEM PERDEU? QUEM APARECE NA MÍDIA NACIONAL? O QUE É O MARANHÃO E SEUS ESTÁDIOS RIDÍCULOS ENCRAVADOS NO NADA OU CEMITÉRIOS DESFIGURADOS DO PASSADO? OU SAMPAIO OU JV? MOTO CLUB OU SEGUNDA DIVISÃO? ESTAMOS TODOS PERDENDO E NOS PERDENDO EM PICUÍNHAS. PARA FINALIZAR: IMPERATRIZENSES, OU MELHOR, MINEIROS, CEARENSES, BAIANOS, GOIANOS E TODOS QUE VIERAM DO ALÉM PARA IMFESTAR NOSSAS TERRAS DO SUL – VAMOS ADVOGAR A EXCLUSÃO DA MISÉRIA CULTURAL, ANTES DA POLITICAGEM PURA E SIMPLES – A NÃO SER QUE SE CONTEMTEM COM O VELHO ENGODO DO DESPREZO DA “ILHA”. FIQUEM, ENTÃO, COM OS JOÃOS ALBERTOS DA VIDA. ELES JÁ ESTÃO LÁ E MINARÃO VOCÊS ATÉ SE DAREM CONTA DE QUE TUDO QUE HÁ NÃO É NOVO. E CIDADE POR CIDADE, VIVA CAMPINA GRANDE!!! ESTÁ SIM, CAPITAL DE TECNOLOGIA E CONHECIDA NACIONALMENTE. VAI MEU VOTO TAMBÉM PARA FEIRA DE SANTANA, IGUALMENTE SUPERIOR A QUALQUER CIDADELA DO INTERIOR DO MARANHÃO QUE SE ACHA GRANDE COISA. O QUE TEMOS DE VERDADE É MUITA BAGUNÇA. POR ISSO FICAMOS TODOS PARA TRÁS, S. LIÍS, IMPERATRIZ, CAXIAS, BACABAL…….

  • Arley

    PONDO OS PINGOS NOS ÍS NA CABEÇA DE NÓS MARANHENSES, ou quem sabe sul maranhenses.

    PRIMEIRO: JÁ PREVIA QUE O JV LIDERAL SERIA CAMPEÃO E MERECIDAMENTE EM FUNÇÃO DA DESORGANIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL. SEGUNDO: DAÍ A FAZEREM TAL AGAZARRA POR UM TÍTULO DE UM ESTADO QUE É CONSIDERADO UM DOS QUE POSSUEM PIOR INDICADOR SÓCIO-ECONÔMICO DO PAÍS, AÍ JÁ É DEMAIS!!! E AINDA VEM O SENHOR JOÃO ALBERTO SURGIR COMO FÊNIX NESTA MATÉRIA? LEMBRO-ME DESTE SENHOR QUANDO AINDA TINHA MEUS DEZ ANOS DE IDADE E SUA SOBERBA, NA CASA DE SUA IRMÃ, BEM PRÓXIMO A IGEJA DE SÃO PANTALEÃO. E MEU PAI A DIZER-LHE: AGORA DEPUTADO É LÁ NO CONGRESSO NACIONAL!!! E DEPOIS DISSO??????? JOÃO ALBERTO SÓ MOSTRA AS CARAS ASSIM – BACABAL QUE O DIGA, E OLHA QUE VAI AGORA GARIMPAR VOTOS JUNTO AOS ILUDIDOS IMPERATRIZENSES EMBRIAGADOS PELA PRETENSA “VITÓRIA”. MEU PARENTE ESSE TROÇO NÃO É. VOLTANDO AO FUTEBOL, GRANDE MARANHÃO? DÁ LICENSA SENHORES!!! O SAMPAIO SUCUMBE, O MOTO TAMBÉM É A VITÓRIA É DE QUEM, DE UMA CIDADE QUE NUTRE EM SEUS DELÍRIOS A EMANCIPAÇÃO CARREGANDO CONSIGO MAIS FRUSTAÇÃO DO QE UMA RETÓRICA POLÍTICA FUNDAMENTADA? IMPERATRIZ? CIDADE CAPITAL? ONDE FICA FEIRA DE SANTANA, MOSSORÓ, CAMPINA GRANDE, CARUARÚ OU, AINDA, PARNAÍBA? APROVEITAM-SE ALGUNS PARA ALARDIAR, INTEMPESTIVAMENTE, BRAVURA PELO DESCAS0 DA “ILHA”. E QUEM É A ILHA? POR VENTURA É ELA MAIOR QUE NATAL, JOÃO PESSOA OU ARACAJU? DELÍRIOS MARANHESES, PICUÍNHAS DA MISÉRIA, CULTURA LOCAL. ENQUANTO ISSO, EIS QUE SURGEM OS CONHECIDOS MAIORES ARRAIÁS DO MUNDO (CARUARÚ, MOSSORÓ E CAMPINA GRANDE? ) E ATÉ BOI QUEM APARECE É CAPRICHOSO E GARANTIDO DE PARINTIN$$$$$. COM DOIS, OU SEJA 2 (AMAZONAS) x 300 (MARANHÃO), MATEMÁTICA AO INVERSO. VEMO-NOS DERROTADOS. PERDEMOS PARA ELES COM UNS TREZENTOS GRUPOS DE BUMBA-MEU-BOI, UNS CEM DE CACURIÁ, MAIS DANÇA PORTUGUESA, TAMBOR DE CRIOLA, ETC. PORTANTO, QUEM VENCEU, E QUEM PERDEU? QUEM APARECE NA MÍDIA NACIONAL? O QUE É O MARANHÃO E SEUS ESTÁDIOS RIDÍCULOS ENCRAVADOS NO NADA OU CEMITÉRIOS DESFIGURADOS DO PASSADO? OU SAMPAIO OU JV? MOTO CLUB OU SEGUNDA DIVISÃO? ESTAMOS TODOS PERDENDO E NOS PERDENDO EM PICUÍNHAS. PARA FINALIZAR: IMPERATRIZENSES, OU MELHOR, MINEIROS, CEARENSES, BAIANOS, GOIANOS E TODOS QUE VIERAM DO ALÉM PARA IMFESTAR NOSSAS TERRAS DO SUL – VAMOS ADVOGAR A EXCLUSÃO DA MISÉRIA CULTURAL, ANTES DA POLITICAGEM PURA E SIMPLES – A NÃO SER QUE SE CONTEMTEM COM O VELHO ENGODO DO DESPREZO DA “ILHA”. FIQUEM, ENTÃO, COM OS JOÃOS ALBERTOS DA VIDA. ELES JÁ ESTÃO LÁ E MINARÃO VOCÊS ATÉ SE DAREM CONTA DE QUE TUDO QUE HÁ NÃO É NOVO. E CIDADE POR CIDADE, VIVA CAMPINA GRANDE!!! ESTÁ SIM, CAPITAL DE TECNOLOGIA E CONHECIDA NACIONALMENTE. VAI MEU VOTO TAMBÉM PARA FEIRA DE SANTANA, IGUALMENTE SUPERIOR A QUALQUER CIDADELA DO INTERIOR DO MARANHÃO QUE SE ACHA GRANDE COISA. O QUE TEMOS DE VERDADE É MUITA BAGUNÇA. POR ISSO FICAMOS TODOS PARA TRÁS, S. LIÍS, IMPERATRIZ, CAXIAS, BACABAL…….

  • jorge da celira (O DE ÍMPERATRIZ)

    Quanta amargura nos comentários desse internauta o Arley, quer dizer que não podemos comemorar uma conquista de um time da nossa cidade simplesmente porque em matéria de progresso somos inferiores a algumas das melhores cidades do nordeste?E o que isso tem a ver? Ademais Mossoró e Parnaiba jamais suplantaram Imperatriz em absolutamente nada, nem mesmo no Futebol, já que o futebol das ditas cujas também não é grandes coisas. Outra Natal 774.0000 habitantes, João Pessoa 674.000 habitantes, Aracajú 520.000 não são superiores a São Luis com quase um milhão de habitantes segundo dados do IBGE.. A única ressalva é para o turismo mas isso já é uma questão de gestão, que espero e torço para que tenha um novo direcionamento, pois potencial temos, já que o nosso litoral suplanta o dos tres estado citados juntos, sem contar que temos lençóis, delta, chapada das mesas, portanto um potencial enorme. Devemos é comemorar juntos uma coisa que deu certo como o JV, é um exemplo que pode ser seguido por todos os clubes de Futebol do Maranhão. O fato de Imperatriz ter mineiros, goianos, cearenses sei lá mais quem e dai? O Maranhão como um todo foi colonizado por Portugueses, Franceses, africanos, e pessoas originárias de todos os recantoss do pais, mesmo assim conseguiu formar sua identidade cultura, portanto amigo acalme-se deixe de amargura e fique feliz também como o nosso JVLIDERAL!!!!!!!!!!!!!!

  • ZE CARLOS

    ESSE ARLEY, SE FOR MARANHENSE, É O SÍMBOLO DO MARANHENSE QUE NÃO Dar VALOR PRAS COISAS DE SUA TERRA, ONDE ELE SE E SUA PROLE tira o pão de cada dia.

    O MARANHENSE A MAIORIA É COMO ESSE ABESTADO, QUE O VALOR SÓ COISAS DOS OUTROS E POR ESTAS E OUTRAS O PRÓPRIO POVO AJUDA O ESTADO AO ATRASO.

    PELO VISTO, ESSE MANÉ ARLEY, COMO ESNALTECE O ESTADO E AS CIDADES DA BAHIA E OUTRAS, NÃO DEVE SER MARAHENSE, ACREDITO QUE ELE SEJA MAIS UM QUE VEIO PRA CÁ “PUXANDO A CACHORRINHA” FRUSTRADO COM O ESTADO DE MISÉRIA DE SEU ESTADO DE ORIGEM. É COMUN O MARANHÃO ABRAÇAR ESSES ENFERMOS.

    MARANHENSE É ASSIM, NADA AQUI PRESTA, A ALCIONE É A PIOR CANTORA, O FOLCLORE, BUMBA-MEU-BOI CARNAVAL NÃO PRESTA, ENQUANTO ISSO PRESTIGIA O FORRÓ DO CEARÁ, ABARROTANDO NOSSO DINHEIROS NOS BANCO DE LÁ, O AXÉ DA BAHIA O SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE, É MAIS UM ABESTADO NÃO ENTENDE DE NADA.

    MANÉ ARLEY, SE TU FORES MARANHENSE É MAIS UM BURRO QUE COM TUAS IDÉIAS SÓ FAVORECE O ATRASO DO MARANHÃO SE FORES FORASTEIRO “ARRUMA A MALA AÍ” E TIRA PRA FORA, POIS CANGACEIRO NÃO SERVE PARA O NOSSO ESTADO.

    MANÉ ARLEY SÃO LUIS E O MARANHÃO PODE SER POBRE COMO É O NORDESTE E O BRASIL.

  • TORCEDOR JV

    RAPAZ, PENSE NOS BOLIVIANOS CHORÕES!
    AINDA NAÕ SE CONFORMARAM, VÃO FAZER
    TIME QUE PRESTE CAMBADA DE ILUDIDOS
    PRA DEPOIS VIR AQUI FALAR ALGUMA COISA
    AGORA VOÇÊS TEM QUE FICAR É CALADINHOS
    REZANDO PRA NO BRASILEIRO NÃO FAZER MICO
    DE NOVO

  • ZE CARLOS

    Essa é pra completar e atualizar esses Arley da vida que só contribui para o atraso no Maranhão.

    A cultura da região é, também, um grande atrativo para o turista, todos os estados tem folguedos e tradições diferentes. Olinda, em Pernambuco, São Luís, no Maranhão e o Pelourinho, em Salvador, são os grandes atrativos histórico-culturais da região, sendo considerados Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

    Regiões metropolitanas

    Todas as capitais da região Nordeste possuem região metropolitana com exceção de Teresina. São elas por ordem de população:

    Região Metropolitana do Recife com 3.730.114 habitantes
    Região Metropolitana de Salvador com 3.677.060 habitantes
    Região Metropolitana de Fortaleza com 3.435.456 habitantes
    Região Metropolitana de Natal com 1.255.409 habitantes
    Região Metropolitana de São Luís com 1.211.270 habitantes ***
    Região Metropolitana de Maceió com 1.111.678 habitantes
    Região Metropolitana de João Pessoa com 1.049.290 habitantes
    Região Metropolitana de Aracaju com 759.998 habitantes
    São Luís (Maranhão)
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Nota: Se procura outros significados de São Luís, consulte São Luís.

    Município de São Luís

    “Jamaica Brasileira”
    “Ilha do Amor”
    “Cidade dos Azulejos”

    Brasão Bandeira

    Hino
    Aniversário
    Fundação 8 de setembro de 1612
    Gentílico ludovicense
    Lema
    Prefeito(a) João Castelo (PSDB)
    Localização

    02° 31′ 48″ S 44° 18′ 10″ O02° 31′ 48″ S 44° 18′ 10″ O

    Unidade federativa Maranhão
    Mesorregião Norte Maranhense IBGE/2008 [1]
    Microrregião Aglomeração Urbana de São Luís IBGE/2008 [1]
    Região metropolitana São Luís
    Municípios limítrofes Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa
    Distância até a capital 2.157 quilômetros
    Características geográficas
    Área 827,141 km²

    População 986.826 hab. est. IBGE/2008 [2]densidade = 1.157,6

    Metro {{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2008 [2]densidade = 1.157,6

    Densidade {{{densidade}}} hab./km²
    Altitude 4 metros
    Clima tropical Awh
    Fuso horário UTC-3
    Indicadores
    IDH 0,778 médio PNUD/2000 [3]
    PIB R$ 11.217.074 mil (BR: 29º) – IBGE/2006 [4]
    PIB per capita R$ 11.235 IBGE/2006 [4]

    São Luís (Maranhão)

    Ir para: navegação, pesquisa
    Nota: Se procura outros significados de São Luís, consulte São Luís.

    Município de São Luís

    “Jamaica Brasileira”
    “Ilha do Amor”
    “Cidade dos Azulejos”

    Brasão Bandeira

    Hino
    Aniversário
    Fundação 8 de setembro de 1612
    Gentílico ludovicense
    Lema
    Prefeito(a) João Castelo (PSDB)
    Localização

    02° 31′ 48″ S 44° 18′ 10″ O02° 31′ 48″ S 44° 18′ 10″ O
    Unidade federativa Maranhão
    Mesorregião Norte Maranhense IBGE/2008 [1]
    Microrregião Aglomeração Urbana de São Luís IBGE/2008 [1]
    Região metropolitana São Luís
    Municípios limítrofes Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa
    Distância até a capital 2.157 quilômetros
    Características geográficas
    Área 827,141 km²
    População 986.826 hab. est. IBGE/2008 [2]densidade = 1.157,6
    Metro {{{população_metro}}} hab. est. IBGE/2008 [2]densidade = 1.157,6
    Densidade {{{densidade}}} hab./km²
    Altitude 4 metros
    Clima tropical Awh
    Fuso horário UTC-3
    Indicadores
    IDH 0,778 médio PNUD/2000 [3]
    PIB R$ 11.217.074 mil (BR: 29º) – IBGE/2006 [4]
    PIB per capita R$ 11.235 IBGE/2006 [4]

    São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão, fundada no dia 8 de setembro de 1612. Localiza-se na ilha Upaon-Açu (denominação dada pelos índios Tupinambás significando “Ilha Grande”), no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. De modo semelhante ao que ocorre com Belém do Pará e Vitória do Espírito Santo, habitantes de outros Estados brasileiros certas vezes se referem à cidade como São Luís do Maranhão.

    É A PRINCIPAL CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA GRANDE SÃO LUÍS, POSSUI 986.826 HABITANTES[2] SENDO A 16º CIDADE CIDADE MAIS POPULOSA DO BRASIL. SÃO LUÍS É A ÚNICA CIDADE BRASILEIRA FUNDADA PELOS FRANCESES (VER FRANÇA EQUINOCIAL), E É UMA DAS TRÊS CAPITAIS BRASILEIRAS LOCALIZADAS EM ILHAS (AS OUTRAS SÃO FLORIANÓPOLIS E VITÓRIA).
    DE ACORDO COM DADOS DO IBGE POSSUI O 12º MAIOR PARQUE INDUSTRIAL ENTRE AS 27 CAPITAIS DO BRASIL [5]. É CONSIDERADA TAMBÉM EM PESQUISA REALIZADA PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV) UMA DAS MELHORES CIDADES PARA SE TRABALHAR NO BRASIL[6] [7].

    Então frustado Arley, lê essas informações com cuidado e te intera que o Marnhão e São Luis não isso que tu dizes.
    Observa desatualizado, mesmo com essa pobreza toda, São Luis ocupa sempre uma posição intermediária entre as capitais brasileira Lê pobre coitado.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    E NO FUTEBOL DESATUALIZADO, NÃO SOMOS OS PIORES DO PAIS, POIS:

    ESTAMOS NA SERIE C IGUAL AO PARÁ
    ESTAMOS NO 17º NO RANKING DA CBF DENTRE OS 27 ESTADOS.
    EXISTE ESTADOS QUE NÃO POSUEM TIMES NA SÉRIE C E MUITO MENOS ESTADOS QUE NUNCA PARTICIPARAM DA SERIE B.
    PIAUI, SERGIPE, MATO GROSSO E SUL, RORAIMA, RONDONIA, AMAPÁ, A PARAÍBA AGORA QUE ENTROU O CAMPINENSE O AMAZONAS É SERIE D.
    ENTÃO FRUSTADO, PRA MIM O NOSSO FUTEBOL GANHA DE MUITA GENTE.

  • GENILSON

    Quero parabenizar a equipe do JV LIDERAL e toda sua comissão técnica, torcedores e imprensa tocantina. O título conquistado pelo “tricolor” de Imperatriz só ratifica que a organização, trabalho sério e humildade são imprescindiveis a qualquer clube de futebol.
    Parabéns ao Sr. Walter Lira, que longe dos holofotes da imprensa, conseguiu montar um bom time, dando as condições necessárias para que seus comandados pudessem desenvolver suas atividades profissionais.
    Espero que os “grandes” do nosso futebol possam de despir de todo o orgulho e prepotência que lhes são peculiar e possam se espelhar no modelo utilizado pelo JV.
    PARABÉNS AO TRATORZÃO DO CAMAÇARI !!!!

  • JV LIDERAL II

    ESSE ARLEY TA DE BRINCADEIRA COMIGO EIN , O COTOVELO DELE TA TODO INCHADO E FICA AI DIZENDO ESSE MONTE DE BESTEIRA COM CERTEZA ESE AI NÃO É MARANHENSE E NEM GOSTA DE FUTEBOL..

    AMIGO ZECA UM ABRAÇO .

  • pc boliviano

    Zé carlos parabéns pelo seu comentário é esse o meu pensamento também, em relação esses idiotas daqui e de outros estados que falam mal do nosso Maranhão. Valeu a sua aula copiei o seu comentário e passei para o meu filho ler e concluir um trabalho de geografia do MA.

  • Alex

    Esse Yarley não é Maranhense não… é boliviano!!!

  • Arley

    A todos que acham que o simples fato de expor, de cara, as mazelas do nosso estado é não ser maranhense, digo: é fulgaz tal manifestação e não traduz a realidade. É tão vazio de valor quanto o sepulcro caiado. O fato de dizer a verdade não é menosprezo, mas vincula o despertar da última hora da empáfia à razão, nem mesmo o seria uma pretensa não-maranhensidade. Agora, contentar-se com tão pouco, isto sim demonstra o quanto ficamos para trás, e eis que há aqueles que ainda corroboram para manter as coisas como estão, ébrios por passajeira alegria – e faço minha as palavras do sábio Salomão ” tudo vaidade” .
    Ao Jorge da Celira, adianto-lhe que, de forma alguma, desprezo a conquista merecida do JV. Pelo contrário, acho-a merecida e já havia escrito isto neste blog – basta recorrer aos posts anteriores. O problema é que muito de vocês, não todos claro, só comparecem aqui quando convém. Contudo, o que critiquei foi a postura de alguns torcedores ávidos por um separatismo fútil, de um nacionalismo exarcebado e cego, sem fundamento sólido a propagar divisão de estado como se fosse a salvação da lavoura. Isto é surrado e mofado. Mas não poucos, aproveitam-se de uma final de campeonato para trazer à tona a questão sem nenhum plano de discussão real. Disto falei – (o apriorístico – o que isso?)
    Ao Zé Carlos, certamente acusaste-me sem conhecer bem os fundamentos das quetões anteriormente propostas como, por exemplo, a anacronismo dos nosos estádios – o Nhozinho Santos, por exemplo). Parece que não leram o texto por inteiro, pois defendi o JV e seu CT dizendo não ser pior que aquele – embora pequeno para uma final de campeonato estadual, acusando sim, Alberto Ferreira pelas mazelas do nosso futebol. Outro ponto: Achas que não dou valor à nossa cultura? Possivelmente tu não conheces o Brasil mais do que eu, nem mesmo acompanhou nossas manifestações folclóricas além terrinha como já o fiz. Pergunte ao pessoal do Boi de Morros quem os levou para passear há dois anos em São Paulo (queriam ver o parque Ibirapuera). Quem os defendeu diante da acusação de que faziam barulho no Centre Norte fora do local de apresentação oficial? Pois é, lá estava a banda de pífaros de Pernambuco a tocar do lado do estand do Maranhão, porém mandaram o Boi de Morros parar porque entrara no Shopping dançando e atraindo a atrenção das pessoas. Eu fui tomar as dores e disse; Pernambuco pode, Maranhão Não? Sinceramente, vá acusar outro, pois certamente é insalubre a tua afirmação. Desculpe-me pela sinceridade – mas poucos aqui singram os mares e terras brasilis como eu. O que critico é justamente o fato de que não aparecemos como merecemos, perdemos para outros sem uma justificativa plausível. Dizes, inclusive, que não dou valor para a terrinha e as coisas que dela provém como a nossa Alcione. Pergunto: Por ventura, quantos discos dela tu possuis? Verdade seja dito – no Piauí ele tem mais valor. Pois é, tiro pela culatra amigo “UNE FOIS DE PLUS”. Nesta mesma semana, estava eu a cantar, na praia de Ponta Negra-Natal, músicas do nosso folclore juntamente com vários amigos e os ensinava, em especial, as do boi de Axixá e Morros. Agora, o que não gosto é de políticos como João Alberto, e outros tantos Joãos da vida. Contra eles é que me insurjo, pois, ao meu ver, são aproveitadores. Alcione, Zeca Baleiro, o nosso mais maranhense “Pernambucano”,Carlinhos Veloz, o piauiense Mano Borges, e tantos outros compõem a plêiade de artistas de qualidade que não aparecem e isto é que causa revolta. Foi o que disse. Mas se queres acusar-me de algo, com isto concordo – não acho que o Regae seja nosso porque não é e entristeceu-me ver uma matéria na Rede Globo, no jornal da tarde, que falava da Ilha do Regae – acreditem Florianópolis. Juro, nem sabia que lá gostavam deste rítmo. Não entendeste, assim, o fundamento das palavras ao melhor tom. Coeste mosquito e engoliste elefante. Interessante fazeres um Ctrl C – Ctrl V para evidenciar dados da wikpédia sobre as regiões metropolitanas – Que legal! Disso gostei – eis um naútico voluntarioso!!! Contudo, amigo, o que, en passant, queria dizer é que nossos indicadores são piores do que os de outros estados, não sou eu quem o digo, é fato, e contra fato não há argumento. O Maranhão já foi o terceiro estado mais importante da Federação. No Brasil colônia fomos a capital do Estado do Maranhão (isto quando só havia dois, o outro – o do Brasil – com sede em Salvador), massssssss….murchamos – passamos a Maranhão e Grão Pará, depois Grão-Pará e Maranhão e aí fomos, fomos, fomos murchando. Então, contra o que, ou contra quem bravejo? Vamos dividi-lo ainda mais? A culpa é do Sarney?
    Não estamos preparados para a verdade e nos revoltamos contra quem expõe de maneira clara esta ignomínia. Tu achas que não defendo a terra??? Ora bolas, esgoto a céu aberto, ruas esburacadas, lixo por toda parte, eis contra o que bravejo irmão. Nenhuma conquista, seja do JV, do Sampaio, Moto, Imperatriz mudará tal situação. Não sou contra os JVs da vida. Nada disso. Mas neste mesmo engodo vai o Alex e JV lideral II (este último sequer mostra a cara – está na hora deste blog evidenciar, de fato, quem escreve aqui). Mas é triste, mui triste, ver que ficamos para trás em quase tudo. Isto doi, faz cair lágrimas.
    Para finalizar: Faz três anos, tratando de semelhante assunto no curso de direito da Ufma, presenciei a revolta de uma aluna achando que exagerávamos nas comparações das cidades do nordeste. Pois bem, para o azar dela, houve um encontro regional de direito em Natal-RN e toda a turma dela fez um TOUR pelo nordeste. Ao chegar, foi-se imediatamente desculpar-se dizendo: Realmente vocês tinham razão – pois havia outros semelhantemente lúcidos a defender a tese. COMO DIZEM OS PENTECOSTAIS: QUE GLÓRIA!!!!! Amigos, mazelas todos temos, o Maranhão, o Nordeste, o País. Mas, sou maranhense e quero o melhor para o meu estado. Não seria enganando a mim mesmo, ou as outros, que eu estaria fazendo o melhor. Como nos ensinou Jesus – é preciso morrer para renascer. É preciso reconhecer que há muito o que se refazer, antes de cantar vitória.
    PS: Gostaria de ver estampado o seguinte na mídia nacional: SÃO LUÍS DO MARANHÃO, OU IMPERATRIZ – MELHOR QUALIDADE DE VIDA DO BRASIL!!! Pena, que este título pertença hoje ARACAJU. E nós, e nós????

  • jorge da celira (O DE ÍMPERATRIZ)

    Bela explanação amigo Arley, acho que agora entendi melhor o seu ponto de vista, mesmo assim ainda continuo em estado de extase com o meu JV, sabe como é! É bairrismo mesmo! Um fato novo inusitado, pra não dizer inesperado. Como já citei anteriormente não resido mais no Maranhão, acompanho tudo pela internet mesmo, e meu amigo não sei se é saudade, me emocionei até com aquelas palmeiras que rodeio o CT do JV hehehe. Quanto a esse lance do separatismo isso ai sempre vai existir embora eu considere que não há nenhuma chance de isso se tornar realidade, por vários fatores embora esse seja o desejo das pessoas dessa região.Esse sempre foi e sempre será o desejo de todos os tocantinos, não só pela recente micigenação devido a forte migração das pessoas com as origens as quais vc mensionou, Mas porque essa diferença cultural já existia anteriormente, senão vejamos, na região tocantina só pra exemplificar preferimos o forró, ou até mesmo o carimbó, (e não o regaae como ocorre no resto do estado) Boi só Zebu, Nerole, Gir, e por ai vai, não tenho conhecimento de nenhuma brincadeira de boi na região, Cucuriá? Não sabemos o que é isso, sabemos o que é cocoricó, que não deve ser a mesma coisa. Bom mas deixa pra lá, falando de futebol ainda ainda vai ter muito rivalidade, pois como acredito que essa separação deva demorar se é que um dia vai sair, ainda teremos muito SampaioXJV SamapioXImperatriz e por ai vai, um abraço.

  • CLAUDIO ROBERTO PEREIRA

    QUERIA SABER COMO UMA CIDADE PODE PARTICIPAR DO CAMPEONATO MARANHENSE?
    GOSTARIA MUITO DE VER MINHA CIDADE NO CENARIO ESPORTIVO PELO MENOS NO ESTADO ,,
    QUERIA SE TIVER COMO , DAR UMA FORCINHA PRA NOSSA REGIÃO,,E SE POSSIVÉL UM PUXÃOZINHO DE ORELHA NOS NOSSOS ESPORTISTAS DA REGIÃO PRINCIPALMENTE AS AUTORIDADES PUBLICAS ..
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA PAGINA!!!!!
    ABRAÇOS