Jogo aberto

SEM TV
O torcedor do Sampaio que quiser ver a estreia do time no Campeonato Brasileiro Série C terá que viajar a Belém. Não há qualquer possibilidade da TV Mirante transmitir a partida no próximo domingo. É que a CBF confirmou o horário para às 18h e a TV Globo não abrirá mão do Domingão do Faustão. Os jogos na Globo, como todo mundo sabe são transmitidos às 16h.

REFORÇOS
O atacante Nonato, ex-Treze-PB deve acertar com o Sampaio para a disputa do Campeonato Brasileiro Série C. Na lista também estariam o lateral-esquerdo Éverton Ávila (Úlbra-RS) e o meia Alexandre (Avenida-RS). Outro que deverá vir da Paraíba é o zagueiro Leandro. O jogador disputou o Campeonato Paraibano pelo Botafogo. Este será o terceiro jogador do Botafogo a reforçar o Sampaio. Além de Leandro já estão treinando no clube o lateral-direito Fernandinho e o meia Jean Carlo.

DESABAFO
Curioso o desabafo do meia Andre Cassaco, autor de dois gols e principal destaque do BEC na vitória por 3 a 1 contra o Sampaio. “Quem ganha com a boca é o prefeito, são os políticos. Futebol se ganha é dentro de campo”. Falou pouco e disse tudo.

SILÊNCIO
Após o vexame do rebaixamento para a 2ª divisão do futebol maranhense, o Moto deverá anunciar esta semana, o nome do novo treinador e dos reforços que virão para o Campeonato Brasileiro Série D. A estreia do Moto será no dia 7 de julho, contra o São Raimundo, em Santarém-PA.

VILÃO
O goleiro Rondinelli está sendo o grande vilão na desclassificação do MAC no Campeonato Maranhense, principalmente pelas duas falhas que cometeu na 1ª partida, quando houve o empate de 2 a 2, em São Luís. Não quero aqui fazer a defesa de ninguém, mas os atleticanos precisam entender que, quando ocorre a renovação, coisas desse tipo precisam ser previstas. Se não fosse assim seria uma maravilha.

LIVRE
Sempre muito lúcido, o técnico Arlindo Azevedo deixou a diretoria do Sampaio livre para tomar qualquer decisão, após a derrota para o Bacabal. “A diretoria fique à vontade para tomar qualquer decisão, nós temos a consciência do trabalho que vem sendo feito, mas agora vamos pensar apenas no jogo com o Paysandu”.

RECONHECIMENTO
A classificação do Nacional para o triangular decisivo do 2º turno serviu para coroar o bom trabalho do técnico Josué Mendonça. Sem as condições ideais e as grandes estrelas, o treinador conseguiu vencer caro a classificação ao Sampaio (foram dois empates) no 1º turno e agora despachou o MAC com um empate em São Luís e uma vitória diante da sua torcida.

FAVORITO
O JV Lideral entra no triangular decisivo do 2º turno na condição de favorito, mas Bacabal e Nacional não estão dispostos a facilitar as coisas ao time de Imperatriz. Neste 2º turno, o Bacabal goleou o JV, no Correão, por 3 a 0 e o Nacional arrancou o empate com o JV de 2 a 2, no Walter Lira. Não vai ser fácil, mas se vencer o 2º turno, o JV decidirá com vantagem diante do Sampaio.

IMPACIÊNCIA
A torcida do Sampaio pegou no pé do grandalhão Célio Codó. Ele foi escolhido o pior em campo no 1º tempo do jogo com o BEC. Na etapa final quase marcou aos 3 minutos e depois, aos 7, balançou a rede do goleiro Cristiano. Depois, o alvo passou a ser o ex-atacante do Moto, Gabriel. Com os gols perdidos a impaciência do torcedor aumentou e piorou no final com a derrota.

SÉRIE D
Além de decidir o título de campeão maranhense de 2009, os finalistas do 2º turno tem um motivo a mais para brigar para levantar o returno. O campeão já estará garantido na Série D, em 2010. Exatamente. Para JV Lideral e Nacional será um feito inédito. O BEC já disputa as competições nacionais. Esta será uma motivação a mais aos finalistas do returno.

FÚRIA
Nem mesmo a torcida do Bacabal parecia acreditar na classificação para o triangular decisivo. Tanto é que, a Fúria do Mearim – A maior do Maranhão, como os bacabalenses gostam de chamar não apareceu no Estádio Nhozinho Santos. De casa, eles acompanharam através da Rádio Mirante AM o Leão desbancar o Tubarão e se classificar para a fase decisiva.

"Jogo aberto"

  • Jorge Ferreira

    DESDE O ANO PASSADO O MELHOR TREINADOR DO ESTADO DO MARANHÃO INDISCUTIVELMENTE É O TREINADOR FRANCISCO MASTRILLO, EM 2008 PEGOU O NACIONAL QUASE REBAIXADO E LEVOU A SEMIFINAL, EM 2009 PEGOU O BACABAL QUASE REBAIXADO E JÁ LEVOU AO FINAL DO SEGUNDO TURNO, ACHO NA MINHA OPINIÃO DEVERIA SER O TECNICO DO SAMPAIO, SABEMOS QUE O PROFESSOR ARLINDO É MUITO COMPETENTE E OS DOIS PODERIAM FORMAR CLARO UM COMO PREPARADOR FISICO E O OUTRO COMO TREINADOR FAZER UM TIME COMPETITIVO E CHEGAR NA SEGUNDA DIVISÃO, COM UM SALÁRIO DENTRO DAS POSSIBILIDADE DO SAMPAIO, É UM TREINADOR COM A CARA DO SAMPAIO EU VI ONTEM NO NHOSINHO SANTOS O CARA VIBRA JUNTO COM O TIME, PASSA PARA OS JOGADORES GARRA, DETERMINAÇÃO, VONTADE, ELE FOI O RESPONSAVEL POR ESSE RESULTADO ONTEM EM CAMPO, NÃO DESISTIU DO RESULTADO NEM NOS ACRÉSCIMOS, FEZ O TIME BUSCAR O RESULTADO. PARABÉNS.

  • história

    HISTÓRIA DO FUTEBOL MARANHENSE

    No Maranhão, o esporte veio diretamente do exterior por meio de Nhozinho Santos, que ao regressar da Inglaterra em 1905 – onde fora estudar para técnico em indústria textil, na cidade de Liverpool -, tornara-se um ardoso praticante do “football”, e não se esqueceu de trazer em sua bagagem os apetrechos necessários à prática desse esporte: chuteiras, apitos, bolas, etc., como também para outras atividades esportivas, como o “croket”, “crickt”, tênis.

    Assim, naquele final de 1905 reuniram-se na residência da família Santos, na rua Grande, n.1018, em São Luis, onde funcionava o Instituto Zoé Cerveira, o líder Nhozinho Santos, seus irmãos Totó e Maneco, alguns amigos e convidados para tratar da implantação do “foot ball association” no Maranhão. Estiveram presentes: John Shipton, John Moon, Ernest Dobler, ingleses empregados na Boat Steamship Co. Ld. (Mala Real Inglesa) e na Booth Line & Co. Ld., e os maranhenses Izidoro Aguiar, Edmundo Fernandes, Afonso Gandra, José Ramos Bastos, Antero Novaes, Carlos Neves, Antero Serejo, e outros mais (Martins, 1989:284).

    Nesta reunão ficou estabelecido que na vasta área da fábrica de têxteis “Santa Izabel”, seria construído um campo para a prática do futebol, nascendo assim o Fabril Athletic Club – FAC. Neste terreno, localizado na área central da cidade, foram sacrificadas algumas árvores para que tivesse as dimensões necessárias para a prática do esporte. E posteriormente houve alguma dificuldade para se arranjar os onze jogadores para se formarem os times e os treinamentos eram realizados com dois quadros de oito jogadores cada.

    As competições no campo do FAC começaram a despertar a curiosidade dos transeuntes que assistiam as partidas através de aberturas, no cercado da Fabril. Ninguém entendia do que se tratava, ao observarem os rapazes correndo atrás da bola, pois havia muita disputa e muita algazarra: “Sucederam-se os treinamentos com os esportistas apurando a forma técnica, entendo melhor as regras… não havia treinamentos físicos. A resistência vinha em decorrência do maior tempo dos coletivos que, às vezes, processavam-se até não ser mais enxergada a bola. Assim, decorreu o ano de 1906, uma ou outra disputa entre as duas formações, usando camisas e chuteiras e as bolas importadas” (Martins, 1989: 284-285).

    A partir destes experimentos, deu-se início ao desenvolvimento do futebol maranhense, conforme os relatos de memória que se seguem até a fase de 1917, ano em que o esporte e o futebol, em particular, no Maranhão se mostravam consolidados.

    As primeiras partidas de futebol

    Embora Djard Ramos Martins registre a data de 28 de maio de 1907 como sendo a da primeira partida oficial, ocorreu uma partida antes, em 12 de abril daquele ano, entre as equipes internas dos “Pretos” ( Black and White) e a dos “Encarnados” ( Red and White), com a duração de 50 minutos, com dois tempos de 25, com a vitória dos “pretos”, por 1 x 0. O jogo teve prosseguimento por mais 15 minutos, permanecendo o resultado.

    Com a instituição do Fabril Athletic Club e a constituição das duas equipes, e por força das sucessivas disputas, criou-se uma rivalidade importante para despertar o maior entusiasmo pela conquista de belos feitos: “O primeiro embate oficializado pelo F.A.C. aconteceu a 28 de maio de 1907. No final, ocorreu a igualdade (2 a 2). Essas equipes disputaram outras partidas: 26.05.1907 – Black and White 2 x Red and White 2. Naquele tempo, um jogo empate reclamava logo a realização de outro para conhecer-se o vencedor. Isso ocorreu a 16 de junho de 1907, desta feita com a vitória do ‘Black and White’ (1 a 0)”. (Martins, 1989: 285).

    As equipes eram formadas pelos times do “Black and White”: João Mário; A. Vieira e G. Costa Rodrigues; E. Simas, Moraes Rego e Joaquim Ferreira Belchior; F. Machado, John Shipton, John Moon, M. Lopes e C. Gandra. O do “Red and White” era formado por: João Alves dos Santos; Izidoro Aguiar e Alcindo Oliveira; Afonso Guilhon, Aluízio Azevedo e José Ramos Bastos, Antero Novaes, Ernesto Dobler, Carlos Neves, Manoel Alves dos Santos e Antero Serejo.

    Outras partidas preparatórias realizadas neste mês: 25.06.1907 – Black and White 2 x Red and White 2; 23.06.1907 – Black and White 1 x Red and White 1; 26.06.1907 – Black and White 1 x Red and White 3. Em 07 de julho de 1907 nova partida – Black and White 0 x Red and White 2; em 14.07.1907 – Black and White 0 x Red and White 1.

  • THIAGO

    VALEU BECÃO. AGORA VAMOS COM TUDO PRA CIMA DO NACIONAL E DO JIRICO. FOI MAL TRICOGAYS D NOVO CONSEGUIMOS A CLASSIFICAÇÃO AI DENTRO DESSE CHIQUEIRO.HAHAHA KKKKKKKK. FURIA DO MEARIM”A MAIOR DO MARANHÃO”.

  • THIAGO

    ZECA SOARES EU ACHO Q OS TRICOLORES TBM Ñ ACREDITAVAM NA CLASSIFICAÇÃO DO SAMPAIO, ONTEM Ñ DEU 2.500 PESSOAS NO CHIQUEIRO AI DA CAPITAL.HAHAHAHA KKKKK. É POR ISSO Q EU FALO. FÚRIA DO MEARIM “A MAIOR DO MARANHÃO”.

    RESPOSTA: AMIGO VC FALA MUITA BOBAGEM. O NHOZINHO SANTOS NÃO É NENHUM CHIQUEIRO.

  • MOTOFLOIA

    A MAIOR TORCIDA ORGANIZADA DO MARANHÃO É A MOTOFOLIA!!!!!!
    FÚRIA É A 2ª MAIOR. TFM+TUMF

    TUBARÕES PASSA VERGONHA PRA TUMF E PRA TFM!

  • brayner

    Zeca, tem possibilidades de ser transmitido algum jogo do Sampaio cujo o horário não seja do Faustão?

    RESPOSTA: ACHO MUITO DIFÍCIL, MAS VALE UMA CONSULTA COM A DIREÇÃO DE JORNALISMO DA TV MIRANTE.

  • joao marcelo

    AGORA O LEÃO DO MEARIM VAI COM TUDO PRA CIMA DO NACIONAL E DO JV-JIRICO VELHO… DOMINGO EU TOU LAH EM BACABAL PRA VER MEU BECÃO.

    FURIA DO MEARIM “A MAIOR DO MARANHÃO”

  • ELYSON

    FÚRIA MAIOR?
    É COMÉDIA?
    PALHAÇADA?
    KOÉ?
    TÁ MALUCO?
    TÁ DE BRINCADEIRA?

    ESQUECEU DA DRAGÕES E DA TUMF FERA?
    NÃO F…

  • furia do mearim

    Fúria do Mearim + Motofolia … Tubarãozinho só sacode é atraso.

  • FRED_BOLIVIANO

    Sem dúdiva que a maior torcidar do maranhão é a do moto (motofolia, dragões da fiel, moto SEGUNDONA, papão REBAIXAMENTO…) que não coloca nem mil torcedores no estádio.

  • THIAGO

    O Q ESSES SOFREDORES DO MORTO TA DIZENDO. ESSE TIMECO TA NA SEGUNDONA. VCS TEM Q FICAREM NO MIUDINHO. TUMF E MOTOFOLIA Ñ DÁ, PASSAM MAL QUANDO VER A FURIA DO MEARM”A MAIOR DO MARANHÃO”. BELEZA SO DEU INTERIOR NO SEGUNDO TURNO. Q PORRA D CAPITAL. HAHAHAKKK FURIA DO MEARIM”A MAIOR DO MARANHÃO”.

  • Jorge da Celira ( O DE IMPERATRIZ)

    Grandes coisas, esse pessoal de Bacabal chamando o nossa tratorzão do Camaçari, de jirico, mora em Brasilia a trinta anos, mas sou Imperatrizense, e fico aqui de longe torcendo pelos times da terrinha, aliás por falar em Bacabal nem sabia que lá tinha time de futebol.

  • azedam....

    NAO FOMOS AO CHIQUEIRINHO PQ LA NOS SEMPRE GANHAMOS DE VCS TRICOLORES, VCS SÃO FREGUESES O LEÃO DO MEARIM MAIS UMA VEZ ATROPELOU……… KI VENHA ESSE TAL D JV JIRIQUINHO…….. AH… AHRRA…. O TERRO JÁ COMEÇOU………

  • joão paulo

    alô becão vamos com tudo pra cima desses chimancos!!!!!!!!!!!