Fala torcedor…

Disse a americana Ellen G. White que o que o mundo mais precisa hoje é de homens que não se vendem e homens que não se compram. Contudo, esperar do São José de Ribamar um mínimo de ética para não se deixar levar pela própria pequinês e perder a partida para o JV Lideral é pedir demais, isto porque muito de seus jogadores nutrem descontentamentos com o Sampaio Corrêa.

Provavelmente não levarão em conta o orgulho como homens e como jogadores, e talvez venham a esqueçer que perderão mais se o JV Lideral (o caçula do futebol maranhense) os suplantar já em seu primeiro ano de participação no campeonato local a que ver o Tricolor campeão do primeiro turno – o que não seria nenhuma novidade.

O ônus da prova é deles exclusivamente, para a honra ou para a desonra!!! Contudo, não serão os únicos culpados, já que pouco ou nada se pode exigir de jogadores semi-amadores, a plêiade que enche os minúsculos e bagunçados estádios maranhenses, já que não poderão suplantar, em desvio, a demente tabela de um triangular confuso que conspira contra a inteligência e confunde as mentes sãs.

A FMF parece desconhecer que triangulares anulam o confronto final e direto e se torna uma dor de cabeça, tal qual um triângulo amoroso, com consequências desastrosas para os envolvidos. É esperar para ver o quanto o São José estará ou não disposto a ceder e corroborar com máxima lançada pela americana. Duvido que tenham brio para não se incluírem nela.

Arley | arleysilva@hotmail.com

15 comentários para "Fala torcedor…"

  • Cavalino

    Caro amigo, a ética já devia existir neste jogo em que o São José perdeu por 4×0 para um Sampaio combalido. O mesmo Sampaio que havia perdido de 3×1 antes, muito estranho…
    Onde estará a ética? Na Federação que muda o regulamento ao seu bel prazer? Nos jogadores que entregam um jogo e são pré-condenados antes de outro?
    E se o Peixe-pedra perder de 3×0 será que os bolivianos irão argumentar falta de ética? A ética que faltou nos 4×0? Vou esperar pra ver!

  • Arley

    Amigo cavalino, se o fato de ter perdido de 3X1 traduz estranheza por apresentar resultado diverso dias depois, então o que dizer de Botafogo e Vasco, por exemplo…. Amigo, não há dois dias iguais, assim como cada dia porta o seu próprio mal como bem disse o Senhor Jesus. O problema é que conseguimos ver sempre o lado mal das coisas e sou testemunha de que há muitos pressageiros de plantão. O jogo foi limpo e muito bom para ambas as partes. O São José esbarrou nas defesas milagrosas de Rodrigo Ramos – o mesmo que os serviu por muito tempo (acredito seres tu um imperatrizense). Ademais, tinha tanto interesse em não perder quanto o Sampaio em ganhar, pois poderiam, igualmente, vencer o turno. Assim, se desfaz a tua retórica de boa fé, mas destituída de fundamento.

  • alex

    Faço minhas as palavras do Cavalino!
    O sampaio ganhar de 4 a 0 do São José não tem problema… se o JV ganhar de 3 a 0 foi o São José que entregou!
    2 penaltis pro Sampaio contra o São José não tem problema,,, se forem 2 pro JV será uma choradeira fora do comum!
    O São José perder penalti contra o Sampaio não tem problema… se for contra o JV vai ser porque quer entregar…
    Assim é fácil demais!

  • james magno

    querido Arley assim voce ofende os jogadores do são jose não cabe a voce relatar aqui se eles são ou não são profissionais.

  • Felipe

    Todo mundo dizendo q o time do SAMPAIO ganhou com a mala preta…
    O time é muito é bom, isso sim!!!!
    Pode vir que a gente mete a taca….
    SAMPAIO CAMPEÃO!!!!!!!

  • Cavalino

    Alex você definiu bem, no jogo do Sampaio tudo podia acontecer, então…
    Arley sou consciente que não existem dias iguais, portanto partidas iguais. Mas se nos prendermos aos fatos ocorridos em ambas as partidas veremos uma discrepância de atitude, resultado e eficiência tão grande que chega a enojar.
    Não posso afirmar que houve fraude, porém da mesma forma você deveria fazer um pedido de desculpas aos torcedores e jogadores do São José, que como já disse estão sendo pré-condenados.
    Não deixando de ser uma forma de pressão psicológica, ou seja, antes do jogo todos afirmam que a equipe deles irá se vender (sendo mentira) isto ofende o homem, a instituição e a família. Gera uma energia a mais que é usada para provar o contrário (vencer o JV) e por tabela satisfazer vosso interesse boliviano.

    Muito apropriado !

  • Jorge Ferreira

    MEUS AMIGOS VOCÊS JA ESQUECERAM O QUE ACONTECEU O ANO PASSADO, O TIME DO SÃO JOSE DEIXOU O SAMPAIO GANHAR DE 3 X 1 PARA CLASSIFICAR O SAMPAIO NA CHEGADA DO TREINADOR CELSO TEIXEIRA. PORISSO QUE O GOLEIRO DO SAMPAIO RODRIGO RAMOS NÃO ACREDITA NO SÃO JOSÉ COM RAZÃO, ELE SABIA DA MOLECAGEM, NESSA PARTIDA ELE JÁ ESTAVA NO SAMPAIO. GATO ESCALDADO TEM MEDO DE AGUA FRIA.

  • eliotorres

    Nunca se falou tanto em entregar ou não entregrar o jogo o Braide disse que esse ano tem comando não e como no ano passado. Então JV espere um jogo duro. nesse pobre falido futebol nosso onde a sempre um regulamento que tem dupla interpretação ou tripla dependendo do interesse. Onde se decide em mesa de bar o destino de cada clube. O presidente do Sampaio falou a verdade quando disse que e injusto o nosso futebol estar nas Séries C e D era para estar na F, G ou H. Essa é visão do presidente do maior clube do estado então JV vá pro jogo não esquecendo que esse ano o São José tem comando. Está difícil enhhhhh……

  • Arley

    Amigo e MESTRE James Magno não disse que os jogadores do São José não são profissionais, mas semi-profissionais. Isto não é a mesma coisa tanto quanto não o é o contrato de empregada doméstica e diarista, e voc~e bem sabe disso. O que deixei claro é que pouca motivação eles teriam para encarar o JV Lideral em função de diversos fatores: nenhuma vantagem em chegar em segundo lugar, descontentamentos com o Sampaio Corrêa (o que foi acrescido pelas infelizes declarações de Rodrigo Ramos) e, sobretudo, pela bagunça de nosso futebol. O vender-se aqui, caro amigo, não é a título pecuniário, pois ao citar a declaração da escritora americana, por ela ter sido uma cristã ortodoxa, invadi o campo da consciência e apelei para a possível falta de ética que existe em todos os meios como você bem sabe na qualidade de jurista, já que a mensagem trata disso e qualquer um que conheça as suas obras saberia disso, mesmo um douto como você. Contudo, não retiro uma só palavra do que disse porque, ao contrário de você irmão, tenho ido aos jogos de futebol constantemente e tenho sido testemunha de comentários de jogadores que só não os cito por motivos óbvios que você conhece melhor do que ninguém!!! E, para finalizar, o semi-amadorismo não é exclusivo do São José, pois a crítica “en passant” engloba a todos, inclusive o Sampaio Corrêa. Trata-se de algo corriqueiro no futebol brasileiro e mundial – assunto bem discutido no programa do Juca Kifouri por um pós-doutorando da universidade de Liverpool na semana passada.
    P.S: Seja bem-vindo ao comentário, mas retire o traje rubro-negro antes de ir além, pois assim o valor do comentário apoiar-se-á sempre movido por paixão clubista, hehehehehe. Brincadeirinha. Felicidades da nova empreitada. Um forte abraço.

  • Arley

    Cavalino, de fato as palavras, às vezes, tomam um sentido bem definido, mas o que deixei claro aqui é que há muitos motivos para os jogadores do São José jogarem desmotivados. A suposta ofensa não pode ser concebida sem lembrar que semelhantes declarações vêem motivados por paixão clubista que envolve a todos. Só que a falta de ética aqui defendida vincula também o Sampaio e seus jogadores, e, sinceramente, não creio haver santinhos!!!! Agora, é sim insustentável achar que o São José tivera uma postura diferenciada – Qual o motivo para isso? Ora, não era a própria imprensa que havia divulgado que eles estavam com a faca e o queijo na mão, dependendo só de um empate e uma vitória para sen sagrarem campeões do turno? Contavam com um empate contra o Sampaio e uma vitória contra o São José, ou, ainda o inverso. Se você afirma ter sido estranho o modo como perdeu, ineficiência a enojar (PALAVRAS SUAS) duas uma: Ou a arbitragem garfou o São José, ou o São José se vendeu!!! Neste caso, complica-se a tua defesa, pois de defensor passaste a acusador por via obliquoa, e ainda dizes não poder provar que houve FRAUDE? Ora bolas, coem mosquito e engolem elefante!!! Pois assim, neste mesmo diapasão, estás indo, juntamente com o motense Alex (mui conhecido aqui no blog) e tantos outros. A verdade é que quando está em jogo algum interesse do Sampaio sempre prevalece a mofada teoria da conspiração ao nosso difamado estilo. Basta, amigo!!!! Você parece ser uma pessoa sensata, mas não vá por aí, pois é perda de tempo. Zeca Soares, mesmo sendo rubro-negro, deixou claro que há sempre este tipo de manifestação, pois até acusam a imprensa, em especial a Mirante, como se fosse ela culpada quando igualmente é vítima, já que também depende do futebol para auferir seus ganhos. Portanto, isto não prospera amigo. O que há sim de estranho e a falta de profissionalismo de quem dirige o futebol maranhense. Isto sim é um câncer como bem protestou a torcida – isto sim tem que mudar já para que todos ganhem!!! THE REST IS HISTORY!!!

  • CARLOS ANDRÉ DE ARAUJO TEIXEIRA

    Caro amigo do Zeca Soares no jogo tradicional de domino por dupla no dia 09/04/09, houve aqui no maiobão uma das jogadas mais espetacular que já presencie na minha vida, no jogo de dupla dois contra dois jogo duro estava jogando Fred e Santinho x Carlão e Osvaldo, o que aconteceu e incrível o Fred saiu no jogo e o Carlão jogou dando
    passe de dois a cada pedra que o Frede jogava o Carlão jogava e dava passe no seu adversário que estava abaixo dele como também no seu parceiro ou seja os dois ficaram c/sete pedras na mão cada totalizando 14 pedras s/jogar ele ainda deu geral e camburão no jogo, é realmente uma jogada fantástica, não conheço ninguém que já consegui fazer uma jogada desta, tenho a jogada montada no meu computador, todas as pedras que foram jogadas como as que ficaram sem ser jogadas.
    qualquer duvida li que telefone Carlos André (098)032371429)
    São Luis -Ma – Celular Carlos André (098)88592088
    gostaria que você ou uma emissora fizessem uma pesquisar para saber se já aconteceu essa jogada no Brasil ou no mundo

    Falando agora sobre o futebool de nossa querida terra tenho 51 anos meu pai era motense mais mesmo assim os sete irmãos se dividiam entre torcer moto,sampaio,maranhão, me lembro que eu ia assistir os 15 minutos finais das partidas do moto ou seja entrar naquela enxurrada, ainda olhei grandes jogadores de futebool ou seja craque como Pelezinho,Djalma,Carlos Alberto,Alberdan,Marcos Boi,Ney,Paulo Figuerdo,Alzimar,Geraldo,Gojoba e outros os mais recente Raimundinho,Zé Carlos,Caio,Kleber Gol,times exelentes como o do moto que disputou com o Bahia o do sampaio no Brasileirinho agora me diz como é que vou sair da minha casa nessa chuva danada passando grandes jogos na televisão para assistir o meu querido moto jogar que ele não tem no momento nenhum jogador que chegue menos perto deste ai que eu assistir jogar não é só o moto todos outros times me diz um jogador revelação ou experinte que estar fazendo sucesso nesse campeonato o melhorzinho é o goleiro do Sampaio, sabe por que não da muitos expectadores no estadio é que a torcida maranhense não foi renovado eu mesmo tenho dois filhos levei desde pequenos ao estadio mais nehum dos dois torcem por time daqui da nossa cidade, Zeca diretor de futebol de time é o que mais deve entender de futebol para fazer boas contratações te lembra do finado Antonio Bento Farias foi o Dioretor de futebol que mais contratou craques para o futebol maranhense,ele ia bem aqui nessas cidade vizinha como Ceára,Pernambuco,Piaui e trazia jogadores como ,Oberdan,Marcos Boi, Assis,meinha,Cima,Klecio, Soares,Lima,Jaldemir, e outros esses diretores de futebol ´so querem contratar jogador de empresario e de tecniocos que tem sua panelinha na hora que o tecnico sai do time ele sai leva todos com ele, por isso sou contra jogador ser contratado por tecnico e de empresario o diretor tem e que ir la dar uma olhada em menos dois jogos do jogador a ser contratado.
    Abraço
    Carlos André

  • Vitorioso

    Antes de mais nada, eu não sou torcedor do JV.

    Arley,

    A sua insinuação é lamentável, pois além de denegrir os jogadores afeta o caráter dos Homens que serve ao time do São José .

    Ao insinuar que o São José vai abrir pro JV você da margem pra que o JV ache que ocorreu o mesmo no jogo de domingo passado (Sampaio x São José) . Agora, o que dizer da atitude do diretor tecnico da federação ao tirar o o ultimo jogo da final no CT do JV ? Isto além de ser falta de etica é roubo com intenção direta e objetiva , pois beneficia o seu Sampaio em detrimento do JV e feri o regulamento , Isto vc acha normal !!!!

    Imagino que Você falou objetivando botar pilha nos jogadores do São José pra que eles corram em campo e dêem o titulo a Bolivia .

    Não esqueça que o JV ja goleou dois times ditos grandes (Fez 5 no MAC e 4 no Imperatriz) , Imagino que será um placar normal caso o JV consiga a classificação quinta feira.

  • Arley

    Vitorioso, se lamentável minha insinuação, o que dizer então de usar a palavra DENEGRIR… Ou você não sabe que ao usá-la já invade a esfera do racismo… Pense nisso, pois acho que você sequer possui conhecimento mediano das coisas. Concordo, entretanto, com você quanto às trapalhadas da Federação, todavia quanto às partidas entre Sampaio e São José e uma possível combinação entre os dois para perceberem 3 pontos cada – isto sim, ao meu ver, passa a ser uma acusação leviana, pois vocês (os comentaristas do blog) reiteradamente contradizem-se e, de defensore, passam a acusadores. Ora bolas, o argumento é mofado e intempestivo. Quanto às goleadas do JV!!! Não são elas maiores que as aplicadas pelo Sampaio sobre o Moto Club e Maranhão – ou você acha que o JV tem mais história que essas duas agremiações….

  • Vitorioso

    Arley,

    Você não entendeu que eu usei a palavra DENEGRIR em relação ao que você falou sobre os jogadores do São José , pois a sua suspeita Denegriu ( manchou/Maculou) o profissionalismo e o caráter dos Homens que ali estão servindo .

    Não lhe conheço , por isso não vou impor paradgima a sua pessoa + sua linguagem beira a de um profissional que milita no Direito , sinto em dizer que nas experiencias com profissionais desta área percebi que a ética na profissão depende muito do contratante ou o que a causa convém , então não lhe considero indicado a falar sobre o conjunto de regras de conduta das pessoas (ÉTICA) ,

    Porém , a única coisa que poderia dizer sobre vc , é exatamente o que vc não consegue esconder ” Você é PRE-CONCEITUOSO em demasia ” ,….. . Seria razoável que você repenssase sua postura em relação as pessoas que você não conhece e não os nivelassem por baixo (Falo por mim ,pois vc rotulou meu grau de instrução + também em nome dos jogadores do São José ao qual você pôs sob suspeita perjorativas o profissionalismo e a ética ) .

    Quando me referir as goleadas que o JV aplicou no campeonato, refiro-me ao fato que caso ocorra a classificação do JV eu considero normal , e não atribuo a fragilidade do profissionalismo e etica dos jogadores do São Jose , pois o JV mostrou capacidade nos jogos contra o MAC e Imperatriz (creio que eles tbem ñ são anti éticos) , sem contar no excelente desempenho obtido em toda competição . Pra ser + claro ” É PRA VOCÊ NÃO ATIBUIR UM PLACAR ALONGADO PRO JV A UMA SUPOSTA ARMAÇÃO DO SÂO JOSE PRA PREJUDICAR O SEU SAMPAIO” ,

    Quanto a sua definição “os comentaristas de plantão dos blogs” , na qual Vc se refere a Vocês (Eu diria “NÓS) , isso ocorre porque futebol é apaixonante , e nós emitimos opniões , que são apenas idéias, pensamentos , que não necessariamente precisam migrar pra uma só verdade /concenso (nem mesmo pelo dono do blog) , e isto é salutar e necessário , + seria bom que dispesse-mos as armaduras de suposições levianas .

    Pra finalizar , eu considero normal a proeza de interpretar as coisas conforme as nossas perspectivas + temos que ter cuidado pra não invadir a honrra das pessoas .

  • Arley

    Vitorioso, desculpe-me, mas achei que se tratava dea um amigo meu que tem o teu mesmo nome até porque vc me tratou de maneira muito semelhante a ele. Agora, deixa pra lá as considerações, pois iríamos mui além, já que possuo formação superior em advocacia e acho que entendo um pouquinhomais de retória amigo. Goleadas, por goleadas o sampaio tb enfiou várias no primeiro turno. Bom final de semana.