Marques explica decisão

Caro Zeca Soares,

Li o seu blog, e verifiquei a irresignação do Presidente do Sampaio Corrêa, e compreendi a sua insatisfação como um direito constitucional de poder expressar a sua opinião. Também tenho esse mesmo direito de na condição de Presidente do TJD/MA, de decidir com imparcialidade as questões que são a mim endereçadas.

O Mandado de Garantia preventivo impetrado pelo torcedor do JV Lideral, Amilton França Brasil, por sinal muito bem elaborado pelo seu advogado, traduz na realidade, o seu hialino direito, porque, defende a vantagem do critério técnico obtido em campo nas duas fases anteriores ao triangular decisivo do primeiro turno do campeonato.

Apesar da violação do direito do impetrante de ver o seu clube disputar as duas partidas de “volta” no seu campo de jogo, solicitou na garantia requerida que pelo menos lhe fosse assegurado o direito já espoliado de fazer a sua partida com o São José depois do jogo deste clube com o Sampaio Corrêa, e foi exatamente o que concedi na liminar requerida.

Falar que o Mandado de Garantia é intempestivo, é opinião equivocada, pois, em 27.03.2009, o JV Lideral protocolou no Departamento Técnico da FMF, uma petição solicitando fosse respeitado o seu direito, como o time de melhor indice técnico, em vez de ser feita a necessária correção na tebela do triangular final, o pedido foi indeferido, surgindo daí, a insatisfação que culminou com a impetração da garantia, e exatamente no prazo previsto no art. 88, parágrafo único, do CBJD, portanto, a opinião do Dr. Sérgio Frota está competamente equivocada quando afirma que não existe tempo hábil.

O critério que sempre usei nas minhas decisões é o da legalidade, e por isso, foi que deferi a liminar requerida pelo torcedor do JV Lideral, não é justo que esse time de melhor índice técnico já preterido no seu direito de jogar as duas últimas partidas pela “volta” do triangular em casa, tivesse ainda de jogar primeiro com o São José, enquanto o Sampaio Corrêa, terceiro no índice técnico, ficasse para jogar por último como o segundo colocado.

Se errei ou acertei foi a minha consciência que determinou que assim procedesse.

Um forte abraço, e que Deus sempre nos ilumine.

Boa Páscoa para todos.

14 comentários para "Marques explica decisão"

  • TORCEDOR JV

    QUEIRAM OU QUEIRAM VÃO TER QUE ENGOLIR O TRATOZÃO!

    OPS! UM AVISO CUIDADO PRA NÃO ENGASGAR HEIM

  • Carloto Júnior

    MEU AMIGO ZECA,

    NÃO PRECISA EXPLICAÇÃO MELHOR DO QUE ESSA DO PRES DO TJD.
    FOI FEITO JUSTIÇA, MESMO QUE NÃO NA SUA TOTALIDADE, POIS COMO ESTÁ ESCRITO NA PONDERAÇÃO DO DR, MARQUES, O JV DEVERIA FAZER AS SUAS DUAS ÚLTIMA PARTIDAS EM CASA. JÁ QUE NÃO É MAIS POSSIVEL, PELO MENOS FARÁ A ÚLTIMA PARTIDA DO TRIANGULAR.
    JUSTIÇA SEJA FEITA., ANTES TARDE DO QUE NUNCA.
    INFELIZMENTE NO FUTEBOL DO MARANHÃO SOMOS ABRIGADOS A VER, SEMPRE, OS TRIBUNAIS, SEJA O TJD OU STJD, CONSERTANDO AS LAMBANÇAS DO DPTO TÉCNICO DA FMF. ATÉ QUANDO TEREMOS QUE SUPORTAR ISSO?
    AGORA, DE UMA VEZ POR TODAS, QUE OS DESINFORMADOS ENTENDAM QUE A DECISÃO FOI PURAMENTE PARA REPARAR UMA INJUSTIÇA QUE ESTAVA PRESTE A SE CONSUMAR COM A EQUIPE, QUE DENTRO DE CAMPO, CONSEGUIU TODAS AS VANTAGENS.

    UM ABRAÇO!!!

  • genilson

    Sr. Marques,
    Sinto-me enojado pelo sarcasmo contido na sua resposta à resignação do presidente do Sampaio Corrêa, Sr. Sérgio frota. Ficou evidente que sua decisão foi embasada em critérios subjetivos e, por isso mesmo, injustos e carregados de emoção. Tal atitude mostra-se preocupante diante da situação em que vive nosso futebol.
    Fica registrada minha indignação em relação a V.Sª., que poderia moralizar um pouco nosso futebol mas questão de explicitar toda sua imprudência.

  • DIEGO TTF..

    sampaio campeão mesmo contra td e contra todos….

    TTF dominando o maranhão

  • Adauto da fonseca e Silva

    Zeca,

    O presidente do Tribunal tem uma mania de usar a palavra a minha consciência, isso não é verdade Dr. Marque você ja esqueceu de sua entrevista na Radio Mirante, antes de dar o parecer final do pedido do Sampaio. A sua consciência é como camamleão muda de cor conforme os seus interesses. Estamos preocupados o que pode acontecer na quele campo de várzea do JV neste segundo turno. Fico esperando para você dizer que aquilo é estadio e é o melhor do nordeste, o irmão do presidente que é o interprete deste novo idioma no futebol.
    Adauto sempre atento

  • eliotorres

    Zeca é supreendedente essa decizao vamos ver o deserrolar das coisas porque essa alegação que foi fora do prazo não procede olha já tivemos uma que foi histórica. Em 81, o Sampaio veio aqui em Imperatriz para enfrentar o Tocantins e o Imperatriz perdeu a primeira e anuciou que o segundo jogo era um simples amistoso pois o Imperatriz estava sem álvara isso no sábado o presidente à época o Bombardão foi a São Luís e no domingo já estava com o alvará só que em campo o Cavalo foi garfado pelo então árbitro Roberval Castro, entao espero que não tenha troco essa do JV segundo na época a decisão de conceder o alvará envolveu até governador então se fazem as coisas corretas não é necessário recorrer.

    RESPOSTA: MAS NO CASO EM QUESTÃO FOI UM ERRO GRAVE DO DEPARTAMENTO TÉCNICO DA FEDERAÇÃO E QUE, DESDE O INÍCIO SE O JV TIVESSE ENTRADO COM A LIMINAR TERIAM QUE TER CORRIGIDO. PENA QUE O JV SÓ ENTROU AGORA. ERA PARA A FMF TER ENGOLIDO ESSA. NÃO PODEMOS CULPAR NENHUM CLUBE NESTE MOMENTO, TODOS ESTÃO ATRÁS DO QUE ENTENDER SER DIREITOS SEU. O ERRO FOI UNICAMENTE DA FEDERAÇÃO QUE FEZ A TABELA ABSOLUTAMENTE ERRADA.

  • Hamilton Pereira

    Louvável a decisão do Presidente do tribunal Dr.Ribamar Marques,é isso que se espera de um tribunal ¨JUSTIÇA¨ não importa se um apaixonado torcedor não esteja satisfeito,ou se um funcionário mal intencinado,erre a tabela propósitadamente para vê se a coisa pega e quase pega e coincidentemente favorável ao Sampaio,convenhamos é muita coincidencia e sobre os olhare do presidente da Federação que já viu muitos filmes desses.Mais perece que a Justiça enfim vai dar a cara e vamos ter um futebol MORALIZADO e que vença o melhor.

  • Washington

    Deixo aqui registrado mais uma vez minha indignação pelsos dirigentes da Federação Maranhense de Futebol por deixar que aconteca tais fatos que mancham e culminam com o futebol do Maranhão. A Fedração é o órgão que administra a elite do futebol maranhense, não é a primeira vez que isso acontece é todo ano, já estamos cansado de ver pessoas que não tem a mínima capacidade de fazercom que a coisa ande no nosso futebol.
    ***
    O que me indigna mais ainda é que o JV foi reclamar em 27.03, quando a tabela já estava formada, por que não reclamou antes? E por que somente agora é que a Federação resolveu ESTUDAR e ENXERGAR a questão?… São perguntas que gostaria que alguém me respondesse…

  • JOSÉ RIBAMAR MARQUES

    RESPOSTA AO GENILSON E ADAULTO. VEJA QUE EM MOMENTO ALGUM DO QUE DISSE, TRATEI O ASSUNTO COM DEBOCHE, POIS, NÃO FAZ PARTE DA MINHA PERSONALIDADE ESTA CONDIÇÃO. A DECISÃO FOI TOMADA COM BASE NO PRINCIPIO DA LEGALIDADE E NÃO NA SUBJETIVIDADE QUE VOCÊ DIZ. SE O PRESIDENTE DO SAMPAIO ENTENDE QUE ERREI, O DIREITO QUE ELE TEM É RECORRER PARA OUTRA INSTÃNCIA SUPERIOR E NÃO FICAR OFENDENDO A MINHA PESSOA. O QUE FALEI NA RÁDIO CAPITAL, É QUE REALMENTE NÃO SE TRATA DE UM ESTÁDIO DE FUTEBOL E SIM, UM CENTRO DE TREINAMENTO DO JV LIDERAL, ENTRETANTO, NÃO SERIA LEGAL E RAZOÁVEL NO TRIANGULAR DECISIVO MUDAR O REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO, FAVORECENDO O SÃO JOSÉ E SAMPAIO CORRÊA. TODOS OS DEZ CLUBES PARTICIPANTES DO CAMPEONATO QUE FORMAM O CONSELHO ARBITRAL CONHECEM O REGULAMENTO E A TABELA DOS JOGOS 60 DIAS ANTES DE COMEÇAR O CERTAME, E O ESTATUTO DO TORCEDOR GARANTE O DIREITO AOS CLUBES E TORCEDORES DE IMPUGNAR O QUE HÁ DE ERRADO NO REGULAMENTO. OS DIRIGENTES SÓ RECLAMAM QUANDO ACONTECEM OS PROBLEMAS. O CERTO É QUE O PRESIDENTE DO SAMPAIO EM VEZ DE CRITICAR A MINHA DECISÃO DE IMORAL, DEVERIA ERA SOLICITAR A CONVOCAÇÃO DO CONSELHO ARBITRAL, ANTES DE COMEÇAR O SEGUNDO TURNO, PARA VISTORIAR O ESTÁDIO ‘WALTER LIRA’. A JUSTIÇA NÃO PODE ATENDER QUEM SE OMITE DE PROTEGER OS SEUS DIREITOS NO TEM TEMPO HÁBIL. FELIZ PASCOA PARA TODOS E QUE DEUS PERDOE AQUELES QUE ME OFENDEM.

  • JOÃO CARLOS

    Presidente MARQUES o senhor tem dupla personalidade ( CASO CAMPO DO JUVENAL ) ? meio dia vc toma uma decisão nas emissora e a tarde vc faz tudo ao contrario, FOI SUA CONSCIÊNCIA QUE JULGOU ? O SENHOR PERDEU UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO.

  • Vitorioso

    É muito oportuno o Marques vim a público e explicar sua decisão. Mesmo quem não milita no Direito ao ler o regulamento percebe claramente o absurdo cometido pela FMF.

    Lamentável é que o erro não foi reparado na sua totalidade , pois ao JV lhe foi castrado o direito de decidir o campeonato em seus domínios . O JV CONTINUA NO PREJUIZO SIM , o presidente do Sampaio está errado ao dizer que a Bolivia não foi beneficiada .

    O que eu não consigo entender é porque a FMF vem sistematicamente descumprindo regulamento do Campeonato e Estatuto do torcedor e nimguem faz nada. É verdade que para uma decisão do STJD algum clube precisa aciona-lo , e só depois ocorre o parecer do TJD , porém , o Estatuto do torcedor ao ser desrrespeitado ocorre danos aos consumidores (torcedores) do Estado , que são lesado nos seus direitos concedidos em LEI .

    O desrrespeito e manobras da instituição mor do futebol Maranhense causa um dano coletivo ao futebol Maranhense ,pois, afasta os torcedores e penaliza as competições e os clubes (esvazia receita). Eu vejo que o ministério público deveria intervir e fazer cumprir os direitos dos consumidores do futebol . Os erros da FMF vai desde um pleito eleitoral pra decidir o comando da instituição até a falta de transparencia no seu regulamento e tabela , e o Estatuto do torcedor deveria esta sendo usada pra reparar estes erros .

    Eu não sou torcedor do JV + como um cidadão sinto que o erro da FMF ao inverter mando de campo nas finais do 1* turno , penaliza o futebol como um todo , pois aniquila a credibilidade do futebol e afasta os torcedores , e isso pra mim é GRAVISSIMO.

  • maykon Matos

    HONESTIDADE, SERIEDADE, IMPARCIALIDADE, CORAGEM, DETERMINAÇÃO, DEDICAÇÃO E AMOR A PROFISSÃO.
    ESSE É O PAI DE FAMILIA, TRABALHADOR, HOMEM SERIO E DETALHISTA E TUDO QUE FAZ, TENHO A CERTEZA QUE DOUTOR MARQUES, NÃO TENHO DUVIDA DISSO, QUE TOMOU A DECISÃO CORRETA NO QUE OS PROPRIOS DIRIGENTES E REPRESENTANTES DE CLUBES ESCREVERAM ANTES DO CAMPEONATO, PELAS REUNIÕES QUE FIZERAM E AGORA TUDO É MUDADO PARA BENEFICIAR O TERCEIRO COLOCADO NA TABELA, ESSAS COISAS QUE NÃO SE PODE MAIS ACEITAR, NO NOSSO FUTEBOL, VAMOS GANAHR EM CAMPO, LÁ É O LUGAR DE DECISÕES E NÃO DA FORMA QUE QUEREM. PARABENS AO DR. MARQUES, NÃO LHE CONHEÇO, GOSTARIA MUITO DE PODER LHE PARABENIZAR PESSOALMENTE.
    O SENHOR DR. MARQUES – FEZ APENAS JUSTIÇA – COM JUSTIÇA.
    BOA PASCOA A TODOS OS TORCEDORES E PESSOAS ENVOLVIDAS NO FUTEBOL.

  • Fabio Melo Jv Lideral

    Caro Sr. Marques

    Suas palavras foram de uma simplicidade e alem do mais com um alto grau de sabedoria, ficamos honrados com a vossa preocupação em atender nossa solicitação.

    um grande abraço da familia Jv Lideral

    Fabio Melo.

  • carlos wallace n. correa

    JUSTIÇA? NÂO! segundo o dicionario, justiça è a pràtica ou exercìcio do que è de direito, e infelismente a ultima coisa que o senhor MARQUES fez foi JUSTIÇA! È por causa desses e outros acontecimentos que o futebol maranhense è enfermo,pobre,e esquecido!