Direto ao assunto

Não sou favorável à mudança de datas e horários dos jogos de futebol no Maranhão, por conta da concorrência com a televisão, mas uma coisa precisa ficar bem clara. Os dirigentes [heróis] que fazem o nosso futebol não suportam mais tirar dinheiro do bolso.

Na situação em que nos encontramos não dá para enfrentar a desleal concorrência com a TV. Ontem, mais uma vez vi uma cena que merece profunda reflexão dos nossos dirigentes de futebol, principalmente por parte da Federação Maranhense de Futebol.

Um bar na avenida Daniel de La Touche ficou tomado por torcedores do Palmeiras. Em plena avenida de São Luís, o bar é transformado em estádio de futebol com direito aos gritos de guerra de torcida organizada e tudo mais. Uma festa.

De forma lamentável, a Federação Maranhense de Futebol disse não ao Sampaio e confirmou a partida com o São José, no domingo para o mesmo horário de Flamengo e Fluminense, pela semifinal do 2º turno do Campeonato Carioca.

Ao negar o pedido do Sampaio, o presidente Alberto Ferreira acredita estar provando que embora torça para o Sampaio não procura misturar as coisas. Um grande erro.

E estes grandes erros da Federação é que estão afundando ainda mais o nosso tão sofrido futebol.

10 comentários para "Direto ao assunto"

  • Carloto Júnior

    Meu amigo Zeca,

    Faça também um comentário qto ao último jogo do triangular do 1º turno, entre S José x JV Lideral,, onde o Dpto Técnico da FMF marcou para o dia 15 – quarta-feira, à noite.
    Nesta data, para quem não sabe, também tem jogos transmitidos pela TV.
    Ou será se não falam só pq não tem um grande clube da capital envolvido?

    Abraços!!!!

    RESPOSTA: A FEDERAÇÃO NÃO ESTÁ PREOCUPADA COM ISSO, TANTO QUE MARCOU SAMPAIO E SÃO JOSÉ PARA O HORÁRIO DE FLAMENGO E FLUMINENSE, DOMINGO, COM TRANSMISSÃO PELA GLOBO. SÓ OUTRA LIMINAR PARA MUDAR A DATA.

  • José Carlos Martins (Carlão - Cond. Cais da Sagr.Angelim

    Zeca, quanto aos bares estarem cheios nos dias de jogos, não vejo nada de mais. O que me deixa chateado é a falta de criatividade de nossos dirigentes, tanto de clubes como da Federação. Tem que haver alguma atração para trazer o torcedor para o estádio. Temos um ou dois dirigentes de visão profissional em nosso futebol, os outros são meros amadores. A federação peca em tabelas e regulamentos deixando brexas para possíveis mudanças como acaba de acontecer com o jogo São José e JV Lideral. Outra coisa que me deixa preocupado é o interresse de alguns menbros de nossa imprensa que são mais torcedoires que profissionais. Escutei um repórter de uma emissora local dizer que Eloir deixou de vir para o Moto porque o Sampaio ofereceu R$ 0,50 a mais. Onde está o profissionalismo? Quando aconteceu o caso Rigo ele achou tudo normal, más foi o Sampaio quem primeiro procurou o Rigo e Rone ( ex-Moto). Rigo preferiu o Moto e Eloir o Sampaio, não vejo nada de mais. Outra coisa é o endeusamento de atletas por parte desses memos profissionais e, quando a torcida vai olhar não passa de jogador comum. O Washingtom está no Vila Nova de Goiás, mas não serviu para o Sampaio. Porque? Será que nossos atletas servem para o resto do Brasil e até do Mundo. mais não servem para o maranhão? Quando falo em atração não é buscar lá fora é saber lapidar o que temos de bom. Trazer de fora só se for jogador diferenciado para chegar, aprovar e dar resultado.

  • paulo rogerio

    Fico pensando, meu amigo zeca, se a saida para a popularização do futebol maranhense não seria através da transmissão dos jogos pela TV em canais abertos UHF… Lembro que Há alguns anos atrás quando o futebol maranhense era transmitido pelo canal 20, houve um aumento do interesse pelo futebol local. Já que o público está disposto a ir aos bares ver jogos de fora, quem sabe não estaria também disposto a ver jogos locais… E o faturamento com patrocinio e direito de arena poderia ser melhor que a renda dos estadios vazios… Isso aliado a volta daquela promoção nota na mão talvez melhorasse a situação dos nosso clubes… O que vc acha amigo?

    RESPOSTA: CLARO QUE SIM, MAS É PRECISO ORGANIZAÇÃO PARA QUE ALGUM PATROCINADOR POSSA INVESTIR NO FUTEBOL MARANHENSE.

  • motense

    Os abestardos daqui de São Luís ainda fazem festa para os times do Rio e São Paulo, bem feito para cara deles, pois lá nestes estados nós somos tachados de paraíbas e talvez achem que nós moramos em ocas, ou seja, realmente São Luís não passa de uma província, onde tudo que vem do rio e são paulo, principalmente mostrado pela mídia é verdade absoluta e ainda é a melhor coisa do mundo.
    Duvido que isto aconteça em Fortaleza, Recife e Salvador, onde existem times que estavam em situação semelhante a dois ou três anos atrás comparado aos nossos principais times (MOTO e SAMPAIO) e ainda hoje, o maior exemplo é o Santa Cruz que apesar de está na Série D, mas a torcida continua apaixonado pelo clube.

  • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Esse assunto de nossos torcedores estarem se “matando” por times dos outros me deixa muito chateado, mas a culpa é de nossos dirigentes, além da federação, que só fazem besteira e também falta criatividade para esses dirigentes levarem o torcedor para os estádios. Zeca já até comentei aqui sobre nossas rádios que até fazem sua parte, mas infelizmente quem escuta é quem já vai para o futebol mesmo e é uma galema com mais idade. Dúvido se tem alguém com 20 anos escutando.. Acho que a televisão deveria ter um maior espaço para mostrar nosso futebol ou então os 3 grandes juntamente com a federação deveriam se juntar para comprar um espaço.Com a TV se atinge um público mais jovem que pode se interessar. Zeca uma prova disso que um moleque desses sabe toda a escalação do Flamengo, do Vasco e até mesmo do Liverpool, da internazionale, porém nem sabe dizer se vai ter jogo aqui no final de semana. Uma outra prova de que a TV precisa chegar junto é a propaganda do MAC que é das escolinhas e a da BOLIVIA que é a de sócio torcedor que tão no rádio, tenho certeza que poucos jovens sabem dessas propagandas. A distâcia entre nossa torcida dos nossos times é muito grande, o único que aproximou a torcida do clube foi Zé Raimundo Rodrigues, pois ele mostrava o Moto todos os dias em seu programa. Pois é Zeca, faz uma pesquisa com pessoas entra 16 e 25 anos e pergunta quem é Edgar Jean Carioca e Rodrigo Ramos e depois pergunta quem é Steven Gerard, Drogba e Totti.

  • José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Ei Zeca, Léo Magalhães está em São Luís; será que não daria uma matéria bacana para Mirante apresentá-lo para o Edgar?
    Quando o Edgar pediu uma música dele será o Werton Araújo não poderia induzí-lo para pedir uma música de São Luís ou uma música de Zeca Baleiro, pois além de maranhense é maqueano?

    RESPOSTA: A matéria deverá rolar, agora quanto à segunda sugestão, acho melhor deixar o atleta livre para escolher quem bem entender. De qualquer forma vou passar a sua sugestão à TV.

  • Marcelo Rodrigues

    Dr. Zeca Soares.

    Tive a oportunidade de ver tanto o Nhozinho Santos quanto o Castelão lotado de torcedores para assistir os nossos times em competições locais, regionais e nacionais. A diferença estava no formato e no conteúdo. Oa dirigentes da Federação, homens competentes e responsáveis: Biló Murad, Raimundo Silva, Olímpio Guimarães, Domingos Leal. Nos clubes a reciproca era verdadeira. No campo o destaque para os nosso jogadores – gente da casa – Bacabal, Lunga, Negão, Decadela, Coelho, Pelzinho, Alencar, Nabor, Laixinha, Ananias, Ribeiro, Prado, Faisca, C. Alberto, Baezinho, Neguinho, Alberto, Djalma, Fifi, João Bala, Esquerdinha, Hamilton, Raimundinho, Juca Baleia, Zequinha (maestro) e tantos outros. Dava gosto. Em todo lugar havia torcedores de todas as idades discutido os nosso times, os lances emocionais, o estilo e a qualidade de cada jogador.
    A tabela dos jogos não se rasgava no meio da competição… Respeitava-se o regulamento… E olhe que tinhamos: Moto (eu sou papão), Sampaio, MAC, Ferroviário, Vitória do Mar, Nacional, Ícaro, São José, Boa Votade, Expressinho, Tupan…
    Entendo que o futebol do Maranhão vai ter crédito com o torcedor, quando houver mudança no comando administrativo da FMF. Torcedores de estados visinhos a exemplo de Belém, não se abalam com jogos pela televisão se não da seleção brasileira. Dieferente prá nós, que optamos em melhor ficar com a televisão que pagar prá ver jogadores “caretas” e os “causos” alencados pelo Alberto Ferreira e sua assessoria em nome da Federação Maranhensde Futebol.E, viva o esporte! um grande abraço.

  • Adielson Botelho

    Esse pessoal (( telespectadores) do Palmeiras e outros times do eixo, são um bando de bestas sem cultura, que só sabem valorizar as coisas dos outros, lá nem sabem que existem… “Quem nasceu pra ser chão, nuca será céu”. Tenho muito orgulho de ser torcedor de um time da terra (( Sampaio )). Um grabde abraço e boa páscoa…

  • Vitorioso

    Zeca,

    A torcida do Palmeiras , Flamengo, Vasco….etc são grandes no Pais inteiro pelo fator televisionamento dos jogos deles, eles estão nas casas das familias do Brasil inteiro ,é isso que populariza o clube , as crianças crescem vendo só eles jogarem, é toda quarta e domingo .

    No ultimo Domingo o jogo da TV Globo foi Botafogo x Resende (Campeonato Carioca) , no Estádio Edson Passos (local do jogo) havia apenas 2.300 torcedores, porém o Maranhão inteiro assistiu a pelada deles, No mesmo dia houve alguns jogos pelo Nordeste com público muito maior , na partida Treze x Campinense (PB) havia 13.000 torcedores no Amigão ,em Sport x Santa Cruz (PE) na Ilha do retiro o publico foi de 25.800 torcedores , Até o jogo Sampaio x São Jose de Ribamar teve publico maior do que o jogo do Botafogo (acima de 3.000 torcedores) .

    Se os clubes do Sul não tivesse seus jogos televisionados para o Brasil inteiro, eles seriam iguais aos clubes do Maranhão,Piaui, Ceara, etc.

    A divisão da grana das cotas de TV é distribuida de acordo com a audiencia que os clubes dão a TV (Flamengo, Corintians recebem + de 20 milhões) , e nós é que damos esta audiência e enchemos os cofres deles , este é o motivo destes clubes serem fortes, pois a receita deles são maiores do que dos demais clubes . Como que Ipatinga, Havai vão formar time competitico na serie A com apenas 10% dos valoeres das cotas que os grandes recebem ? Então os clubes que não fazem parte do Clube dos 13 estão sempre fadados a cair de divisão , é um ciclo vicioso : Nós damos audiencia…..Eles recebem grana das Cotas….Montam time com os melhores jogadores…a TV forma torcedores pra eles……e eles tem seus jogadores na vitrine (e vendem a peso de ouro) ……e nós ainda engordamos os cofres deles comprando seus produtos ( camisas,).

    A solução é a montagem de gestão profissional , valorização das marcas dos clubes Maranhenses e um contrato de parceria entre os Clubes, patrocinadores, Mirante . Eu vejo que a Mirante é quem deve emcabeçar este projeto e fazer acontecer , pq FMF e clubes além de ter gestão amadora , não enxerga o FILÉ que é o Mercado do futebol . Quem explora bem o nosso mercado é clube dos 13 ,No MAranhão são + de 6 milhões de habitantes , o Flamengo, Vasco vendem camisas aqui feito agua ,

    O ditado ” Em terra de cego quem tem um olho é Rei” se aplica perfeitamente no quesito Futebol Maranhense .

    Se os clubes do Sul tivesse seus jogos televisionados apenas no âmbito dos seus Estados e seus torcedores fossem regionalizados assim como os nossos clubes eles seriam iguais a gente . Eles só são grandes porque nós lhe fazemos grandes .

  • Hamilton Pereira

    É ZECA O NEGÓCIO É MAIS COMPLICADO DO QUE SE IMAGINA,SE MUDA O HORÁRIO DO JOGO TEM QUE SER DE ACORDO COM O ESTATUTO DO TORCEDOR,E MUITA GENTE RECLAMA,SE NÃO MUDA MUITA GENTE RECLAMA DIZ QUE É BURRICE CONCORRER COM A TELEVISÃO,ENFIM NESSE CASO A FEDERAÇÃO TEM LÁ SUAS RAZÕES. AGORA VEJAMOS ALGUÉM FALOU QUE SE NÃO FOSSE O TELEVISIONAMENTO PARA TODO O BRASIL DOS JOGOS DOS CLUBES DO SUL E SUDESTE ELES SERIAM MAIS POBRES QUE NÓS.HUM….HUM…HUM…………ESTÁ AÍ A CHAVE DA QUESTÃO CARO PROFISSIONAL DO ESPORTE ZECA SOARES, TEM COMO INVERTER ESSA HISTÓRIA,A MÉDIO OU LONGO PRAZO, COMO ? BONS JOGADORES NÓS TEMOS ESTADIOS NÓS TEMOS,BONS CRONISTAS ESPORTIVOS NÓS TEMOS PROFISSIONAIS DE TELEVISÃO CAPAZES DE FAZER UM TELEVISIONAMENTO PERFEITO NÓS TEMOS A EXEMPLO DAQUELA QUE FOI FEITA ENTRE MOTO E NAUTICO.NÃO DEIXAMOS NADA A DESEJAR DA GLOBO.ENTÃO O QUE FALTA É VESTIRMOS OS FLAMENGUISTA E VASCAINOS DE MOTENSES E BOLIVIANOS ENTÃO VAMOS LÁ.