Quem é quem no Campeonato Maranhense

A bola começa a rolar neste domingo. O BLOG faz um resumo de cada uma das dez equipes que brigarão pelo título de campeão maranhense em 2009. 

Maranhão

Um time totalmente renovado em relação à equipe que quase foi rebaixada para a 2ª divisão no ano passado. Assim será o MAC nesta temporada. A equipe é formada por jogadores que conquitaram o título de bicampeão na categoria Sub-23.

O MAC do técnico Hiltinho Soares não fez nenhum grande investimento. O principal nome da equipe é o baixinho Jáder. Outro jogador conhecido é o atacante Zé Maria que foi revelado pelo Comerciário e no ano passado chegou a vestir a camisa do Sampaio.

O time base é: Rondinelli, David, Ferdinand e Paulo Ricardo. Luisinho, Francisco Júnior, Régis, Jáder e Jobinho. Lucas e Edgar.

São José

O Peixe Pedra quer repetir nesta temporada o sucesso de 2008, principalmente na Taça Cidade de São Luís quando chegou à final desbancando os favoritos Moto e Maranhão. O principal destaque do time de São José de Ribamar é o meia Kléo, ex-Sampaio.

O técnico Braide Ribeiro conseguiu trazer uma base formada por jogadores que estiveram no MAC na temporada passada: Arcinho, Carlinhos, Raimundinho, Beto e Jean Maranhense, além do volante Gegê, ex-Moto Club.

O time base é: Charles, Arcinho, Carlinhos, Gleidson e Raimundinho. Beto, Gegê, Jean Maranhense e Márcio Oliveira. Carlinhos Silva e Kléo.

Moto

O time rubro-negro conseguiu manter uma boa base dos jogadores que conquistaram o título de campeão maranhense no ano passado. Flaubert, Jean Carioca, Lucas, Tilão, Clayton e Kelson retornaram ao clube e se juntaram a reforços como Rubsen, Jorginho, Marco Antônio, Domício e Diego Sousa entre outros.

O Moto trouxe os uruguaios Gardela e La Rosa, além do colombiano Zuriaga, mas nenhum desses jogadores poderá fazer a estréia neste domingo por problemas de regularização. Além disso, o técnico José Carlos Brasília perdeu vários títulares por motivo de contusão.

O time base é: Flaubert, Domício, Lucas, Tilão e Josivan. Jean Carioca, Marvin, Valtinho e Kélson. Rubsen e Fábio Ricardo.

Iape

O Iape chega à divisão principal na condição de campeão da segundona. O time será comandado pelos veteranos Paulo César (ex-Sampaio, Moto e Maranhão) e Zé Filho (ex-Moto), além dos atacantes Robson (ex-Moto e MAC) e Kena (ex-Sampaio).

O time do técnico Izone Carvalho terá ainda o experiente goleiro Raimundão (ex-MAC), o zagueiro Aldinho (ex-Sampaio, Moto e Santa Quitéria), o volante Wellington (ex-MAC) e o atacante Vanvan (ex-Sampaio e Ceará).

A equipe base é: Raimundão, Leone, Júnior Maranhão, Aldinho e Codó. Wellington, Juninho, Joubert e Paulo César. Robson e Kena.

Imperatriz

Um time renovado, mas que promete muitas surpresas em 2009. Dos jogadores conhecidos das últimas temporada, o Cavalo de Aço mantém apenas o volante Daniel e o lateral-esquerdo Édson.

O Imperatriz trouxe o técnico Paulo Fernando Cabrera (ex-Iape e Chapadinha). E do Galo da Chapada vieram também o zagueiro Hans Muller, além dos meias Evandro e Curuca.

O time base é: Vitor, Raniere, Hans Muller, Fidelis e Edson. Daniel, Júnior Paulista, Evandro e Curuca. James e Marcinho.

Itinga

O Itinga foi a penúltima equipe a iniciar a sua preparação para o Campeonato Maranhense e por questões políticas quase ficou fora do Estadual.

O time do técnico Sérgio Belfort tem como principal estrela o goleiro Júnior (ex-Moto, Santa Quitéria, Sampaio e Imperatriz). A Onça vai apostar também na experiência do veterano Ivo (ex-Imperatriz).

O time base é: Júnior, Daniel, Cleber, Denival e Hugo. Adriano, Ribamar, Ivo e Rogério. Wesley e Naldinho.

JV Lideral

O JV é o outro estreante na primeira divisão do futebol maranhense. O time de Imperatriz se reforçou com o experiente volante Pires (ex-Moto, Atlético-PR, Figueirense-SC, Maranhão e Sampaio) e o atacante Cosme (ex-Moto). Outro reforço é o bom atacante Rivelino (ex-MAC, Chapadinha e Uniclinic-CE).

A prata da casa também será valorizada pelo técnico sandow Feques com Vicente (goleiro), Jackson (zagueiro), Fagundes (zagueiro), Mazinho e Romarinho (meias), além do atacante Valdanes – revelação da temporada 2008.

O time base: Vicente, Bruno, Jackson, Fagundes e Careca. Pires, Ismael, Mazinho e Romarinho. Valdanes e Rivelino.

Nacional

O Nacional foi a última equipe a começar a preparação para o maranhense. Após o vexame do cai-cai na semifinal do 2º turno do Estadual de 2008, o Naça conseguiu se livar de uma punição no Tribunal de Justiça Desportiva e permanece na divisão principal.

O técnico para esta temporada será Josué Mendonça. O Nacional trouxe de volta Jorge e Carlos Alberto que formaram a antiga zaga do Santa Inês (clube que já disputou o maranhense até 2004). O volante Bubu é outro que permanece na equipe. Outro destaque é o atacante Toninho Cortez (ex- Sampaio e Chapadinha).

O time base é: Jhonys, Michel, Jorge, Carlos Alberto e Alberto. Bubu. Pedrinho, Max e Jairo. Café e Adílio.

Sampaio

O Tricolor só vai estrear no maranhense no dia 26 de fevereiro contra o Iape. Antes, o Sampaio enfrenta o Figueirense-SC pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 21h50, no Estádio Nhozinho Santos.

O Sampaio do técnico Vinícius Saldanha e do preparador físico Arlindo Azevedo trouxe de volta Rodrigo Ramos (goleiro), Leandro (zagueiro), Marcelo Mendes e Tica (volantes), além dos meias Válbson e Zé Augusto. Também vieram Cristiano (ex-Imperatriz), Marcinho (ex-Moto, Icasa-CE e Fortaleza). O Sampaio aposta no meia Lairson que foi destaque no interior de São Paulo. Para resolver o problema no ataque o Tricolor foi buscar a dupla Tico Mineiro (ex-Bacabal) e Tiago Miracema (ex-Itinga).

O time base é: Rodrigo Ramos, Ricardo Feltre, Leandro, Roque e Almir. Marcelo Mendes, Cristiano, Tica e Lairson. Tico Mineiro e Tiago Miracema.

Bacabal

O torcedor do Leão do Mearim terá que se acostumar com  uma equipe bem diferente e sem as estrelas do ano passado. A diretoria até prometeu dois jogadores mais conhecidos, mas até agora ninguém foi contratado.

Para piorar a situação, o BEC perdeu a dupla de goleadores Tico Mineiro e Clodoaldo que não retornaram ao clube. O time realizou dois amistosos em casa, mas só empatou com o Moto de 1 a 1 e foi derrotado pelo Ríver0-PI por 3 a 1, em pleno Correão. O destaque nesta fase de preparação é Alex Bahia.

A estréia do Bacabal no maranhense será no dia 26 de fevereiro em casa. O adversário será o JV Lideral.

Seja o primeiro à comentar em "Quem é quem no Campeonato Maranhense"