Estaduais 2009

016355951-ex00.jpg

Sete estaduais iniciam neste fim de semana Aos poucos, os Campeonatos Estaduais vão tomando conta do Brasil, e neste fim de semana, a bola começa a rolar em mais sete estados. Enquanto em Pernambuco, Ceará e Espírito Santo, os times já entram em ritmo de disputa, as torcidas vão para os estádios neste fim de semana na Bahia, em Santa Catarina, no Distrito Federal, em Sergipe, na Paraíba, em Alagoas e no Pará.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os Estaduais, com tabelas e resultados. Nove competições têm homes personalizadas: Paulista, Carioca, Gaúcho, Mineiro, Paranaense, Catarinense, Pernambucano, Baiano e Goiano.

Como serão as competições deste ano:

Região Sudeste

PAULISTA – Atual campeão: Palmeiras

Início: 21 de janeiro

Times: 20 (Barueri, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Marília, Mirassol, Mogi Mirim, Noroeste, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André, Santos, São Caetano e São Paulo)

Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando às semifinais os quatro primeiros colocados. Os vencedores das semis decidem o título.

CARIOCA – Atual campeão: Flamengo

Início: 24 de janeiro

Times: 16 (Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Mesquita, Resende, Tigres, Vasco e Volta Redonda)

Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno, os clubes jogam dentro das chaves. No segundo, as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Nos dois turnos, haverá semifinais e final. Os campeões de cada turno decidem o título.

MINEIRO – Atual campeão: Cruzeiro

Início: 24 de janeiro

Times: 12 (América, Atlético, Cruzeiro, Democrata de Governador Valadares, Guarani, Ituiutaba, Rio Branco, Social, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova)

Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando às quartas-de-final os oito primeiros colocados, que fazem um mata-mata até a decisão do título.

CAPIXABA – Atual campeão: Serra

Início: começou em 10 de janeiro

Times: Dez (Colatinense, Desportiva, Jaguaré, Laranjeiras, Linhares, Rio Bananal, Rio Branco, Serra, São Mateus e Vilavelhense)

Regulamento: As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando às semifinais os quatro primeiros. Os vencedores das semi decidem o título.

Região Sul
 
GAÚCHO – Atual campeão: Internacional

Início: 20 de janeiro

Times: 16 (Avenida, Brasil de Pelotas, Canoas, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Internacional de Santa Maria, Juventude, Novo Hamburgo, Santa Cruz, São José de Porto Alegre, São Luiz, Sapucaiense, Veranópolis e Ypiranga)

Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno, os clubes de uma chave enfrentamos da outra. No segundo, as equipes  jogam dentro das chaves. Nos dois turnos, classificam-se os quatro primeiros de cada, fazendo quartas-de-final, semifinais e final. Os campeões de cada turno decidem o título.

PARANAENSE – Atual campeão: Coritiba

Início: 24 de janeiro

Times: 15 (Atlético, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Iguaçu, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Nacional, Paranavaí, Paraná, Rio Branco e Toledo)

Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando os oito primeiros colocados. O time de melhor campanha leva dois pontos de bonificação, e o segundo, um. Os oito fazem um octogonal em turno único. O melhor colocado leva o título.

CATARINENSE – Atual campeão: Figueirense

Início: 17 de janeiro

Times: Dez (Atlético Ibirama, Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Joinville, Marcílio Dias, Metropolitano e Tubarão)

Regulamento: Turno e returno independentes. Os dois campeões, que levam um ponto de bonificação cada, mais os dois de melhor índice técnico fazem um quadrangular em turno e returno. Os dois primeiros decidem o título.
 
Região Nordeste
 
BAIANO – Atual campeão: Vitória

Início: 17 de janeiro

Times: 12 (Atlético, Bahia, Camaçari, Colo-Colo, Feirense, Fluminense, Ipitanga, Itabuna, Madre de Deus, Poções, Vitória e Vitória da Conquista)

Regulamento: Os times se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros fazem semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.

CEARENSE – Atual campeão: Fortaleza

Início: começou em 10 de janeiro

Times: Dez (Boa Viagem, Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Guarany, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Maranguape e Quixadá)

Regulamento: Dois turnos independentes, cada um com semifinais e finais. Os dois campeões decidem o título. 

PERNAMBUCANO – Atual campeão: Sport

Início: começou em 10 de janeiro

Times: 12 (Cabense, Central, Náutico, Petrolina, Porto, Salgueiro, Santa Cruz, Serrano, Sete de Setembro, Sport, Vitória e Ypiranga)

Regulamento: Dois turnos independentes onde os times se enfrentam, e caso haja empate em pontos ao fim de cada um deles, haverá jogo extra para se decidir o vencedor. Os campeões dos turnos decidem o título.

POTIGUAR – Atual campeão: ABC

Início: 21 de janeiro

Times: 12 (ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Corinthians, Macau, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos, Real Independente, Santa Cruz e São Gonçalo)

Regulamento: No primeiro turno, os times se enfrentam em jogos de ida, e os dois primeiros decidem em jogo único. Os seis primeiros vão ao segundo turno, onde jogam em ida e volta, com final semelhante ao primeiro. Os dois campeões dos turnos decidem o título.

SERGIPANO – Atual campeão: Confiança

Início: 17 de janeiro

Times: Dez (América, Canindé, Confiança, Guarany, Itabaiana, Olímpico, Sergipe, Sete de Junho, São Cristóvão e São Domingues)

Regulamento: Na primeira fase, os times se enfrentam em ida e volta, com o campeão indo às finais. Os quatro primeiros seguem na segunda fase, onde jogam em ida e volta. Os dois campeões da cada fase decidem o título.

ALAGOANO – Atual campeão: CSA

Início: 14 de janeiro

Times: Dez (ASA, Capelense, Corinthians, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Igaci, Ipanema e Murici)

Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno, os clubes jogam dentro das chaves. No segundo, as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Nos dois turnos, haverá semifinais e finais. Os campeões de cada turno decidem o título.

PARAIBANO – Atual campeão: Campinense

Início: 17 de janeiro

Times: Oito (Botafogo, Campinense, Esporte, Internacional, Nacional, Queimadense, Sousa e Treze)

Regulamento: Dois turnos independentes, cada um com semifinais e finais. Os dois campeões decidem o título.

PIAUIENSE – Atual campeão: Barras

Início: 14 de fevereiro

Times: 12 (4 de Julho, Barras, Caiçara, Comercial, Cori-Sabbá, Flamengo, Oeiras, Parnahyba, Piauí, Picos, Princesa do Sul e River)

Regulamento: Em dois turnos independentes, os times se dividem em tr~es grupos, onde se enfrentam em ida e volta, e classificam-se às quartas-de-final os dois primeiros de cada mais os dois de melhor índice técnico. Os vencedores dos dois turnos decidem o título.

MARANHENSE – Atual campeão: Moto Club

Início: 14 de fevereiro

Times: Dez (Bacabal, Iape, Imperatriz, Itinga, Maranhão, Moto Club, Nacional, JV Lideral, Sampaio Corrêa e São José)

Regulamento: No primeiro turno, os times de dividem em dois grupos, onde se enfrentam em ida e volta, e classificam-se os três primeiros de cada. Depois, os seis se dividem em três grupos de dois, de onde saem três para triangular de ida e volta de onde sai o campeão do turno. No segundo turno, a fórmula do primeiro se repete. Os campeões dos turnos decidem o título.

Região Centro-Oeste

BRASILIENSE – Atual campeão: Brasiliense

Início: 17 de janeiro

Times: Oito (Brasília, Brasiliense, Brazlândia, Ceilândia, Dom Pedro, Gama, Legião e Luziânia)

Regulamento: Após turno e returno, os quatro primeiros se classificam. Na segunda fase, os quatro jogam em ida e volta. Os dois primeiros decidem o título.

GOIANO – Atual campeão: Itumbiara

Início: 24 de janeiro

Times: 12 (Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Atlético, Crac, Goiás, Itumbiara, Jataiense, Mineiros, Santa Helena, Trindade e Vila Nova)

Regulamento: Na primeira fase, os times se dividem em dois grupos de seis e se enfrentam em três etapas. Na primeira, os clubes de uma chave enfrentam os da outra. Na segunda, invertem-se os mandos. Na terceira, os times se enfrentam dentro dos grupos em um turno. Os dois primeiros de cada chave, somando as três etapas, avançam às semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.

MATO-GROSSENSE – Atual campeão: Mixto

Início: 24 de janeiro

Times: 16 (Araguaia, Barra do Garças, Cacerense, Cáceres, Crac, Jaciara, Luverdense, Mixto, Operário, Palmeiras, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará, União e Vila Aurora)

Regulamento: Os times se dividem em dois grupos, onde jogam em dia e volta, e classificam-se os quatro primeiros de cada. Na segunda fase, voltam a jogar em ida e volta, avançando os dois primeiros de cada às semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.

SUL-MATO-GROSSENSE – Atual campeão: Ivinhema

Início: 31 de janeiro

Times: 18 (7 de Setembro, Águia Negra, Aquidauanense, Cene, Comercial, Corumbaense, Costa Rica, Coxim, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Misto, Naviraiense, Nova Andradina, Operário, Pantanal, Rio Verde e União)

Regulamento: Na primeira fase, os times de uma chave enfrentam os do outro em ida e volta, e classificam-se os cinco primeiros de cada. Na segunda fase, o cruzamento entre grupos volta a acontecer, mas classificam-se os quatro primeiros independentementa das chaves. Na terceira fase, os quatro jogam em ida e volta. Os dois primeiros decidem o título em até três partidas.

Região Norte

AMAZONENSE – Atual campeão: Holanda

Início: 7 de março

Times: Dez (América, Fast, Holanda, Manicoré, Nacional, Peñarol, Princesa, Rio Negro, Sul-América e São Raimundo)

Regulamento: Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, e ganha quem somar mais pontos. Na segunda fase, as equipes se dividem em dois grupos, onde os times de uma chave enfrentam os da outra, classificando às semifinais os dois primeiros de cada. Os campeões dos dois turnos decidem o título.
 
PARAENSE – Atual campeão: Remo

Início: A fase preliminar teve início em novembro. A segunda etapa começa no dia 17 de janeiro

Times: Nesta segunda etapa, oito (Ananindeua, Castanhal, Paysandu, Remo, São Raimundo, Time Negra, Vila Rica e Águia)

Regulamento: Na segunda etapa, os times se enfrentam em dois turnos independentes, com semifinais e finais em cada um deles. Os campeões de cada turno decidem o título. 

TOCANTINENSE – Atual campeão: Tocantins

Início: 14 de fevereiro

Times: Alvorada, Araguaína, Gurupi, Intercap, Ipiranga, Juventude, Kaburé, Palmas, Tocantinópolis, Tocantins e Tubarão.

Regulamento: Na primeira fase, os times se enfrentam em ida e volta, e classificam-se os seis, que se enfrentam em cruzamento olímpico em duas partidas. Nas semfinais, jogam os três classificados mais um pelo índice técnico. Os vencedores das semis decidem o título.

RONDONIENSE – Atual campeão: Sport Ulbra

Início: 15 de março

Times: Oito (Ariquemes, Espigão, Genus, Jaruense, Pimentense, Rolim de Moura, Shallon e Vilhena)

Regulamento: Os times jogam em turno e returno, e classificam-se os quatro primeiros para as semifinais. Os vencedores das semis decidem o título.

RORAIMENSE – Atual campeão: Atlético

Início: Seis (Atlético, Baré, GAS, Progresso, Rio Negro e São Raimundo)

Times: 28 de fevereiro

Regulamento: Indefinido. O conselho arbitral vai se reunir nos próximos dias para decidir o regulamento, já que River e Náutico ainda podem disputar a competição.

ACREANO – Atual campeão: Rio Branco

Início: 1º de março

Times: 12 (Adesg, Amazônia, Andirá, Atlético, Cruzeiro do Sul, Independência, Juventus, Náuas, Plácido de Castro, Rio Branco, São Francisco e Vasco)
Regulamento: Em dois turnos independentes, os times se dividem em dois grupos, onde se enfrentam em ida e volta, com os dois primeiros de cada indo às semifinais. Os últimos de cada chave não participam do segundo turno. Os campeões de cada turno decidem o título.

AMAPAENSE – Atual campeão: Cristal

Início: previsto para o segundo semestre

Times: Dez ou 12 (Amapá, Cristal, Independente, Macapá, Mazagão, Santos, São José, São Paulo, Trem e Ypiranga; Santana e Oratório podem participar)
Regulamento: Indefinido. Os dois estádios (Zerão e Glicério Marques) estão com problemas. O primeiro está em reforma, e o segundo só pode entrar em obras após o jogo do Cristal pela Copa do Brasil. É possível até que a competição seja disputada na cidade de Santana, vizinha a Macapá.

Leia a reportagem de Cláudio Rabha, do Globoesporte.com

4 comentários para "Estaduais 2009"

  • motense de olho

    Certeza que o primeiro turno é ida e volta?

  • motoclub

    Zeca, o regulamento do maranhense não é mais esse. O Segundo Turno será igualzinho ao primeiro e não haverá mais repescagem.

  • Adamastor Donterih

    Parabéns pela informação…são poucos da Mirante que se salvam com um jornalismo indepedente e correto. Trouxe uma ampla informação de todos campeonatos regionais.

  • Luis Carlos

    Oi Zeca,
    Sou leitor do seu blog a muito termpo, principalmente para sempre esta antena com as equipes maranhenses, ah sou motense fiel,
    mais no bog onde fala da forma de disputa e times que disputarão o gauchão 2009, cadê o Grêmio?

    um abraço,
    Fica com Deus