Cuidado com as parcerias

deolho.jpgQue as parcerias são fundamentais também no futebol disso ninguém tem dúvida. Mas é preciso tomar muito cuidado com elas. Sempre tem alguém que sai perdendo e por isso é muito bom fazer o alerta antes do caldo derramado.

E explico o meu ponto de vista. Em 2006, o Moto foi uma das sensações da Copa São Paulo de Futebol. Fez a melhor campanha que um clube maranhense já realizou e chegou entre os oito melhores.

O sucesso do Moto encheu os olhos de empresários que logo levaram quase um time inteiro. Era o início de uma parceria com um empresário de Campinas. Os jogadores foram saíndo, o clube recebeu alguns trocados e depois os atletas foram retornando um a um a São Luís.

Passados três anos, o Moto não negociou ninguém e nem ganhou o dinheiro que imaginava com aquelas “promessas”.

O que estamos vendo agora é a história se repetir. Ouvi ontem atentamente a entrevista concedida por um representante de uma empresa que acaba de fechar uma parceria com o Moto. Foram muitas as promessas. Jogadores estrangeiros (dois uruguaios, um deles com passagem na seleção nacional sub-23, torneio internacional, jogador que atuou com o Romário no Flamengo e até garantia de envio de atletas que se destacarem no Moto para a Europa. Esse é o negócio ideal.

O representante falou com entusiasmo até da conquista da Série D.  Sonho difícil, mas possível de ser concretizado. Nem mesmo o presidente Cléber Verde, desde a sua eleição falou com tanta convicção daquele que entendemos ser o principal objetivo rubro-negro nesta temporada.

Já vi este filme antes. Espero pelo menos ver um final diferente agora. Confesso que as lembranças não são boas e por isso é bom alertar equanto tudo está apenas no começo.

3 comentários para "Cuidado com as parcerias"

  • Torcedor Consciente

    Caro Zeca concordo plenamente com tua análise sobre estas parcerias, inclusive acrescento os empresários que se dizem motense somente para tirar proveito colocando os seus jogadores e quando se destacam mandam pra fora diexando o moto só na saudade.

    Torcedor Consciente

  • Gabriel Barreto

    Caro amigo Zeca Soares,

    Para que todas as promessas sejam cumpridas, precisamos tambem contar com a participação da diretoria do Moto para que seja feito com muito planejamento todos esse sonhos. A empresa parceira do Moto, conta com uma empresa de marketing esportivo que está se estabilizando no Maranhão, para que assim possa ser concretizados todos os projetos existentes.
    Gostaria ainda de frizar que parcerias com pessoas honestas e que querem coisas boas para ambas as partes sempre são bem vistas, principalmente no Maranhão, onde infelizmente nosso futebol deixa muito a desejar.

    Obrigado

    RESPOSTA: É o que todos nós esperamos. Episódios recentes mostram que precisamos ficar bem atentos a essas parcerias. Nossos clubes sempre saíram na pior.

  • JEORGE

    Vc tem toda razão Zeca , o que temos visto aqui são os dirigentes de clubes reclamando da falta de apoio, de patrocinio , e o que acontece realmente é que todos os anos estão passando direto para mãos de empresários e clubes de outros estados , vários e vários jogadores e os clubes aqui ficam a ver navios, não acredito nesta história de time que muitos mandam, acho que o clube deve ter uma eleição aonde se eleja dirigentes e sejam nomeado uma pessoa para cada departamento e quem quizer ajudar,pode ajudar, porém sem poder de decisão, falta nos clubes aqui um departamento de Marketing forte, com pessoas realmente da area que possam montar um planejamento correto.

    RESPOSTA: Este é o exemplo do mau gerenciamento e para piorar ninguém aparece para explicar o que aconteceu de fato e ninguém sabe quem está ganhando. Só sei que o Moto não é.