Campeonato terá no máximo 66 jogos

Prevaleceu o bom censo entre clubes e Federação Maranhense de Futebol e o Campeonato Maranhense terá agora 66 jogos e não 134 como havia sido acordado na semana passada. A nova fórmula foi definida agora há pouco na reunião do Conselho Arbitral.

O Estadual 2009 será disputado por 10 equipes divididas em dois grupos. Moto, Sampaio, Maranhão, Iape e São José formam o grupo da Capital. Bacabal, Imperatriz, JV LIderal, Nacional e Itinga estão no grupo do interior.

O campeonato terá dois turnos e em cada um deles três fases. Na primeira, as equipes jogam entre si dentro de cada grupo apenas em sistema de ida. Os três primeiros disputarão um mata-mata. Os vencedores do mata-mata decidirão o turno num triangular em sistema de ida e volta. A fórmula se repete no 2º turno.

Os vencedores dos turnos decidirão o título do estadual em dois jogos. Se uma mesma equipe conquistar os dois turnos será campeã maranhense. Serão rebaixados para a 2ª divisão os dois piores colocados na contagem geral.

Ficou acertado ainda que o Campeonato Maranhense começará no dia 15 de fevereiro. O campeão maranhense garantirá vaga no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil em 2010. A outra vaga na Copa do Brasil será destinada ao campeão da Taça Cidade que será disputada no segundo semestre.

Total de jogos

Primeiro turno
1ª fase: 20 jogos
2ª fase: 6 jogos
3ª fase: 6 jogos

Segundo turno
1ª fase: 20 jogos
2ª fase: 6 jogos
3ª fase: 6 jogos

Decisão do título
2 jogos * Caso uma mesma equipe não vença os dois turnos.

Total: 64 a 66 jogos.

3 comentários para "Campeonato terá no máximo 66 jogos"

  • RONALD

    ACHO ZECA QUE MELHOR QUE ISSO IMPOSSÍVEL, ESTAMOS COM UM CAMPEONATO BEM RACIONAL E ECONÔMICO, PARABÉNS FMF.

  • Arley

    Zeca, o que aconteceu? Baixou o espírito de Natal na FMF? Incrível, acharam uma fórmula mais viável para o Campeonato Maranhense. Pararam com as ASNEIRAS (que vem de asno, também conhecido como jumento). Zeca, perdoe-me por, as vezes, falar assim em teu Blog, mas é que tanta besteira incomoda que temos que cutucar a onça com vara curta. Fico contente em ver que o bom senso prevaleceu na FMF (ATÉ QUE EM FIM). Não é para menos, pois acho que se eu fosse o ETERNO Presidente dela ouviria sempre os torcedores e a crônica esportiva. Por isso, parabéns a todos vocês, os que fazem o futebol local, torcedores e cronistas esportivos. Zeca, bom natal e um feliz 2009 (O QUE MAIS DESEJAMOS).

    RESPOSTA: Obrigado Arley. Esperamos contar com você em 2009. Feliz Natal a você à sua família.

  • chiquinho/turu

    Acho que agora ficou bem melhor, mais enxuto, só não concordo com as decisões de 1º e 2º turnos sendo feitas em triagulares e o inicio acontecendo só em fevereiro, acho que poderia começar em janeiro e terminar em maio, no mais dá pra se acreditar que teremos um campeonato.

    RESPOSTA: Também não concordo com essa de triangular. Pode até ser rentável, mas é coisa ultrapassada, mas para a Federação é a novidade do Campeonato Maranhense. Então tá certo vou acreditar.