Fórmula pode atrapalhar o Sampaio

Que já estava na hora de uma nova fórmula de disputa do Campeonato Maranhense disso ninguém tem dúvida. O que todos não esperavam era um campeonato com maior número de jogos.

A Federação e os clubes defendiam uma competição enxuta e rentável, mas proposta aprovada ontem aumentou de 104 para 130 o número de jogos.

Um time como o Bacabal, por exemplo poderá fazer até 15 viagens. No caso dos clubes da Capital, este número é bem menor e pode chegar a 10 jogos.

O clássico entre Sampaio e Moto, por exemplo poderá ser repetido em 10 ocasiões. A repetição pode levar ao esvaziamento.

Os jogos continuarão sendo realizados no meio e fim de semana.

A luta contra o rebaixamento vai acontecer apenas no 1º turno. Após o quadrangular batizado de Torneio da Morte duas equipes estarão fora da primeira divisão em 2010.

O maranhense/2009 será disputado entre 15 de fevereiro e 28 de junho. Entre os meses de maio e junho, o Estadual coincidirá com a disputa da Série C e isso poderá prejudicar a participação do Sampaio nas duas competições, a exemplo do que já ocorreu este ano.  Tudo isso poderia ser evitado se a competição começasse logo no início de janeiro, mas não foi isso que os clubes aprovaram.

Até já sei o que vai acontecer neste período. Aposto que o campeonato ficará parado outra vez.

Em relação ao Moto não haverá problema, uma vez que a Série D só vai começar no dia 5 de julho.

Colocados os prós e contras, só nos resta torcer e fazer a nossa parte para que tenhamos um campeonato melhor na próxima temporada.

Confira as datas do calendário da CBF:

Datas da Série C
Maio: 24 e 31
Junho: 14, 21 e 28
Julho: 5, 12, 19 e 26
Agosto: 2, 9, 16, 23 e 30
Setembro: 13, 20 e 27
Outubro:  4, 18 e 25
Novembro: 1º, 8, 15 e 22

Datas da Série D
Julho: 5, 12, 19 e 26
Agosto: 2, 9, 16, 23 e 30
Setembro: 13, 20 e 27
Outubro: 4, 11, 18 e 25
Novembro: 1, 8 e 15.

5 comentários para "Fórmula pode atrapalhar o Sampaio"

  • Diogo

    “Pode” atrapalhar, vc falou certo, mas quem somos nós pra falar algo quando o proprio presidente Sergio Frota aceitou isso?!?!

    O proprio disse que faria outro time nesse périodo pra jogar o Maranhense…interessante, enquanto isso os jogadores que ele fala que serão contratados, já estão indo para outros times, vide Lindoval, Mizael…

  • olhovivo

    O mais engraçado é ver Geografia fora dos times e ainda mandando neles, rapaz isso é incrivel. O pior é o presidente do Sampaio dizer q sabe o caminho para vencer a terceira divisão, ora Zeca ele aceita uma fórmula dessa q vai acabar com o Sampaio no maranhense e quer saber caminho de brasileiro, me compra um bode né Zeca. Porisso é q ele perdeu para as camisas do Moto fala muito e age pouco demais. Essa fórmula é absurda, rebaixa equipes no primeiro turno, aumenta númerode jogos e consequentemente o prejuizo dos clubes e ainda vai atrapalhar o Sampaio no brasileiro, mas eles querem né, fazer o q????

  • Thadeu Nunes

    CARO ZECA,
    ESSA DE FAZER NOSSA PARTE TENHA CERTEZA Q A TORCIDA FAZ, MAS OS NOSSOS REPRESENTANTES…
    TRABALHEI(DEI UMA PEQUENA AJUDA) NA DIRETORIA DO MAC NA GESTÃO DO AMIN QUEMEL E PERCEBI COMO É DIFICIL FAZER FUTEBOL NO NOSSO ESTADO.MAIS IREI PARA O MUNICIPIO DE CARUTAPERA E TENTAREI COLOCAR O TIME LOCAL NA SEGUDONA PARA ABRILHANTAR MAIS NOSSO FUTEBOL E A CIDADE LOCAL, QUEM SABE ATÉ LÁ OS NOSSOS REPRESENTANTES JÁ DERAM UMA DENTRO? ABRAÇOS E PARABÉNS, THADEU NUNES.

  • Arley

    Zeca, decididamente vivemos num país diferente. O Brasil é um e o Maranhão outro, o estado mais miserável da federação, inclusive em termos esportivos. Não sei como podemos aturar um quase-morto como Alberto Ferreira – o homem é burro demais. Meu Deus do céu, será que ele não morre. Deus recolhe pessoas maravilhosas como o Deny Cabral e deixa-nos um demônio para nos azucrinar como Alberto Ferreira. Pobre dos nossos clubes (times de futebol), pobre do Sampaio Corrêa que, na melhor das hipóteses, continuará na série C se coisa pior não acontecer. O Calendário do futebol maranhense é um acinte à inteligência e lucidez. “Maranhão que terra boa, onde o poeta nasceu” e já morreu só para não conviver com tanta burrice.

  • gaucho

    Bom dia, Zeca!

    Porque você não dá a sugestão aos dirigentes dos clubes e da federação para fazerem um campeonato da seguinte forma:

    1ª Fase – Um turnão jogando rodizio simples, sendo que o campeão anterior jogaria 06 jogos em casa e o vice 05 jogos em casa.
    por exemplo o Moto Club (campeão) jogaria 01 partida ou contra Imperatriz, Itinga ou JV, 01 partida em Sta quiteria e outra em bacabal.
    Sampaio (vicecampeão) 01 partida ou contra imperatriz, itinga ou JV , 01 Sta Quiteria, 01 bacabal, 01 São josé.

    2ª fase – Classificariam 04 melhores equipes e fariam um quadrangular final em sistema de rodizio duplo.(ida e volta).

    quem obtivesse maior numero de pontos seria o campeão (nas duas fases) isso faria com que quem tivesse maior estrutura e melhor e maior elenco ganhasse o campeonato e cada jogo seria decisivo desde o começo até o final do campeonato.

    Cairia para a segunda divisão aquelas equipes que obtivessem menor numeros de pontos ganhos na 1ª fase.
    Total de jogos: 114 jogos. em 04 cidades diferentes.
    Inicio – 18 de janeiro

    Aí sim seria um campeonato porque o que eles estão tentando fazer é um torneio e algumas equipes não jogam contra outras.
    É a minha modesta contribuição.

    RESPOSTA: Carlos Silva, a sua proposta equilibra a participação das equipes, mas posso te adiantar que os clubes, especialmente os da Capital querem realizar o menor de viagens possível. Querem jogar um campeonato em grupos (capital x interior), enfim…. O torcedor tem sempre boas idéias e a sua é uma dessas boas idéias. Espero que os dirigentes aproveitem a sua sugestão.