Campeonato terá número maior de jogos

Os clubes e a Federação Maranhense de Futebol bateram o martelo e o Campeonato Maranhense 2009 terá  134  jogos. Serão 30 jogos a mais do que neste ano. Para que pensava em uma competição enxuta e com número menor de jogos, a bola vai rolar ainda mais na próxima temporada. Este ano tivemos 104 jogos disputados.  Uma equipe do interior poderá fazer até 15 jogos fora de casa.

A Federação confirmou que serão realizadas várias rodadas duplas e os jogos vão acontecem no fim de semana e às quintas-feiras. A competoção terá início mesmo no dia 15 de fevereiro. Três dias depois, o Sampaio recebe o Figueirense-SC pela Copa do Brasil.

 Primeiro turno

A competição será disputada em dois turnos. No primeiro, as dez equipes estarão dividias em dois grupos. No grupo da Capital estarão: Moto, Sampaio, Maranhão, Iape e São José. No grupo do interior: Bacabal, Imperatriz, JV Lideral, Itinga e Nacional ou Santa Quitéria.

Os clubes jogarão entre si dentro dos grupos em sistema de ida e volta. Os três primeiros colocados de cada grupo jogarão as semifinais.  O 1º da Capital enfrenta o 3º do interior. O 1º do interior o 3º da Capital. O outro confronto será entre o 2º do interior e o 2º da Capital. Os vencedores dos confrontos farão a decisão num triangular em sistema de ida e volta. Quem somar mais pontos será o campeão do turno.

Torneio da morte

Enquanto os três primeiros colocados disputam a semifinal e final do turno, os dois últimos colocados participarão de uma repescagem. As equipes jogarão entre si em sistema de ida e volta. Os dois primeiros garantem vaga no 2º turno. Os dois últimos já estarão rebaixados para a 2ª divisão.

Segundo turno

O segundo turno será disputado por 8 equipes que jogarão entre si em sistema de ida e volta. Quatro equipes se classificam para um quadrangular decisivo. As equipes jogam entre si em ida e volta para se conhecer o campeão do 2º turno.

Decisão

A decisão do Campeonato Maranhense será disputada entre os campeões dos dois turnos. Se uma mesma equipe conquistar os dois turnos será declarada campeã maranhense de 2009.

Total de jogos

Primeiro turno

1ª fase: 40 jogos
2ª fase: 6 jogos
3ª fase: 6 jogos
Torneio da morte: 12 jogos
Total: 64 jogos

Segundo turno

1ª fase: 56 jogos
2ª fase: 12 jogos
Total: 68 jogos

Decisão: 2 jogos

Total de Jogos: 134 jogos

6 comentários para "Campeonato terá número maior de jogos"

  • Vitorioso

    Eu não lembro de ter visto um Campeonato em que há dois turnos, sendo que os turnos tem formas de disputa diferentes .

    A FMF Vai pro Guines .

    Ou povo pra inventar, dificil entender pq ñ adotam uma forma apenas. Triangular não é usado ha bastante tempo.

    O ruim é saber que o resultado é novamente estádios vazios.

    Haja Criatividade.

  • João

    Quer grande coisa, esses caras deviam chamar qualquer professor de EF pra ensinar a eles sobre organização desportiva.
    Eles poderiam chamar o Sandow pra ser dirigente desse departamento técnico,vai ver q assim a coisa anda.
    Contando… tem gente q ainda duvida.

  • Edvaldo

    Torneio da Morte? Só o que faltava! Faltou falar em torneio início, classificar melhor terceiro, retirar impedimento porque ficará muita gente embaixo do gol, aumentar a trave, gol average, o número de substituições no jogo não se contar no intervalo, cartões valendo gols, maior número de escanteios…
    Tem que ser turno e returno todos contra todos de janeiro a dezembro. Com semifinal e final. Sem mais delongas

  • chiquinho / turu

    Quando todo mundo esperava uma competição mais enxuta, vem a FMF com um campeonato com 134 jogos. Me comprem vários bodes.

  • Arley

    Pessoal não se desespere. O Alberto Ferreira sabe o que faz – DE ERRADO. É tanta asneira (que vem de asno) que assusta até criancinhas de colo. FMF (Federação de MULAS maranhenses). Bem sugestivo. OU quem sabe (Federação do MOLENGA maranhense – ele mesmo), ou ainda (Federação de Mascarados (cara-de-pau) maranhenses). Tenho um palpite: Sampaio e Moto aconselho-vos a disputar o campeonato piauienses, pois será mais proveitoso, não é mesmo Zeca…..

    RESPOSTA: Não Arley. Sampaio e Moto devem disputar é aqui mesmo.

  • Kildere

    A Federação Piauiense agradecerá a vinda desses clubes pra cá. Aqui não tem segunda divisão!!!