Não muda nada na Federação

arbertoechicao.jpgSe depender da presidência da FMF, as coisas não mudarão nunca. E porque mudariam? Quando todos esperavam uma postura diferente do comando do futebol maranhense eis que surge a notícia: o homem de Alberto Ferreira para o departamento técnico é Francisco Ramos, o Chicão e tudo continuará como está.

Era a hora de alguém novo, com novas idéias. Nada contra o Chicão, mas o futebol está precisando de alguém com disposição e tempo para mudar o quadro atual. Não entendo como Alberto Ferreira indica o Chicão que acabou de entregar o cargo que ocupava na direção da arbitragem. Ninguém entende.

Chicão deixou claro que gostaria de continuar ajudando o seu amigo Alberto Ferreira, mas não estaria disposto a assumir cargos tão importante. Isto não foi o bastante.

E a omissão dos clubes. Porque não reclamam? Porque não reivindicam o direito de indicar o novo diretor técnico? Estariam os dirigentes aceitando tudo que é feito na FMF de forma passiva? E o torcedor porque não cobra seus dirigentes?

Não vou sugerir nome algum. O importante é alguém novo, com idéias novas para uma nova temporada que está aí. Se algo não for feito, nada mudará na Federação e os nossos clubes continuarão em total situação de falência.

Foto: Edivan Fonseca/O Estado

7 comentários para "Não muda nada na Federação"

  • alex motense

    O problema do futebol maranhense não se encontra só na F.M.F.

    Ele é bem mais amplo, vai dá torcida a FMF passando inclusive pela crônica esportiva maranhense que é amadora e comprometida.

    A torcida maranhense sempre foi uma torcida de paz, mas por outro lado é uma torcida completamente passiva em relação a participação direta nos clubes.

    Isso também corroborado pelo amadorismo da crônica esportiva maranhense, que como “formadora de opnião” não cria novos paradigmas necessários para uma mudança de comportamente.

    Aliás, diga-se, como é ridícula a crônica maranhense quando debatem sobre futebol do eixão, principalmente quando se danam a falar do futebol carioca, parecem meninos torcendo, quando na verdade deveriam estar trabalhando.

    Tem um narrador da mirante que em pleno clássico moto x sampaio, fica querendo saber como fica está o jogo do vasco. O amadorismo chega a ser tão grande que as perguntas saem no aberto, ou seja, para todo mundo ouvir, deveriam pelo menos tratar de suas paixões em off.

    Nós precisamos compor a administração do futebol maranhense de pessoas que realmente gostem do futebol maranhense, sejam torcedores do “maranhão” em essência e não ficar por ai falando do futebol sulista, que aliás, o que leva um pobre coitado, lavrador, do interior do Maranhão a ser torcedor do flamengo, por exemplo ?
    Nada mais nada menos do que poder ideológico, essa é uma construção histórica.
    Feliz fico, por ver que o nordeste começa a acordar e desconstruir o cenário posto que ai temos.
    Exemplo disso cito a torcida do vítória e sua polêmica faixa “a vergonha do nordeste”, ao se referir a “torcida de flamengo” que foi em grande número ao estádio barradão.
    Por que então o presidente do flamengo se indignou ?
    Se indignou porque pra eles é importante mantar o que hoje está construido, é altamente rentável e conveniente pra eles, ou alguém acha que o motivo da indignação é o “amor do clube pelos torcedores nordestinos” ? Não!, lógico que não é !.

    Ouviu muita gente criticando o porque do lobão conseguir um patrocinio para o vasco, através da eletrobrás, e não lembrar dos times maranhense, mas porque ele lembraria de um time maranhense quando a própria crônica esportiva maranhense tá cheia de torcedores do vasco e só vivem falando no mesmo ?
    Vamos patrocinar o vasco porque o vasco abrange não só o rio de janeiro mas também abrangem toda uma gama de abestalhados nordestinos e nortitas.

    RESPOSTA: Concordo com você em parte, mas é importante deixar bem claro que imprensa não contrata e nem joga. Imprensa publica fatos e opina.

  • ronald

    ZECA ESSA SUA POSIÇÃO É A MESMA DOS DIRIGENTES E DA IMPRENSA SÓ RECLAMAR E PEDIR MUDANÇAS, MAS NÃO DÃO OPÇOES, NÃO APRESENTAM IDEIAS, QUEM SERIA O NOVO CAPAZ DE MUDAR O QUE AI ESTA ? É MUITO FACIL CRITICAR, MAS NÃO APRESENTA SOLUÇÕES, QUEM SERIA O NOVO? PROCURO E NÃO ACHO, TODAS AS OPÇÕES QUE VC MESMO COLOCOU EM MATERIA ANTERIOR NÃO TEM NADA DE NOVO, MUDAR POR MUDAR É MELHOR DEIXA COMO ESTA, INFELIZMENTE, TENHA CORAGEM E FALE O NOME QUE VC ACHA QUE REPRESENTARIA A MUDANCA NA FMF, DOS NOMES QUE VC MESMO COLOCOU COMO OPÇÕES TALVEZ RONALD ALMEIDA PODE SSE REPRESENTAR ALGUMA MUDANÇA AGORA UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO, TENHA CORAGEM E FAÇA COMO EU APRESENTE UM NOME.

    RESPOSTA: Ronald você não leu o texto que escrevi ontem. A questão não é NOME. É PROJETO, PLANEJAMENTO. Não cabe a mim indicar este ou aquele. Cabe a mim exigir as mudanças que o futebol está precisando. Mas poderia te dizer que o Evando Marques, por exemplo seria um bom nome.

  • Adalgo Figueiredo Cunha Portela

    Meu amigo,

    A IMPRENSA DESSE ESTADO DEVERIA ERA ABRIR UMA CAMPANHA PELA SAIDA DE ALBERTO FERREIRA. POIS NÃO SE ADMITE QUE UMA PESSOA POSSA FICAR ETERNAMENTE NUM CARGO 9SERÁ QUE ELE SÓ SAIRÁ DA PRESIDENCIA DA FMF QUANDO MORRER).
    ALÉM DISSO, O MARANHÃO É O UNICO ESTADO EM QUE O CAMPEONATO COMEÇA QUANDO TODOS OS OUTROS TERMINAM. AI DEPOIS QUEREM TORCEDOR NO ESTÁDIO.

    RESPOSTA: Eu concordo, mas só entraria nessa se os clubes mostrassem vontade de mudar este cenário. strong>

  • Arley

    Zeca. Alberto Ferreira será canonizado vivo. Sim, porque a múmia não morre e continua na chefia da FMF. Incrível!!!! Como ninguém o tira, infelizmente, só podemos aguardar o seu passamento para ver se as coisas mudarão no futuro. Acho que até D. Pedro II teria inveja dele. Êta reinado longo. O INTOCÃVEL. Nem Eurico Miranda resistiu tanto. Eis o nosso futebol.

  • anderson

    A MAMATA EH GRANDE, UM SABE DAS MARACUTAIAS DO OUTRO, AQUELA FEDERACAO SOH SERVE DE FACHADA, PARA ENCOBRIR OS ENRIQUECIMENTOS ILICITOS,PARABéNS AO FONTENELE QUE LUTA PARA VER OS ESCLARECIMENTOS!!!!

    RESPOSTA: Você toda razão do mundo.

  • anderson

    ESTÁ COMO VC GOSTA FONTENELE

  • RONALD

    ZECA QUAL O PROJETO E PLANEJAMENTO QUE SEU EVANDRO MARQUES ESTÁ FAZENDO NO MOTO TIME QUE ELE TRABALHOU DURANTE TODO ANO E NÃO SOUDE DE NENHUM PROJETO OU PLANEJAMENTO DELE PARA O MOTO, NEM QUANDO ESTAVA NO MAC, SERÁ QUE SÓ NA FMF ELE COMEÇARIA A PLANEJAR? ACHO DIFICIL AMIGO ISSO ACONTECER ELE ESTA NO FUTEBOL A BASTANTE TEMPO E NÃO APRESENTOU NADA DE NOVO, VAMOS PROCURAR ALGO REALMENTE NOVO, VOLTO A REPETIR UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO.

    RESPOSTA: Eu não sei se houve planejamento, mas o certo é que o Moto foi campeão com o Evandro e o MAC também. Não vou continuar nesta discussão. A escolha é do Alberto Ferreira sozinho porque não há interesse dos clubes e dos torcedores em brigar por alguém novo.