Futebol perde Jámenes Calado

send_binarycavw9rpz.jpgO advogado José Jámenes Ribeiro Calado, morreu nesta quarta-feira (3), após sofrer um infarto fulminante no Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro do Calhau, em São Luís. De acordo com informações de testemunhas, Jámenes Calado passou mal, no segundo pavimento do Fórum. O advogado foi levado, às pressas, para o Hospital, mas não resistiu e morreu por volta das 10h da manhã.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado, chegou cerca de 15 min depois e realizou os atendimentos iniciais, manobras de reanimação cardiopulmonar e intubação do paciente. Em seguida, foi removido para a emergência do UDI Hospital em Ambulância, e com assistência médica durante o trajeto.

Jámenes Calado deu entrada no UDI Hospital, por volta das 9h25, e foi recebido pela equipe médica de emergência, que continuou com os processos de reanimação cardiopulmonar, inclusive, tendo sido usando marca-passo transcutâneo. O advogado não respondeu aos procedimentos.

Jámenes Calado era radialista e atualmente diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol.

A causa do óbito foi morte súbita, provavelmente, ocasionada por um infarto agudo do miocárdio (músculo do coração).

Histórico

Além de advogado, Jámenes Calado era jornalista, sendo considerado um dos maiores profissionais na área do Direito Criminal do Maranhão. Além de todo o seu trabalho em prol da Justiça, possuia um vasto currículo em relação às atividades estudantis e sindicais, desde o ano de 1959.

Foi fundador da Associação dos Cronistas Brasileiros (Abrace), em 1974, da Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão em 1976, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas (onde também era membro) em 1986, do Parlamento da Imprensa do Maranhão em 1979, e do Instituto de Ciências Penais do Maranhão em 1980.

Foi representante da OAB nos seguintes conselhos estaduais: penitenciário (1973), política criminal (1975), entorpecentes (1986). Foi vice-presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no ano de 1987.

Atualmente era diretor técnico da Federação Maranhense de Futebol.

Seja o primeiro à comentar em "Futebol perde Jámenes Calado"