Xadrez: Rafael Leitão é campeão

O maranhense Grande Mestre Internacional (GM) Rafael Leitão venceu de forma invicta a Copa Contaud 2008. O evento foi realizado em Cuiabá, capital do Mato Grosso, com a participação de três GMs, dois Mestres Internacionais (MIs) e um Mestre Fide (MF), além de enxadristas sem titulação, num total de 46 jogadores, de quatro países (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina).

Rafael venceu quatro partidas e empatou duas, somando cinco dos seis pontos possíveis. Alcançaram a mesma pontuação o paraguaio MI José Cubas e o catarinense GM Alexandr Fier, segundo e terceiro colocados, respectivamente. O critério de desempate que rendeu o título ao maranhense foi o Bucholz. O sistema leva em consideração o rendimento dos adversários enfrentados ao longo do certame. A lógica, portanto, é premiar aquele que teve um caminho mais exigente.  

Dias antes do torneio, Leitão ministrou uma aula com o tema “Como melhorar o cálculo de variantes”, com platéia repleta de aficionados mato-grossenses.

Rafael vem conciliando as carreiras de jogador e professor, com notado sucesso.

Este foi o quarto título na temporada e, recentemente, preparou seu discípulo paulista Felipe El Debs ao título de MI e o carioca Diego de Berardino a alcançar a primeira norma de GM.

Seja o primeiro à comentar em "Xadrez: Rafael Leitão é campeão"