Maranhão já conquistou 14 medalhas

atleta1.jpgA delegação maranhense que está em João Pessoa disputando as Olimpíadas Escolares na categoria infanto envolvendo alunos/atletas de 15 a 17 anos conquistou mais cinco medalhas – uma de ouro, uma de prata e três de bronze – neste domingo (9) e já soma 14 medalhas em três dias de competição.

Nas piscinas os nadadores maranhenses conquistaram mais duas medalhas neste domingo na prova dos 200 metros medley masculino. Com uma prova perfeita Felipe Cunha do Colégio Upaon-Açu conquistou a medalha de ouro e Anderson Maia do Dom Bosco terminou a prova com mais um bronze. No sábado os dois nadadores já haviam conquistados outras duas medalhas – prata para Felipe e bronze para Anderson – na prova dos 400 metros livres. Os dois medalhistas do Maranhão na natação são integrantes do Programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte e Juventude.

atleta22008.jpgA terceira medalha do domingo veio no atletismo com Suynayra Gomes na prova dos 400 metros livre. A atleta de 16 anos que é a aluna do Colégio Estadual Jacira de Oliveira Silva da cidade de Caxias, terminou a prova em segundo lugar e conseguiu mais uma medalha de prata para o Maranhão.

O judoca José Carlos Neto fechou a manhã de medalhas neste domingo na capital paraibana. José Carlos conseguiu a medalha de bronze na categoria meio-pesado. O judoca de 16 anos é aluno do Colégio Dom Bosco.

Na parte da tarde a delegação maranhense comemorou mais uma medalha e desta vez no tênis de mesa. A mesatenista Jaynara Macedo do Colégio Educator e que integra o Programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esporte e Juventude conseguiu a medalha de bronze no torneio de tênis de mesa das Olimpíadas Escolares.

No futsal uma derrota e um empate marcaram o dia das equipes maranhenses em João Pessoa. No feminino o time do Augusto Batista de Timon empatou por 3 a 3 com o Cifique do Mato Grosso e conseguiu a classificação para a fase semifinal. Além da vaga para a próxima fase as meninas garantiram o acesso para o torneio da Divisão Especial em 2009. Nesta segunda-feira, a equipe do Augusto Batista volta a quadra pela semifinal e uma vitória leva as maranhenses para a decisão do torneio.

No futsal masculino os meninos do Colégio Paralelo não tiveram a mesma sorte e voltaram a perder no torneio. Os garotos foram derrotados por 4 a 2 para o 2001 de Pernambuco e deram adeus à competição, mas conseguiram manter o futsal masculino na Divisão Especial em 2009.

Neste domingo foram encerradas as modalidades de atletismo, natação, judô e tênis de mesa, com isso a primeira parte da delegação maranhense já está retornando para São Luís nesta segunda-feira, enquanto isso a segunda parte da delegação deve chegar também nesta segunda para começar a disputar os torneios nas Olimpíadas Escolares a partir de quarta-feira.

A delegação maranhense já soma 14 medalhas, sendo 4 de ouro, 2 de prata e 8 de bronze. Essa é a melhor participação de uma delegação do Maranhão em todos os tempos de Olimpíadas Escolares.

atleta52008.jpg

Quadro de medalhas dos atletas maranhenses em João Pessoa

4 Medalhas de OURO

Atletismo – 2 medalhas

Larisse de Sousa na prova dos 800 metros – Colégio Cônego, de Caxias

Larisse de Sousa na prova dos 1.500 metros – Colégio Cônego, de Caxias

Judô – 1 medalha

Emanoel Yago na categoria meio-leve – Colégio Marista

Natação – 1 medalha

Felipe Cunha na prova dos 200 metros medley – Colégio Upaon-Açu

2 Medalhas de PRATA

Atletismo – 1 medalha

Suynayra Gomes na prova dos 400 metros – Colégio Jacira de Oliveira, de Caxias

Natação – 1 medalha

Felipe Cunha na prova dos 400 metros – Colégio Upaon-Açu

8 Medalhas de BRONZE

Judô – 5 medalhas

Ivan Silva na categoria leve – Colégio Upaon-Açu
Priscila Silva na categoria ligeiro – Colégio Upaon-Açu
Ronald Araújo na categoria super-ligeiro – Colégio Cidade de São Luís
Dayana Cardoso na categoria médio – Colégio Batista
José Carlos Neto na categoria meio-pesado – Colégio Dom Bosco

Natação – 2 medalhas

Anderson Maia na prova dos 200 metros medley – Colégio Dom Bosco
Anderson Maia na prova dos 400 metros – Colégio Dom Bosco

Tênis de Mesa – 1 medalha

Jaynara Macedo no individual feminino – Colégio Educator

 Reportagem Jorge Aragão

3 comentários para "Maranhão já conquistou 14 medalhas"