Calendário segue sem definição

Faltando apenas quatro jogos para encerramento da tão conturbada temporada no futebol maranhense, ainda não sabemos ao certo como será o calendário para 2009.

O problema é que ninguém sabe qual é a posição dos clubes e se depender do diretor do departamento técnico da FMF, Jámenes Calado teremos a Taça Cidade no 1º semestre e o Campeonato Brasileiro no segundo, exatamente como foi este ano.

Se tomarmos a atual temporada como exemplo veremos que foi marcada por  erros que não devem ser repetidos em 2009. Sampaio e Bacabal foram vítimas das competições paralelas. Disputar ao mesmo tempo o Brasileiro e a Série C é suicídio.

Pior para o BEC que, sequer conseguiu se manter na Série C. O Sampaio já sabe que será o único representante maranhense na terceirona e terá que brigar pelo acesso à Série C e pelo menos para se manter entre as 20 equipes que disputarão a terceirona em 2010.

Clubes e Federação estarão frente a frente na próxima semana. Será mais uma tentativa para se chegar a um calendário ideal. Deixo algumas perguntas a ser discutida neste fórum: se o Campeonato Maranhense que está terminando vai indicar os dois representantes à Copa do Brasil e ao Brasileiro Série D qual será o objetivo da Taça Cidade 2009? E por que não seguir o calendário do futebol nacional? Qual é o projeto da FMF para ajudar a tirar os clubes profissionais dessa profunda crise financeira no Maranhão?

Vou ficar na torcida para que estas questões sejam respondidas o quanto antes, caso contrário o nosso futebol continuará no fundo do poço.

5 comentários para "Calendário segue sem definição"

  • motense

    Será que essas toupeiras que comandam a FMF não percebem que esse nosso calendário é um fiasco. Não sei não, dá até para acreditar que eles fazem é de mal mesmo!
    O campeonato maranhense tem que seguir o calendário e as datas sugeridas pela CBF, e pronto! Tem que ser no primeiro semestre, como todos os outros. Por que só o maranhense é no segundo semestre? Será que somos tão melhores assim ou somos os únicos burros nessa história toda? Deixa essa TCSL pro segundo semestre, pra quem quiser uma vaga na Copa do Brasil.
    Zeca, kd a ACLEM, que não se pronuncia? Querem só ficar mamando nas tetas dos clubes, colocando jogo de janeiro a dezembro e afundando ainda mais o futebol do MA? Alguém aí paga a folha de pagamento dos nossos times?

  • Fernandes

    Como diria Fontinele, este pessoal da federação estão de brincadeira com o futebol Maranhense, é mais do que lógico e coerente que o nosso calendário deve ser de acordo com o da CBF. me permita ZECA fazer mais uma pergunta. /porque os principais clubes do nosso futebol (Sampaio,Moto,Maranhã,Imperatriz e Bacabal), concordam com tudo na fedaração? já que são eles que sempre acabam sendo prejudicados? será que se os clubes não concordarem com a federação a mesma passaria por cima? entendo que na federação só tem “cabeça ôca”. Mais me desculpem os clubes, os maiores culpados são eles mesmos. até quando teremos essa bagunça no futebol Maranhense? como nossos clubes podem se preparar para o futebol nacional com um calendário maluco como este? são perguntas que o futebolista Maranhense precisa de respostas. Vcs da imprensa precisam divulgar o nome dos dirigentes que concordam com essas atrocidades da FMF. Se necessário convocaremos as torcidas organizadas a se manifestarem, afinal os torcedores são os mais prejudicados. acorda federação. precisamos de um calendário de acordo com o calendário nacional.

  • genilson

    Concordo com o amigo “motense”. Ninguém suporta mais essa bagunça na federação. Será possível que ninguém consegue enxergar que nosso futebol é o mais atrasado do Brasil? que é o único a ser realizado no 2º semestre, e que isso atrapalha a participação em campeonatos nacionais? A história já provou que a intenção de dar “atividade” aos nossos clubes durante o ano todo ( eles justificam, assim, a realização da TCSL no 1º semestre e o campeonato no 2º semestre ) não produziu bons resultados ao nosso futebol. O ideal é ajustar nosso calendário ao da CBF e, assim, nossos dirigentes procurariam ser mais profissionais, montando times competitivos a fim de se manterem em atividade o ano inteiro. Se for mantido esse calendário suicida estaremos fadados à total desgraça do nosso futebol !

  • BEC na serie D do brasileiro 2009 ?

    Amigo Zeca, queria um esclarecimento seu sobre uma das perguntas que deixou no ar aqui no blog. bom, uma delas diz mais ou menos o seguinte, que o campeonato maranhense que será decidido agora em novembro dará direito as duas vagas do maranhão na copa do brasil e também a serie D do brasileirão. então te pergunto, já que o sampaio está garantido na serie C do ano que vem, e o mesmo disputa a final do segundo turno com o Bacabal, ou seja a vaga da Copa do Brasil está em jogo, pois a outra é do Moto. Não seria certo afirmar que tanto MOTO como BEC ja estão confirmados na SÉrie D do brasileiro? já que SAMPAIO está na serie C. gostaria que esclarecesse este fato no blog
    obrigado.

    Resposta: É que teremos apenas uma vaga na Série D e não duas. Esta vaga poderá ser do campeão maranhense. Se não for o Sampaio, poderá ser Moto ou Bacabal. Para ser o BEC terá que vencer o 2º turno. Digo poderá porque não confio na Federação que teria garantido o Campeão Maranhense 2008 (se não for o Sampaio) no Brasileirão Série D em 2009.

  • ze carlos

    NÃO TEM NINGUÉM GARANTIDO NA 4ª DIVISÃO, POIS NÃO ESTÁ ESCRITO NO REGULAMENTO.

    GARANTIDO MESMO SÓ A BOLIVIA QUERIDA NA SERIE C, VAGA GARANTIDA EM CAMPO.