Mais um dirigente dispara contra a Série C de 2009

Depois do presidente do Rio Branco-AC, Natal Xavier, ter criticado a fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro da Série C de 2009, mais um dirigente mostrou-se descontente com a competição do ano que vem. Helmut Lawisch, presidente do Luverdense-MT, repudiou a fórmula divulgada pela CBF na última semana, que diferente do que havia sido prometido pela entidade, não mais será jogada em turno e returno, nos moldes das Séries A e B.

De acordo com o anunciado pela CBF, os 20 clubes serão dividos em dois grupos de 10, obedecendo a regionalização. Essas equipes se enfrentarão dentro dos grupos em ida e volta, e os quatro melhores de cada chave avançam para a fase seguinte. A partir daí, os oito times se enfrentarão no sistema mata-mata, e os quatro semifinalistas garantem o acesso.

Para o dirigente do clube matogrossense, o ideal seria manter o octogonal final após a fase classificatória, uma vez que esse sistema já se tornou tradicional na Série C, e vem sendo repetido desde 2006. Além disso, a economia da CBF com o mata-mata em detrimento ao octogonal é ínfima.

“Eu acho que a CBF está fazendo uma coisa ruim, que é acabar com a tradição do octogonal final. Além disso, a diminuição das despesas com o mata-mata é muito pequena, e a entidade estará economizando a despesa de apenas 14 jogos”, explicou Helmut Lawisch, garantindo que irá se mobilizar para tentar alterar esta fórmula de disputa.

“Vou fazer um encaminhamento junto à Federação Matogrossense de Futebol para ver se nós conseguimos remover a CBF de fazer a competição desta forma. Vamos conversar com o presidente do Mixto-MT (outro clube do estado que disputa a competição) e vamos pedir à Federação para interceder”, completou.

Questionado se pretendia se reunir com dirigentes de outros clubes a fim de iniciar um movimento para mudar esta fórmula de disputa, o presidente foi enfático. “Quem mais achar que deve, que se manifeste. Não queremos criar polêmicas”, finalizou o dirigente, descartando liderar um movimento com os demais clubes descontentes.

Fonte: Agência Futebol Interior

Seja o primeiro à comentar em "Mais um dirigente dispara contra a Série C de 2009"