CBF divulga sistema de disputa das Séries C e D

sampaio171008.jpgA CBF divulgou na tarde desta sexta-feira, o sistema de disputa do Campeonato Brasileiro das Séries C e D em 2009.

A Série C terá a participação de 20 clubes, com acesso de quatro clubes para a Série B em 2010 e quatro clubes descem para a Série D em 2010.

A Série D terá a participação de 40 clubes, com quatro clubes ascendendo à Série C em 2010. 

Na formação dos grupos das duas séries, serão observadas as distâncias regionais.

Série C – 2009

Os 20 clubes participantes da Série C serão divididos em dois grupos com dez times. As partidas serão disputadas em ida e volta, e todos jogam contra todos. Nesta fase, classificam-se oito clubes para a segunda fase, sendo que são quatro de cada grupo. Na segunda fase da competição, os classificados jogam em partidas de ida e volta no sistema eliminatório (mata-mata) até a decisão.

Terão acesso à Série B em 2010 os quatro clubes que se classificarem para a terceira fase (semifinais). Descem para a Série D, em 2010, os dois últimos classificados de um dos dois grupos de 10 da primeira fase, em um total de quatro clubes.

Série D – 2009

Os 40 clubes participantes da Série D 2009 serão divididos em oito grupos de cinco, com os clubes se enfrentando dentro dos grupos em partidas de ida e volta, todos contra todos. Classificam-se dois clubes de cada grupo para a segunda fase, em um total de 16.

Os 16 clubes classificados jogam em ida e volta, no sistema de mata-mata, classificando-se, sucessivamente para as fases seguintes. Os vencedores disputam o título.

Terão acesso à Série C 2010 os quatro clubes que obtiverem classificação para a quarta fase (semifinais).

Clubes maranhenses

O Estado do Maranhão terá um representante em cada divisão. Na Série C, o Sampaio já está confirmado na competição. O Tricolor assegurou a vaga após a disputa da Série C deste ano. Já o representante maranhense na Série D, será o campeão do Campeonato Maranhense deste ano.

As informações são da CBF.

Uma resposta para "CBF divulga sistema de disputa das Séries C e D"

  • ze carlos

    AGORA VAI!! BOLIVÃO RUMO A SÉRIE B EM 2009

    TERÁ QUE REFORMAR O CASTELÃO URGENTE, POIS O PÚBLICO VAI SER MAIS DE 300 MIL PESSOAS POR JOGO

    E O MORTO CLUBE EM 2009?, O MORTO CHUPANDO O DEDO! VENDO O BLOVÃO NA TV.

    ZECA A ESTATISTICA DO JOGO ONTEM FOI.

    POSSE DE BOLA SAMPAIO 99%
    MORTO 1%

    CHUTE AO GOL SAMPAIO 33
    MORTO 1

    EXPULSÕES SAMPAIO 0
    MORTO 1 E 1 NÃO DADO PELO ÁRBITRO QUANDO O ALOPRADO DO JEAN MACAPÁ OU! JEAN CARIOCA QUASE MATA O IVANZINHO.