Maranhão terá apenas uma vaga na Série D

Critérios divulgados ontem pela CBF penalizam o futebol do norte e nordeste. Maranhão terá apenas uma ‘vaguinha’ na Série D. Representantes terão que bancar todas as despesas se quiserem disputar o Brasileirão na 4ª divisão.

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou ontem, as diretrizes para a Série D em 2009. Pelos critérios elaborados, o Maranhão terá apenas um representante. No total, a competição terá 40 clubes.

Cada Estado terá direito a um único representante no total de 27 clubes. Os primeiros nome Estados, de acordo com o Ranking Nacional das Federações, também terão vaga garantida. Pelo ranking, as 9 melhores federações colocadas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Bahia, Goiás e Santa Catarina.

Outros quatro representantes virão também do Ranking Nacional das Federações. Serão quatro vagas para as quatro melhores federações: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mina Gerais. Em 2010, estas federações não terão a terceira vaga. As quatro equipes serão aquelas rebaixadas da Série C, em 2009.

Pelos critérios divulgados, os estados do Maranhão, Piauí, Pará, Amazonas, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Paraíba e Ceará, entre outros terão direito apenas a uma vaga.

A fórmula de disputa e o calendário deverão ser divulgados pela CBF no mês de novembro.

Leia mais no site da CBF

Uma resposta para "Maranhão terá apenas uma vaga na Série D"

  • doso

    Bixo, tu falou tudo errado, ou escreve de modo muito confuso!