Jogos Escolares

A fase classificatória das escolas particulares de São Luís para a disputa dos XXXVI Jogos Escolares Maranhenses entra na sua fase decisiva e apresentará neste sábado (24) as últimas partidas do torneio e definirá os classificados que estarão disputando a fase final dos JEM’S 2008.

A competição nesse primeiro momento está sendo disputada apenas no futsal masculino e somente pelas escolas particulares de São Luís. A Secretaria de Estado de Esporte e Juventude confirmou que serão 12 equipes que se classificarão dos torneios de futsal, nas categorias infanto (15 a 17 anos) e infantil (12 a 14 anos).

Os últimos dez jogos, que irão apontar os classificados para a fase final dos JEM’S que será realizado no período de 15 a 31 de agosto, serão realizados somente neste sábado, no ginásio do Castelinho. A tabela contendo os jogos e os boletins dos jogos classificatórios envolvendo as escolas particulares pode ser encontrada na página da secretaria (www.esporteejuventude.ma.gov.br).

O coordenador da competição, Lister Castelo Branco, confirmou o início da classificatória das escolas públicas para o dia 07 de junho.

“Estamos concluindo os jogos das particulares neste sábado, ao mesmo tempo estamos com as inscrições abertas para os jogos das escolas públicas até o dia 31 de maio. O congresso técnico acontece no dia 05 de junho e a bola começa a rolar no dia 07” afirmou Lister.

A SESPJUV ainda definiu o período dos jogos intermunicipais – seletiva com as equipes/escolas do interior do Estado. A primeira etapa acontecerá entre os dias 04 e 14 de julho, já a segunda etapa será realizada entre os dias 17 e 28 de julho. A secretaria ainda não definiu as duas cidades sedes, mas a tendência é que os jogos aconteçam em Caxias e João Lisboa.

As novidades este ano serão a efetivação de 20 modalidades esportivas, a criação de uma tocha olímpica, que percorrerá todos os municípios participantes do JEM’S, e a realização da etapa final em um só período, reunindo em São Luís todas as delegações que farão parte da competição, e a criação da categoria juvenil para estudantes de 18 a 29 anos.

Os JEM’S mais uma vez serão classificatórios para a disputa das Olimpíadas Escolares que este ano novamente irão acontecer em Poços de Caldas e João Pessoa. A categoria infantil acontecerá em Minas Gerais no período de 18 a 28 de setembro, enquanto que a categoria infanto acontecerá na Paraíba, entre os dias 06 e 16 de novembro.

As informações são de Jorge Aragão para o BLOG.

Seja o primeiro à comentar em "Jogos Escolares"