Muita precipitação em jogo. É melhor esperar mais

A reunião de ontem à noite na Federação Maranhense de Futebol mostrou mais uma vez muita precipitação dos clubes para definir os critérios de indicação dos representantes maranhenses ao campeonato Brasileiro Série C e Copa do Brasil.

Se for aprovado o que quer a maioria dos clubes, o Campeonato Maranhense 2008 valerá as vagas para as duas competições. Em janeiro de 2008 estaremos disputando as vagas para 2009. No segundo semestre, o Campeonato Maranhense valeria as vagas para 2010 e por aí vai.

Acho que verdadeiramente, a maioria dos clubes nem se deu conta do que pode estar decidindo agora. Todos nós já sabemos que a CBF pretende mudar os rumos da Série C, reduzindo o número de participantes. Também deverá criar a Série D, que correponderia a uma 4ª divisão.

Vamos imaginar um outro cenário em julho de 2008. Um clube com eleições, por exemplo, em janeiro de 2009 e que tiver perdido as vagas no Brasileiro e Copa do Brasil de 2009, 2010 e 2011, teria problemas também para conseguir um presidente. Quem estaria disposto a assumir um clube que só teria como perspectiva a participação no Estadual ou Taça Cidade vaga nos dois anos seguintes e que este nem seria mais o condutor dos destinos do clube?

Um outro aspecto também precisa ser abordado. O calendário do futebol do Maranhão do jeito que está com a Taça Cidade no primeiro semestre não tem qualquer visibilidade nacionalmente. Nenhum site, nenhum jornal, enfim, a mídia nem se refere a esta compeição quando em todo país é disputado os Estaduais. Isso precisa ser levado em consideração. No segunso semestre a situação fica pior. Enquanto no país inteiro só se fala das três divisões do Campeonato Brasileiro, só o Maranhão realiza o Estadual. Neste caso, também, ninguém nos dá importância. Veja que na edição dos campeões do ano da Revista Placar, apenas o campeão maranhense não aparece lá. É desta forma que estamos entrando para a história do futebol nacional.

É melhor pensar mais. É melhor esperar o que a CBF pretende fazer. Temos que nos adequar às mudanças que virão do comando do futebol brasileiro. Por enquanto, o campeonato Maranhense deverá continuar valendo apenas as duas vagas à Copa do Brasil. A partir da definição da CBF, os clubes deveriam se reunir novamente e traçar o futuro do nosso futebol. Por enquanto, estão entrando num beco sem saída.

18 comentários para "Muita precipitação em jogo. É melhor esperar mais"

  • Anônimo

    Eu sempre disse que a imprensa esportiva do MA, não sabe o que fala ou fala por falar, quando discutia qual o melhor data para realizar o Camp. maranhense, muitos da imprensa optaram pela realização no 2º semestre, pois no 1º sem. o inverno tirava torcedor de campo, inclusive os comentaristas da Mirante(Fontenele e Fernandes), hoje, baixa o pau na FMF, como se eles próprios não contribuiram para a mudança. vovês da imprensa querem é comentar com ou sem contudência.
    Outra, ouvindo o programa de esporte da Mirante das 7 h, o Roberto Fernandes falou com certeza que a série B, só teria jogos de ida, Sr. Zeca não sei se já foi corrigido, mas a série B é os mesmo moldes da série A, jogos de ida e volta, são 38 jogos no total, fala para o fernandes se interar mais.

  • Anônimo

    Cadê os cabras do interior, tiveram outra diarréia, depois da bordoada de domingo.

  • Anônimo

    Caro internauta que escreveu o primero comentário. Cabe uma explicação que vc não considerou. A imprensa achou que deveríamos ter competições durante o ano todo isso é fato. Porém, a Taça Cidade ficou no primeiro semestre por conta de uma decisão da FMF que quis fugir do período de chuva e além disso havia o incentivo financeiro da Prefeitura. Como o patrocínio foi cortado, hoje isso não faz mais sentido. O Campeonato Maranhense deve ser no primeiro semestre e a Taça no Segundo. Sobre o comentário do Roberto sobre a Série B, ele fez a correção no programa.

    Obrigado pela participação.

    Zeca Soares

  • Anônimo

    pois é Zeca a mídia nacional fala de futebol menos
    o do Maranhão, assim é dificil.

  • JEORGE

    Concordo plenamente com vc Zeca , e isto prova que os dirigentes do nosso futebol são todos amadores , o nosso futebol se tiver o objetivo de crescer tem que ser profissionalizado , isto que eles tão querendo fazer é uma loucura , vai ter time de futebol que vai fechar as portas porque não vai ter receita e ainda mais nenhuma empresa vai querer patrocinar nenhum destes clubes

  • Anônimo

    Zeca,

    o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, afirmou a um site local que ano que vem a cbf criará a série D e a série C terá apenas 20 clubes, confira no link abaixo:

    http://www.futebolnarede.com/noticias/verumanoticia.php?var=60972

  • Washington Jorge

    Zeca, se formos enumerar as burradas que nossos dirigentes fazem da até vergonha, acontece fatos que nem no amodorismo hoje em dia existe, veja, primeiro, é que não sabem registrar jogadores (os adversários nem precisam entrar em campo, pois nossos dirigentes sabem fazer o trabalho) segundo, é que não sabem elaborar uma simples tabela, a ultima fazeram com que o campeonato maranhense sumisse do mapa, nem na imenssidão da era da internet se ver falar do Campeonato Maranhense. Será que eles não sabem disso? Os dirigentes dos clubes também tem sua parcela de culpa. Campeonato Maranhense tem que acontecer no 1º semestre, depois acrescente as outras coisas. Planejamento e profissionalismo, essa seria a palavra que falta no vocabulário deles… A série “D” vem aí…

    Abraço!

    Washington
    Brasília – DF
    Natural de São José de Ribamar

  • Anônimo

    Esse comentário de Brasilia, não sabe pesquisar na WEB, amigo é so escrever no google futebol maranhense e pronto! faça isso analfa.

  • Willians Dourado

    Prezado Zeca, gostaria de esclarecer que não existe nenhuma precipitação dos clubes da Série A do futebol maranhense.
    A reunião foi realizada somente entre os representantes dos clubes Sampaio, Moto, MAC, Imperatriz, Bacabal, Chapadinha, São José de Ribamar, Itinga, faltou apenas o Santa Quitéria. Aqui, vale salientar que foi realizada sem a participação do diretor técnico da FMF.
    O principal objetivo dessa reunião foi para os clubes elaborarem propostas para melhorar as competições estaduais: Taça Cidade e Campeonato Maranhense e critérios de indicação para as competições nacionais: Copa do Brasil e Série C. Continua no próximo comentário (10)!!!!

  • Willians Dourado

    Os clubes presentes fizeram as seguintes propostas:
    1ª PROPOSTA (do Sampaio e Imperatriz): que o campeão e o vice do Campeonato Maranhense de 2008 serão os representantes nas duas competições nacionais: Copa do Brasil e Série C de 2009, porque, evidente, que já está decidido que o campeão e o vice da Taça de 2008 serão os representantes na Série C de 2008.
    2ª PROPOSTA (do Moto, MAC, Bacabal, São José de Ribamar, Itinga e Chapadinha): que o campeão e o vice do Campeonato Maranhense de 2008 serão os representantes maranhenses na Série C de 2009; e o 3º e 4º na Copa do Brasil de 2009.
    3ª PROPOSTA (de todos os presentes): que, a partir de 2009, a Taça Cidade indica os representantes da Copa do Brasil de 2010 e o Campeonato Maranhense os representantes da Série C de 2010.
    4ª PROPOSTA: que o início da realização da Taça em janeiro e do Campeonato em maio (do Moto). Os demais clubes presentes: que a realização da Taça seja no 1º semestres e do Campeonato no 2º semestre, como estão sendo realizados.

  • Willians Dourado

    Essas propostas dos clubes serão encaminhadas ao diretor técnico da FMF, para, de acordo com a legislação e o regulamento geral das competições esportivos, numa outra reunião, democraticamente, serem deliberadas.
    Assim, Zeca, não tem nada de precipitação. Trata-se apenas de um planejamento preventivo com a participação de todos os clubes profissionais maranhenses. Pois, no momento, nada é definitivo.
    Como disse o saudoso Geraldo Vandré: “Quem sabe faz na hora, não espera acontecer.”
    Falam da Série D em 2009. Ora, caso haja mesmo, ótimo! Os clubes voltam a se reuniram para deliberarem sobre o critério de indicação para essa nova competição. Isto é óbvio! Continua no próximo comentário!!!

  • Anônimo

    Essa discussão é muito portante. A sua opinião poderá ajudar clubes e FMF na hora da decisão final. Continuem participando.

    Zeca Soares

  • Willians Dourado

    Hoje, é que os clubes querem é participarem das decisões da FMF. Pois, já acabou o tempo que quem decidia tudo era só o presidente da FMF. Os clubes passaram a exigir os seus direitos.
    Recentemente, o Imperatriz foi ao STJD buscar o vice de 2007 e o direito de participar da Copa do Brasil de 2008. Também o Imperatriz e o São José de Ribamar foram ao TJD/MA para que fosse mantida a tabela da Taça Cidade de 2008, previamente, aprovada pelo Conselho Arbitral da competição, mas modificada pelo diretor técnico da FMF. E isso é bom para o futebol maranhense. Não achas?
    Zeca, você sabe que o futebol maranhense está passando por um bom momento. E esse bom momento é para que todos participem, mandando sugestões para o seu demasiadamente navegado blog, que, certamente, serão lidas e avaliadas.
    Assim sendo, peço que participe você também. Escreva as suas propostas.
    Obrigado!!!!

  • Anônimo

    Acho que o Campeonato Maranhense deve ir para o primeiro semestre a e Taça Cidade no segundo.

  • Anônimo

    Participem, sua colaboração também é importante:

    SOBRE A INDICAÇÃO PARA COPA DO BRASIL E SÉRIE C DE 2009:
    Devem ser indicados:
    (a) o campeão e o vice do Campeonato de 2008 para Copa do Brasil e para Série C de 2009.
    (b) o campeão e o vice do Campeonato de 2008 para Série C de 2009; e o 3º e 4º lugar do Campeonato de 2008 para Copa do Brasil de 2009.

    SOBRE A TAÇA E O CAMPEONATO DE 2008:
    Devem ser realizados:
    (a) a Taça e Campeonato no 1º semestre.
    (b) a Taça no 1º smestre e o Capeonato no 2º Semestre.
    (c) o Campeonato no 1º Semestre e a Taça no 2º
    (d) a Taça e o Capeonato no 2º Semestre.

  • Anônimo

    Meu Voto.
    SOBRE A INDICAÇÃO PARA COPA DO BRASIL E SÉRIE C DE 2009:

    (b) o campeão e o vice do Campeonato de 2008 para Série C de 2009; e o 3º e 4º lugar do Campeonato de 2008 para Copa do Brasil de 2009.
    SOBRE A TAÇA E O CAMPEONATO DE 2008:
    Devem ser realizados:
    (c) o Campeonato no 1º Semestre e a Taça no 2º

    Obs: Na internet pode-se acompanhar todos os campeonatos estaduais menos o maranhense, pois o nosso só começa no 2º semestre de 2008. Na edição dos Campeões da Rev. Placar não aparece o campeão Maranhense, e mais, o resto do país não reconhece a Taça Cidade de São Luís.

    Washington
    Brasília – DF

  • Anônimo

    Washington, obrigado pela sua participação.
    [email protected]

  • alline

    Quero deixar aqui minha indignação, à administração do estádio Nhozinho Santos. Não é possível que um estádio lotado como no jogo entre Sampaio e São José, com aproximadamente 15.000 pessoas, o público tenha sido de apenas 7.000,(o divulgado). E o mais interessante que 5.000 pagantes e 2.000 não-pagantes. Quero saber, onde iria ser colocado os outros sete mil?. Acredito que essa administração pensa que o torcedor é burro, e que não tem noção de espaço, só pode ser. É por isso que o torcedor pensa duas vezes antes de ir assistir aos jogos no estádio, e o futebol maranhense nunca sai de onde está, assim não há sustentabilidade aos times. Por que não CATRACA ELETRÔNICA??? Temos que rever isso, não podemos continuar assim… VAMOS NOS MOBILIZAR TORCIDAS!!!! PARA ONDE ESTÁ INDO A RENDA DOS JOGOS???? MISTÉRIOOOOO!!!!!!