Discussão sobre o calendário ainda vai longe

A discussão sobre o calendário ideal para o futebol maranhense parece que nunca chegará a um final feliz. Ontem, os representantes dos clubes da divisão principal estiveram reunidos com a FMF e mais uma vez não conseguiram chegar a um concesso.

A Taça Cidade de São Luís ganhou status de principal competição estadual porque indica os dois representantes maranhenses ao Campeonato Brasileiro Série C. E o Campeonato Maranhense que disputado no segundo semestre e indica os dois representantes à Copa do Brasil no ano seguinte, ficou em segundo plano. Agora, a maioria dos dirigentes estariam dispostos a mudar as regras do jogo.

A Federação sugeriu que o Campeonato Maranhense deste ano indique os representantes para as duas competições em 2009. O campeão e vice do 1º turno seriam os representantes da Copa do Brasil 2009. O campeão e o vice do 2º turno ganhariam vaga no Campeonato Brasileiro Série C 2009. E aí pergunto: o campeão e vice do Estadual fariam o que? O importante não é o Campeonato Brasileiro Série C? Nada adiantará vencer o primeiro turno e ser o campeão maranhense. O clube estará fora do Brasileirão nos dois casos.

E a Taça Cidade 2009? Bem, esta indicaria os representantes à Copa do Brasil em 2010 e seria disputada no primeiro semestre do ano. Como a participação dos clubes não é obrigatória, a competição poderia ficar totalmente esvaziada. E para a maioria dos clubes, o calendário ficaria reduzida a seis meses. Assim, no segundo semestre de 2009 aconteceria o Campeonato Maranhense indicando os clubes para a Copa do Brasil em 2011 e para o Campeonato Brasileiro Série C em 2010.

É melhor parar aqui. É muita confusão para a cabeça dos torcedores.

Se a preocupação da FMF é garantir atividade aos clubes durante toda a temporada, acho que o Campeonato Maranhense poderia ser disputado durante o ano inteiro. Poderíamos ter a Taça São Luís (1º turno) que seria disputada antes do Brasileiro e indicaria os dois clubes à Série C. Como esta seria uma etapa do Estadual, todos os clubes seriam obrigados a participar.

Paralelo ao Brasileiro, os clubes disputariam a Taça Maranhão que seria o 2º turno do Campeonato Maranhense. O campeão maranhense sairia da decisão entre os campeões da Taça São Luís e da Taça Maranhão. Eles seriam os representantes na Copa do Brasil.

É basicamente o que acontece no Rio de Janeiro onde o Campeonato Carioca é dividido em dois turnos: a Taça Rio, vale o primeiro e a Taça Guanabara, corresponde ao segundo turno.

Uma coisa a certa. Qualquer que seja o calendário acordado entre clubes e FMF, apenas duas equipes estarão no Campeonato Brasileiro. Das 10 equipes, sempre só estarão garantidos o campeão e o vice. Isso só mudará se a CBF aumentar o número de vagas do Maranhão na Série C. E todos nós sabemos que isso não acontecerá nunca.

O que está ocorrendo agora é que todos os clubes estão querendo disputar o Campeonato Brasileiro. Seja a competição em 2008, 2009, 2010, 2011…. Por isso, muitos defendem que o Estadual agora já indique os representantes para o Brasileiro da Série C em 2009.

Que o Campeonato Maranhense precisa voltar ao status de principal competição estadual disso ninguém tem dúvida. Depois é só elaborar uma tabela onde todos os clubes tenham tratamento igual. Deixo aqui essa pequena contribuição aos clubes e federação.

8 comentários para "Discussão sobre o calendário ainda vai longe"

  • Prof Hilton Franco

    Se o campeonato maranhense 2008 valer vaga para o Brasileiro de 2009 a Taça Cidade 2009 vai valer o que em 2009??

  • Prof Hilton Franco

    Uma dica: O Campeonato Maranhense 2009 passa a ser disputado no 1º semestre valendo as vagas para o Brasileiro da Série C de 2009 e a Taça Cidade 2009 passa a ser disputada no 2º semestre valendo vaga pra Copa do Brasil em 2010. Simples.

  • Anônimo

    Uma outra dica interessante é a FMF terceirizar ambas as competições e deixar para quem realmente entende de futebol, regulamento e tabelas possam administrar o futebol maranhense. Os que estão aí, já deram provas o suficiente de que são ignorantes, parciais e “promíscuos”.

  • Anônimo

    esse maranhensa agora seria assim… campeão e vice do primeiro turno já teriam vaga na copa do brasil de 2009, campeão e vice geral do marahense, teriam vaga pra serie C 2009 – sendo assim, quem ganhar o primeiro turno já ganha as duas vagas. No próximo ano faria taça cidade no primeiro semestre valendo vaga pra a copa do brasil de 2010 e no segundo o maranhense valendo vaga para o brasileiro de 2010 – daí por diante continuaria assim… sendo decidido os representantes nos ano anterior.
    espero que esse maranhense venha a valer vaga pra serie C – o Maranhense tem q voltar a ser grande!

  • Bolivia Querida

    Sampaio Correa, a bolívia querida de maior torcida neste maranhão
    Sampaio Correa do nosso esporte o mais antigo esquadrão.
    Sua camisa encarnada verde e amarelo, veste gigante esporte em constante duelo.
    Sampaio Correa time de Skol, maior torcida tradição e futebol.

    Este é o hino mais bonito do planeta!
    para os não entendidos, time de Skol siginifica time de elite, pois Skol palavra alemã que significa elite, sacou Zeca!

  • Anônimo

    PARA TERMOS COMPETIÇÃO O ANO TODO, BASTA TERMOS A TAÇA CIDADE VALENDO 1º TURNO INDICANDO 1 CLUBE PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO E OUTRO PARA A COPA DO BRASIL E A TAÇA MARANHÃO VALENDO 2º TURNO TAMBEM INDICANDO 1 CLUBE PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO E OUTRO PARA A COPA DO BRASIL, DAÍ TEREMOS ATRAÇÃO O ANO TODO E SEM PARADA ENTRE UM CAMPEONATO E OUTRO COMO ESTÁ OCORRENDO AGORA.

  • adriano

    O campeonato maranhense, que é a principal e mais tradicional competição do estado, deve valer as vagas tanto para a Série c quanto para a Copa do Brasil. Campeão e vice participam da série C e o 3° e 4° colocados vão pra Copa do Brasil. Temos que acabar com essa TCSL e com essa história de ter futebol o ano inteiro no MA. Os clubes não têm $$ pra isso.

  • Anônimo

    Esse do comentário 7, quer ficar o ano inteiro assitindo jogos pela TV e nós aqui vendo o avião passar, te coloca, companheiro! Imaginas o Sampaio Moto desativado durante o semestre inteiro.