Campeonato Brasileiro

Uma nova Série C e vem aí a Série D

A CBF estuda mudanças na terceira divisão do futebol brasileiro e a possível criação de uma quarta divisão ainda este ano. Nos bastidores comenta-se que a nova Série C seria disputada por apenas 20 equipes nos mesmos moldes da primeira e segunda divisões com pontos corridos em turno e returno.

Outra hipótese seria uma competição com 32 ou 40 equipes para garantir a participação de equipes das 27 unidades da federação. Dessa forma, alguns estados que hoje não tem representantes nas Séries ‘A’ e ‘B’ estariam de volta à vitrine do futebol brasileiro.

Neste quadro estão as equipes de estados como o Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de clubes dos estados que possuem equipes nas divisões de elite.

Esta seria a idéia defendida pela maioria dos presidentes de federações que assim teriam facilidade para adequar o calendário regional ao nacional. Isto inclusive já teria sido discutido com o presidente Ricardo Teixeira quando da sua reeleição no início do mês.

Para definição dos clubes participantes na nova Série C, a CBF utilizaria o ranking das federações e clubes baseado na participação nas competições nacionais. No caso do Maranhão, as três melhores equipes ranqueadas são Moto Club, Sampaio e Maranhão.

A quarta divisão, ao contrário da atual Série C que é disputada por 64 clubes teria apenas 40 equipes. Estas teriam que bancar os custos
com transporte e hospedagem.

As mudanças poderão ser colocadas em prática ainda este ano, mas também comenta-se que a idéia poderia vingar apenas para o Brasileirão 2009.

Vamos esperar e torcer para que forças regionais voltem a disputar o Brasileirão logo agora em 2008. Dessa forma, nossos estádios voltarão a receber grandes públicos, a rivalidade regional estará de volta e os torcedores saberão valorizar cada vez mais os clubes das suas cidades.

Essa é uma grande idéia e um bom começo para tirar o nosso futebol do fundo do poço!!!

12 comentários para "Campeonato Brasileiro"

  • Anônimo

    Já tão arrumando um jeitnho do sampanha não tirar férias antecipada! ahauhauaua
    que dizer então que essa taça cidade pode não decidir os classificados para a série C?? o maior dos absurdos!!!!!!!!!!!!!!

  • Fiel do Leão

    Isso tá me parecendo “jogada” para impedir BEC e IMPERATRIZ de conquistarem a vaga dentro de campo…

  • motense

    E quem disse que BEC e Imp conquistarão a vaga dentro de campo? A prepotência é o começo da queda!!!!!!!! Cuidado, depois, depois…

  • Fiel do Leão

    Comentário 3:
    Explicando a vc: Não se trata de prepotência, mas sim de OTIMISMO. Eu acredito no time que torço como vc acredita no seu. Se vc disser aqui que o MOTO vao para a Série C, vou respeitar sua opinião e ficar calado.
    Somos TORCEDORES e temos o direito de expressão. Não estou denegrindo a imagem de clube algum. Ok?

    Boa sorte ao PAPÃO tb!!!

  • Tercio s chico

    (comentário 1) Estão arrumando não, isso é projeto da CBF, se ela visa arrumar um jeitinho para o Sampaio, é sinal que a Bolívia como time GRANDEEEEEEEEEEEE! (veja o que disse tecnico Celso Teixeira, “O Sampaio é time grande e como tal é reconhecido no Brasil, eu mesmo como Treinador de inúmeros clubes sempre enfrentei o Sampaio com muito respeito”). `É caros internautas, É sinal que o Bolivão tem préstigio na entidade maior do futebol brrasileiro. Quem não tem, procurar fazer por onde, quem sabe esses times “marinheiro de 1ª viagem”, tenha daqui a uns 100 anos.

  • Anônimo

    Rapah… seríe C tem que ser é Moto e Sampaio mesmo!!! o Moto tá com bom time e deve conseguir se qlq problema, já o Bolivão errou feio nas contratações, mas se for pra serie C por esse caminho com certeza é o clube com maior potencial ao lado do Moto!

  • Torcedor Bacabalense

    Comentário 5: Sou contra armações e o Sampaio SEMPRE viveu disso. Prova é que quando as armações “diminuiram”, o Sampaio NÃO GANHOU MAIS NADA!!!
    Antes que vc me calunie, digo: EU NUNCA CONCORDEI COM O BEC NA COPA DO BRASIL 2008, pois a vaga é do IMPERATRIZ e foi conquistada por méritos DENTRO DE CAMPO.

    Comentário 6: Respeito sua opinião, mas não concordo.

  • Anônimo

    enquanto a FMF for do sanguessuga Alberto Ferreira, nossos times não irão passar da série D

  • Anônimo

    O certo seria os dois primeiros do quadrangular final da taça cidade na série C e os dois últimos na serie D… mas isso não vai acontecer, sabe pq? pq muito provavelmente o sampanha não vai se classificar e sendo assim não disputar nem serie D!!!

  • Sampaio

    O Sampaio ganhou a Serie C em 97 INVICTO, e a Serie B em 72 com armações ne…

    Cada uma que me aparece por aqui, um dos melhores times do Sampaio foi em 97, e continua sendo o maior campeão maranhense, se matem pra chegar ate nós!

  • Anônimo

    só assim pros times da “capital” ficarem acima dos times do interior….
    “Essa é uma grande idéia e um bom começo para tirar o nosso futebol do fundo do poço!!!” ……………………………………..essa idéia é boa pros times de SL…
    quer dizer que a b**** desses campeonatos disputados atualmente nao tem valor?????

    vao utilizar um ranking riículo, onde o gremio lidera, e todos sabem que o maior vencedor sao sao paulo e flamengo…..

    02 , vc é um fanfarrão!!!!!!!!!!

  • Fiel do Leão

    Comentário 11:
    Se vc chama de “fanfarrão” quem é REALISTA, eu até assumo o rótulo.
    És um “apaixonado” que não consegue enxergar o fato de os times da capital estarem em baixa.

    Dá-lhe LEÃO DO MEARIM!!!