Começam as Olimpíadas Escolares no Nordeste

Foi aberto oficialmente ontem à noite (8), às 19 horas, em João Pessoa na Paraíba, no Ginásio Marista Pio X, a segunda etapa das Olimpíadas Escolares 2007. A competição será disputada até o dia 18 de novembro e envolve alunos atletas da categoria infanto, entre 15 e 17 anos.

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes de todos os Estados brasileiros. A festa foi recheada de várias apresentações artísticas e culturais. No desfile pelo menos um membro de cada delegação se vestiu a caráter com roupas que simbolizavam os seus respectivos Estados.

O momento mais esperado da solenidade foi o acendimento da pira olímpica feito por alguns atletas olímpicos como o nadador Kaio Márcio, a judoca paraibana Edinanci Silva, o velocista Vicente Lenílson e os irmãos de ouro da ginástica brasileira Diego e Daniele Hypólito. A delegação maranhense foi representada no desfile de abertura pelas atletas de futsal feminino do Colégio Augusto Batista de Timon.

A ausência notada foi do Ministro do Esporte Orlando Silva, que geralmente marca presença nas solenidades de abertura das Olimpíadas Escolares, mas dessa vez, quando a competição depois de reformulada pela primeira vez está sendo disputada na Região Nordeste, não compareceu.

A capital paraibana receberá um número recorde de participantes, cerca de 3.600, de 25 Estados brasileiros distribuídos por aproximadamente 800 escolas públicas e privadas. Ao longo dos 12 dias de disputas os atletas lutarão por medalhas em nove modalidades esportivas – tênis de mesa, futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, atletismo e judô.

Estréias – Esse ano nas modalidades coletivas as equipes serão divididas em duas categorias, a divisão especial que contará com os 12 melhores classificados das Olimpíadas Escolares de 2006 e a primeira divisão com o demais participantes. É importante destacar que as quatro últimas equipes da divisão especial, serão rebaixadas para a primeira divisão em 2008 e as quatro primeiras da primeira divisão sobrem para a divisão especial.

Os atletas maranhenses estréiam nesta sexta-feira em cinco modalidades esportivas – futsal, atletismo, natação, tênis de mesa e judô.

No judô e na natação a expectativa é que essas sejam as duas modalidades que tragam o maior número de medalhas dessa etapa das Olimpíadas Escolares.

No futsal, os meninos do Colégio Imperial, que irão disputar a divisão especial, serão os primeiros a entrarem em quadra, pois jogam às 10 horas, contra o Francisco Campos de Minas Gerias. Além dos mineiros os maranhenses terão pela frente ainda na primeira fase as equipes do Borba de Amazonas e Cultura e Liberdade de São Paulo.

As meninas do Augusto Batista de Timon estréiam no futsal das Olimpíadas Escolares nesta sexta-feira diante do Alfa do Rio de Janeiro. A partida de estréia será às 17 horas. As meninas, assim como no masculino, estão na divisão especial, ou seja, na elite do futsal. O futsal feminino do Maranhão ainda jogará contra o Industrial de Minas Gerais e Ativa de Pernambuco.

Fonte: Jorge Aragão – Rádio Mirante AM

Seja o primeiro à comentar em "Começam as Olimpíadas Escolares no Nordeste"