O rádio do nosso dia-a-dia

A participação ativa dos ouvintes é uma das características que diferencia o rádio maranhense dos demais estados. Tive a oportunidade este ano de trocar experiências com jornalistas de vários estados e constatei a importância do trabalho que realizamos aqui no Maranhão.

É nas emissoras de rádio AM que os ouvintes trazem os problemas do nosso dia-a-dia e vão em busca de soluções. Nas FMs, a participação dos ouvintes também é grande, mas em geral está voltada aos pedidos de música e promoções.

Através das ondas do rádio, os ouvintes conseguem conversar com as autoridades. Problemas que duravam anos e anos são solucionados de imediato. O rádio mostra a sua força e presta serviço à população.

E uma vez acionada por telefone, a unidade móvel das emissoras vai aos bairros e mostra ao vivo a realidade das nossas comunidades.

Certa vez, uma senhora que mora na Zona Rural de São Luís ficou sem energia após uma chuva forte que arrastou tudo. Já estava próximo de clompletar dois dias quando ela decidiu ligar para a Rádio Mirante AM. O jornalista que estava no ar, sensibilizado com o drama, mandou ligar de imediato para a Cemar. Pouco depois de 2h tudo estava normalizado.

A senhora retorna a ligação no dia seguinte. Ela estava feliz da vida com o retorno da energia.

O apresentador foi rápido:

– A senhora não precisa agradecer nada, esse é o nosso papel. Estamos aqui o dia inteiro para isso mesmo – afirmou.

E de fato é isso mesmo que ocorre. Se o rádio não presta serviço não está a serviço da população. Esse deve ser o papel do veículo que sempre consegue chegar primeiro e que vai mais longe que os outros.

2 comentários para "O rádio do nosso dia-a-dia"

  • Hélio Segundo

    Concordo com você de que o papel, não somente do rádio, mas da mídia em geral, é influenciar pessoas para o bem e prestar serviços que beneficiem os ouvintes. Porém, apenas uma dica: busquem ser imparciais e começar, através do rádio, a modificar a cara desse Estado, que anda precisando de mudanças!

  • Anônimo

    Nobre Zeca Soares, pois é imprecionante como o rádio AM, em especial, tem uma importancia fundamental.
    Eu mesmo sou testemunha viva. pois, já tive um problema solucionado no AR através do programa do Geraldo (abrindo o verdo) com o Sr Canider. Retirei uma multa de Transito que me foi imposta indevidademte. E já protelava à 10 meses sem solução. No AR não teve saida, logo o secretário se rendeu, e o problema foi resolvido…