Teste do sistema de transmissão de rádio digital é aguardado pela Anatel


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aguarda os relatórios dos testes do sistema de transmissão de rádio digital realizados por oito das 15 emissoras de rádio AM e FM que receberam autorização para transmissões-piloto durante um ano, desde 2005, em sinal do padrão IBOC (In-Band On-Channel), desenvolvido pela iBiquity Digital Corporation.

Segundo a própria Anatel, as emissoras têm enfrentado dificuldades com as transmissões do padrão americano. Há problemas, por exemplo, na ligação entre transmissor e estúdio e interferências nas bandas laterais de freqüência. Mesmo assim, as empresas defendem o padrão americano.

Para o assessor da Casa Civil, André Barbosa, o processo de decisão sobre o padrão de rádio digital deverá seguir o mesmo caminho da escolha do padrão da TV digital. “Esse assunto ainda não está em discussão na Casa Civil e a ministra Dilma Rousseff não se envolveu nisso ainda. Quando entrar na pauta, iremos discutir, formar um grupo de trabalho e colocar as cartas na mesa como fizemos com a TV digital”, explica. E reitera sua posição de que todos os padrões devam ser testados antes da decisão final.

Uma das vantagens da rádio digital é a qualidade de som do AM, que passa a ser como o de uma FM atual e a qualidade de som do FM passa a ser igual a de um CD. Em ambos os casos, as interferências são quase totalmente eliminadas. Entre as emissoras autorizadas para testar o sistema de transmissão digital, estão a Globo de Rádio, a Bandeirantes, a Eldorado, a Jovem Pan e a RBS.

Fonte: Coletiva.net

Seja o primeiro à comentar em "Teste do sistema de transmissão de rádio digital é aguardado pela Anatel"