Programa de inclusão digital registra aumento de 3 mil % na transmissão de voz pela internet

Entre dezembro de 2005 e outubro deste ano, a transmissão de voz pela internet por meio dos terminais do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério das Comunicações, aumentou, em minutos, de 2.131 para 66.865, ou seja, crescimento superior a 3 mil %.Os usuários dos mais de 3,2 mil pontos de presença do programa, em 1,9 mil municípios do País, podem dispor gratuitamente dos computadores para fazerem as ligações.

O maior uso do recurso de transmissão de voz sobre protocolo de internet, ou VoIP, tem a ver com o trabalho de capacitação no uso da tecnologia e, também, com a distribuição de telefones IP aos pontos de presença do Gesac. Até setembro, foram entregues 268 aparelhos e a previsão é de que, até o final de 2006, mais 482 fiquem à disposição dos usuários. As chamadas, com tempo médio de 8,4 minutos, foram, na maioria, para destinos de fora da rede Gesac, por exemplo, residências, órgãos públicos e instituições privadas.

Fonte: Ministério das Comunicações

Seja o primeiro à comentar em "Programa de inclusão digital registra aumento de 3 mil % na transmissão de voz pela internet"